Prof. Marcos Dalmau, Dr. UFSC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Interação com os Alunos
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
SÉCULO XX.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Fabiano André Vergani
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Escola de Governo em Saúde da Fiocruz - Brasília
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização Ciclos Econômicos e Tecnologia (Carlota Perez - Technological.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 1 Relator: Gabriel Oliveira.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Ymiracy N. de Souza Polak
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Premissas Dados das Microrregiões.
Título – exemplo: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DO E-TE Fulano da Silva de Tal - Fulano da Silva.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Currículo Quais são as finalidades do curso?
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Transcrição da apresentação:

Prof. Marcos Dalmau, Dr. UFSC Em busca do resgate das perspectivas econômicas, sociais e políticas da EaD Prof. Marcos Dalmau, Dr. UFSC

Transição de perspectivas na EAD: o ponto de vista social... Maior acesso e democratização do ensino superior; Resgate da auto estima das pessoas – reconhecimento, $$; Retorno para a sociedade/município/estado/país; Profissionalização e oportunidades emprego, dentre outras…

Transição de perspectivas na EAD: o ponto de vista político... Maior visibilidade política frente a expansão de oportunidades; O cumprimento da missão governamental: o uso do EAD e a necessidade de regramentos; A relação de influências entre os sujeitos (usuários, ofertantes e Governo); Os conflitos ideológicos…

Transição de perspectivas na EAD: o ponto de vista econômico... Financiamentos e modelos compatíveis; A necessidade de se compartilhar custos visando viabilizar a oferta (pólos); Custo de oportunidade perdida (MOB); O aspecto legal e sua influência; O aspecto tecnológico e seu momento.

E agora? O que podemos pensar daqui para frente??

PERSPECTIVA SOCIAL INCENTIVAR AÇÕES DE RETORNO A SOCIEDADE LOCAL TRABALHAR NA INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL OPORTUNIZAR MAIOR SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO INSTITUCIONAL, MEDIANTE INTERAÇÕES MAIS FREQUENTES. SENSO DE RESPONSABILIDADE E REPOSIÇÃO FINANCEIRAS FRENTE A EVASÕES INJUSTIFICADAS ESTIMULAR A PROFISSIONALIZAÇÃO MEDIANTE DIMINUIÇÃO DA BARREIRA DO PRECONCEITO

PERSPECTIVA POLÍTICA ATUALIZAR E O ELABORAR REGRAMENTOS QUE NORMATIZEM AINDA MAIS O USO DA EAD (20%, MODELOS FLEXÍVEIS) PROFISSIONALIZAR E AMPLIAR O PAPEL DOS SUJEITOS DA EAD (TUTORIA, PROFESSORES, E OUTRAS CATEGORIAS) PARCERIAS INSTITUCIONAIS AVALIAR QUANTITATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE OS CURSOS AUMENTAR AS EXIGÊNCIAS PARA A OFERTA DE CURSOS (PÓLOS/MUNICÍPIOS; INSTITUIÇÕES OFERTANTES)

PERSPECTIVA ECONÔMICA FINANCIAMENTOS (FLEXÍVEIS, CUSTOMIZADOS, INOVAÇÃO, INSERÇÃO DE RUBRICAS NECESSÁRIAS) REDUÇÃO DE CUSTOS (INSTALAÇÕES FÍSICAS, MATERIAIS…) EVASÃO (CUSTO, PROBLEMAS, QUALIDADE) INFRAESTRUTURA COMPATÍVEL (PÓLOS, INST. OFERTANTE) AMPLIAÇÃO DE PROGRAMAS PRIORIZANDO REGIÕES CARENTES.

O que podemos concluir??

Muito obrigado! Prof. Marcos Dalmau, Dr. marcos.dalmau@ufsc.br