ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO ALEXANDRE RIBEIRO ROSA JANEIRO/2015
DEFINIÇÃO: Organograma é a representação gráfica da estrutura organizacional de uma empresa. No organograma temos bem definido quais são os níveis hierárquicos, os órgãos e os setores da empresa, e principalmente o tipo de relação existe entre estes setores.
OBJETIVOS: Definir a departamentalização da empresa. Definir o tipo de relacionamento entre as áreas da empresa. Demonstrar a relação superior/subordinado. Detalhar o tipo de trabalho de cada cargo.
OBJETIVOS: 5. Mostrar os cargos existentes. 6. Visualizar o nome do responsável por cada setor. 7. Quantidade de pessoas por setor/filial. 8. A relação funcional e hierárquica.
OBJETIVOS: O organograma deve nos possibilitar uma leitura simples, coerente e completa dos componentes de uma empresa.
ELABORAÇÃO DO ORGANOGRAMA
PRINCÍPIOS BÁSICOS: SIMPLICIDADE: O organograma deve apresentar apenas os elementos essenciais para a compreensão dos elementos que constituem a empresa.
PRINCÍPIOS BÁSICOS: PADRONIZAÇÃO: O organograma deve ter coerência e uniformidade. ATUALIZAÇÃO: O organograma deve retratar a realidade de uma empresa em determinado momento ou época.
ELEMENTOS FORMADORES DO ORGANOGRAMA 1- RETÂNGULOS: Os retângulos representam cada órgão existente na empresa. Dentro dos retângulos normalmente contem informações como o nome do setor e pode-se incluir o nome do coordenador do mesmo.
ELEMENTOS FORMADORES DO ORGANOGRAMA 1- RETÂNGULOS: Os retângulos que representam os órgãos de apoio a toda a empresa, ou seja, tem trânsito livre em todos os departamentos, normalmente são feitos tracejados.
ELEMENTOS FORMADORES DO ORGANOGRAMA EXEMPLOS: Diretoria de Informática Diretoria de Informática João Batista da Silva
ELEMENTOS FORMADORES DO ORGANOGRAMA EXEMPLOS: Diretoria de Compras Diretoria de Compras Maria Augusta Silva
ELEMENTOS FORMADORES DO ORGANOGRAMA 2- LINHAS: ____________ - Indica que o departamento tem o poder de fiscalização sobre o departamento em que está ligado. - Indica o a hierarquia que deve ser seguida, ou seja, a subordinação de cada departamento e seus respectivos cargos.
Exemplo de Organograma
O exemplo do slide anterior nos mostra claramente como deve ser a estrutura de um organograma. O organograma deve ser elaborado do maior cargo para o menor, ou seja, a hierarquia deve ficar clara para todos que façam uma leitura.
Tipos de Organograma
Organograma Tradicional O organograma tradicional trata a ordem de posições da seguinte forma: quanto maior a autonomia e responsabilidade, maior será a altura da posição usada pelo cargo ou setor. Este modelo é o mais comumente utilizado por empresas.
Organograma Circular O organograma circular é o elaborado com círculos concêntricos que representam as diversas áreas a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa. No organograma circular é possível destacar a posição do cliente na organização.
Organograma Radial ou Solar Usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo.
Organograma de Barras Representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da autoridade que o representa.