LEHAC PEXP PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO O universo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
EMPATIA EM SALA DE AULA Antônio Tadeu Ayres
Luiz Fernando Verissímo.
Técnicas de Estudo ProFº. Caruso.
Acadêmicos: Heidi Evangelista Soler Ricardo Fernando de Almeida
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Portfólio de matemática
Origem e desenvolvimento da crônica
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
EU APRENDI.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Behaviorismo.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Comportamento organizacional
Observação da sala de aula
REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Texto: Os suicidas Autor: Luiz Gonzaga Pinheiro
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Leitura de Textos Científicos
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
e o comportamento verbal
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Fofocas, Mentiras e Palavras Ofensivas
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Docência do Ensino Superior
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Como elaborar uma boa redação?
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
• Manejo – Formação – Professor.
Diagnóstico Sd aversivos Fuga/esquiva Fobia simples Específicos
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Por que o jornal na escola?
Professora: Janine Fernandes
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
FICHAMENTO.
Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
1 Entre e a utopia e o cotidiano: uma análise de estratégias viáveis nos delineamentos culturais. Carrara, K. (2008). Entre e a utopia e o cotidiano: uma.
APRENDIZ DA VIDA!.
Aplicação Clínica da Psicoterapia Analítica Funcional
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
1-De acordo com Descartes:
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
. Ainda é tempo de dizer: "Te amo" Andamos tão atarefados na vida, que muitas vezes esquecemos aquilo que realmente importa para nós… … … … … … … … …
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

LEHAC PEXP PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO O universo é feito de histórias, não de átomos. Muriel Rukeyser Oficina de escrita do LEHAC/PEXP Maria de Lima Wang

LEHAC PEXP Oficina de escrita do LEHAC/PEXP Barras(1978): Cientistas precisam ser ensinados a escrever Há uma certa ironia no fato de ensinarmos nossos cientistas e engenheiros a utilizarem instrumentos e técnicas, muitas dos quais jamais utilizarão em sua vida profissional, e, no entanto, não os ensinamos a escrever. Escrever é o que eles precisarão fazer todos os dias – como estudantes, como administradores, como executivos, como cientistas e engenheiros. (p.4)

LEHAC PEXP Vargas (1975) problemas com escrita: Fazem parte do dia-a-dia da maior parte dos profissionais Podem ser originados na forma como a escrita é ensinada, focada essencialmente na correção Escrita é condição para outros comportamentos acadêmicos - pode ser analisada com base em princípios comportamentais Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

LEHAC PEXP Vargas (1978): Por que é tão doloroso escrever? Por que não aprendemos nos comunicar mais eficientemente? Existem, sem dúvidas, muitas razões, mas uma delas, suspeito, diz respeito à forma como fomos ensinados a escrever....A análise comportamental da escrita não apenas ajuda a identificar variáveis que produzem boa e má escrita, mas pode prover princípios para o estabelecimentos de contingências para o ensino de escrita. (pp. 6-24)

LEHAC PEXP Oficina de escrita do LEHAC/PEXP Como descobrir o que você tem a dizer: uma conversa com estudantes (Skinner, 1987) 1.Colocar-se nas melhores condições possíveis Analogia: escritor - pianista Pensar efetivamente sobre um conjunto de circunstâncias complexas requer mais esforço do que tocar piano, no entanto, com que freqüência você se prepara para fazê-lo de forma semelhante? (Skinner, 1987, 133)

LEHAC PEXP Oficina de escrita do LEHAC/PEXP 2. Arranjar o local de trabalho Assegurar que tenha facilidades para a produção da escrita. Evitar fazer outras atividades no local. 3. Arranjar condições para o trabalho Procurar escrever sempre no mesmo horário – de forma contínua (nenhum dia sem nenhuma linha) Escolher horário com menos possibilidades de interrupções. Evitar escrever por longos períodos. Iniciar a escrita com sessões curtas.

LEHAC PEXP Stendhal: Se quando eu era jovem eu estivesse disposto a falar sobre querer ser escritor, alguma pessoa sensível dissesse para mim: escreva por duas horas a cada dia, gênio ou não. Isso poderia ter salvado 10 anos de minha vida estupidamente perdida em querer ser gênio. (citado por Skinner, 1987, p.134) Oficina de escrita do LEHAC/PEXP Nenhum dia sem nenhuma linha

LEHAC PEXP Agarrar a ideia no momento em que ocorre: Ter à mão: bloco de nota, gravador, e outras formas de registros. Aproveitar o dia Não se envolver com escrita no restante do dia Incluir na agenda atividades de lazer Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

LEHAC PEXP 4. Você: Quem é o você que tem algo a dizer? Diferenças entre o que você quer fazer e tem de fazer Controle aversivo pode manter alguém trabalhando, mas o resultado terá influência de outras variáveis 5. Como lidar com atraso do reforço Registrar e monitorar o comportamento – registrar número de palavras, parágrafos ou de páginas escritos de forma que isso possa indicar, facilmente, progresso na tarefa.

LEHAC PEXP 6. Ter em vista a audiência Escrita é afetada quando não é dirigida para uma audiência particular Cada qual é livre para dizer o que quer, mas sob a condição de ser compreendido por aquele a quem se dirija. (...) Toda mensagem deve ser inteligível. (Cohen, citado por Garcia, 1998). Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

LEHAC PEXP Quando escrever torna-se um problema Punição – na forma de crítica do professor Saciação Fadiga do assunto trabalhar em dois temas ao mesmo tempo. É mais fácil escrever pequenas partes de dois textos durante uma sessão do que dedicar uma sessão inteira a um único texto. (Skinner, 1987, p.140) Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

LEHAC PEXP 7. Algumas regras Escreva sem se preocupar com a forma Faça esboços e indique relações Inspire-se com literatura relevante Faça o primeiro rascunho sem se preocupar com estilo Quando o que você tem a dizer existir na forma de prosa, reescreva e revise seu trabalho manuais de estilo serão úteis nessa fase.

LEHAC PEXP Oficina de escrita do LEHAC/PEXP 8. Crie as próprias regras – experimente! Duas pessoas não são semelhantes; sua história pessoal irá levá-lo a responder em diferentes formas. Você terá de trabalhar nas próprias regras. Como em minha aplicação da análise comportamental, o segredo da gestão bem-sucedida do próprio comportamento verbal é a compreensão sobre o que é comportamento verbal (p.143).

LEHAC PEXP Autogerencimaento verbal Gerimos nosso próprio comportamento quando deliberadamente alteramos as variáveis das quais tal comportamento é função, ou seja, quando agimos de certa forma para mudar nosso comportamento subsequente. (Epstein, 1997). Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

LEHAC PEXP Referências Barras, R.(1978). Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: Edusp Epstein, R. (1997). Skinner as self-manager. Journal of Applied Behavior Analysis, 30, 545- Skinner, B.F. (1987). How to discover what you have to say: a talk to students. The Behavior Analyst 1981, 4, 1-7 Vargas, J. S. (1979). A behavioral approach to the teaching of composition. Behavior Analyst, 17, 16-24

LEHAC PEXP Obrigada! Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

LEHAC PEXP