ELABORAÇÃO ,LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coerência e Coesão Textual
Advertisements

Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
ESTUDO DO VERBO.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Português Professora Pollyanna Mattos.
Oficina de redação COESÃO E COERÊNCIA.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Coesão textual Platão e Fiorin.
TEXTO.
Elementos articuladores: conjunções e locuções conjuntivas
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COERÊNCIA E COESÃO.
Coesão Referencial - Mecanismos de referência em um texto
Gramática da Sapatilha
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Classificações das conjunções
2. A Linguagem Prolog.
CEOS - CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Cristina Patriota Língua Portuguesa
Coesão gramatical Coesão referencial.
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
CONJUNÇÃO.
Advérbios Preposições Conjunções Coesão e coerência
Dissertação Profa. Rose Fortunato
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Pronomes Gramática – Aula 5.
Dicas de Redação Produção de Texto
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
Disciplina Interação com o Mundo Natural : Ciências da natureza II
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Dissertação.
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Dissertação.
COESÃO Profª. Valéria.
Lógicas e Inferência para IA
Os mecanismos de coesão e coerência textuais
Expressões 10 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Desafio Pré-Vestibular
Coesão e coerência Coesão referencial.
Coerência Textual Coerência é o que faz sentido para o leitor.
COESÃO E COERÊNCIA NO TEXTO
Texto Dissertativo Argumentativo
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
Universidade Castelo Branco - UCB
Classes fechadas de palavras: * o pronome;
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Coesão Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras,
LÍNGUA PORTUGUESA Pronomes.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 2
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 8
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
Comunicação e Redação Empresarial
Coesão por quê?.
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira
Introdução Primeiramente é preciso propor uma tese. Proponha logo na introdução (divisor de águas). 4 a 6 linhas é um tamanho bom para introduzir. 3 frases.
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento.
Tipos e mecanismos de coesão textual
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO ,LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS Coesão e coerência

A COERÊNCIA E COESÃO NO TEXTO DISSERTATIVO Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscar argumentações que levem a alguma conclusão. A dissertação é dividida em três partes: Introdução: informação do que será argumentado e/ou discutido no desenvolvimento. Desenvolvimento: parte em que os argumentos devem ser discutidos. É a redação propriamente dita. Conclusão: encerramento da dissertação.

A COERÊNCIA Para haver uma boa coerência em um texto há algumas “regras”: Repetição: para que um texto seja coerente, é preciso que ele contenha, no seu desenvolvimento linear, elementos de recorrência. Progressão: deve haver no desenvolvimento do texto uma ampliação do sentido constantemente renovada. Não-Contradição: no desenvolvimento o texto é preciso que não se introduza nenhum elemento que contradiga o que já foi enunciado anteriormente. Relação: é preciso que os fatos que se denotam, no mundo representado pelo texto, estejam relacionados entre si .

A COESÃO É o conjunto de recursos por meio dos quais um enunciado se liga ou ainda se refere a outros, efetivando o sentido do texto. Entendemos por recursos os elos restabelecidos entre os vários segmentos de um texto. São elementos de coesão: conjunções, preposições, advérbios, pronomes, etc.

Texto:Nova Era “ Uma nova era chegou ao Brasil . O clima é de mudança, de transformação. Depois do traumático impeachment collorido , elegemos os cincos dedos que prometem 'colocar ordem na casa' . Esses dedos já haviam acenado ao povo quando, com o Plano Real, estabilizaram a economia e, por conseqüência, aumentaram o poder aquisitivo dos brasileiros. Agora FHC está nos inserindo na globalização".

CADEIA DE REFERÊNCIA      Anáfora: quando se referir a algo já citado no texto; Ex.:O João está doente. Vi-o na semana passada Catáfora:quando se referir  a algo que será dito no texto; Ex.:A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado“.

CADEIA DE REFERÊNCIA Elipse:Omissão de um termo na oração; Ex:O Rui caiu e fraturou uma perna. Ambiguidade: Quando um elemento anafórico está empregado num contexto tal que pode referir-se a dois termos antecedentes distintos. Ex: O jornalista desentendeu-se com o jornal por causa de sua campanha a favor do presidente. (a campanha do jornalista ou do jornal?)

Texto : Rotina       Há pessoas que amam a rotina, outras que verdadeiramente a abominam. Para as primeiras, a rotina constitui um meio de situar-se, de manter uma certa disciplina e organização produtivas. Para as últimas, rotina é pura caretice, convite ao tédio mortal, “descurtição”, pasmaceira... Para estas, o bom da vida é viver o que pintar, numa boa, sem regras ou métodos, e, principalmente, sem rotina ...( Galasso, L. Ser mãe é sorrir em parafuso. SP: Ática, 1988)

Intertextualidade