PROGRAMA “RIO LIMPO COMEÇA NA NOSSA CASA”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
Advertisements

POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Instituto de Economia – UFRJ Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ Autor: Yuri Ferreira Coloneze.
PROJETO: Conservador dos Mananciais de Delfim Moreira.
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
André Domingos Goetzinger Vanessa Fernanda Schmitt
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Análise do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa no Período de 2000 a 2016 Cibele Medeiros Brito Leite Cristine Diniz Santiago Filomena.
Normas regulamentadoras.
Orientadora Lenise Cecilio
OUVIDORIA PROATIVA: Projeto “A AGIR quer ouvir você!”.
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Projeto de Redução de Perdas
SERVIÇO DE ATENDIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
SANDRINE GONÇALES PEREIRA
Projeto “Água Boa da Fonte à Torneira”
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Título - Arial 36pt - Bold Nome dos autores Instituição
Qualificação da atenção à saúde bucal de gestantes e recém-nascidos
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS Dulcélya Mônica de Queiroz.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
TÍTULO DO TRABALHO: Resultados e Discussão Introdução Objetivo
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Vanessa Fernanda Schmitt Oklinger Mantovanelli Junior
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
47º CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE Campinas/SP, 21 de junho de 2017.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Yaneisy Guerra González
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA Tem como diretriz o Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC, criado pelo Ministério da Saúde, que surgiu da necessidade de.
SEGMENTO DA INSTITUIÇÃO
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
SUSTENTABILIDADE PARA O CENTRO DE CONVENÇÕES e SHOPPING DA UFVJM
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
GSI – Tópicos Avançados em Engenharia de Software
RESULTADOS DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
Linhas de Cuidados: uma breve introdução
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
Dicleia Vitor Ferreira Orientador – Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
IV Conferência Estadual
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO RESULTADOS E DISCUSSÃO
Trabalho de Conclusão de curso
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Autores; Instituição;
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
Planejamento Global de Eventos
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
SEMANA DO SONO 2019.
EXPERIÊNCIA EXITOSA DA FISCALIZAÇÃO CRN-3 PROJETO NASF
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Gerente Trainee “Prevenção de Perdas”. OBJETIVO PROJETO Identificar e desenvolver talentos para “Banco” de Sucessão para cargo de Sub Gerente.
Palestrante: RUBENS PEREIRA E SILVA JUNIOR
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA “RIO LIMPO COMEÇA NA NOSSA CASA” Autor: Vitor Zanella Junior. Coautores: Ana Claudia Hafemann Caio Barbosa de Carulice Ricardo Hübner Vanessa Fernanda Schmitt

OBJETIVO Detectar irregularidades existentes nas ligações prediais de esgoto e sanar as não conformidades identificadas, por meio de vistorias in loco nos imóveis que já contam com o sistema público de esgotamento sanitário à disposição; Conscientizar a população sobre a necessidade da preservação dos recursos hídricos e dos benefícios revertidos em saúde pública que o tratamento de esgoto proporciona.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Blumenau

.

MATERIAL E MÉTODOS Capacitação das equipes do Programa Rio Limpo em maquete em tamanho real.

MATERIAL E MÉTODOS Após a entrega de comunicação prévia aos usuários é realizada a vistoria no imóvel, fazendo uso de testes com corantes em pias, vasos sanitários e calhas para verificar se o reagente químico segue a destinação correta, bem como se há separação dos efluentes destinados a rede coletora de esgoto e de drenagem pluvial.

MATERIAL E MÉTODOS Para realização das vistorias, os integrantes das equipes contam com veículos de passeio, máquinas fotográficas, rádios comunicadores (walkie-talkie), picaretas, equipamentos para abertura de TIL e frascos de corantes. As equipes dividem-se em duplas compostas por um homem e uma mulher, identificados com crachá e uniforme do programa, que solicitação permissão ao morador para realizar a vistoria dentro do imóvel.

Atestado de Regularidade MATERIAL E MÉTODOS Vistoria Regular Atestado de Regularidade Selo "Amigo do Rio" Irregular TOI (30 + 30 Dias)

Verificar se irregularidade foi sanada MATERIAL E MÉTODOS Revistoria Verificar se irregularidade foi sanada Imóvel fechado

TOI – Termo de Ocorrência de Irregularidade MATERIAL E MÉTODOS Selo “Amigo do Rio” TOI – Termo de Ocorrência de Irregularidade

RESULTADOS E DISCUSSÃO Balanço geral das vistorias realizadas.

DETALHAMENTO DAS IRREGULARIDADES IDENTIFICADAS

CONSIDERAÇÕES FINAIS Aspectos Positivos O Programa é uma ação de grande importância para detecção de irregularidades, visando melhoria da qualidade do tratamento de efluentes e menor impacto ambiental; Incentiva a criação de práticas similares em outros municípios que estejam em fase de implantação e/ou expansão do sistema de esgotamento sanitário.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Ações para melhoria Intensificar divulgação do programa para maior conscientização da população acerca do tema; Aprimorar a relação institucional entre os parceiros do programa, visando agilizar os encaminhamentos necessários, bem como intensificar a fiscalização e cobrança aos proprietários dos imóveis irregulares para as devidas adequações; Atuação Preventiva – execução de vistorias nas ligações recém interligadas à rede pública.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS DO PROGRAMA RIO LIMPO:

Obrigado! Ouvidor: Vitor Zanella Jr. Telefone: 3331-5827 E-mail: ouvidoria@agir.sc.gov.br Site: www.agir.sc.gov.br Nos siga nas redes sociais: