Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
“CONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS”
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Profª Marcia C. de S. Silva
O USO DO LIXO PARA DESENVOLVER O RACIOCIONIO EM MATEMÁTICA
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Problematizando os relatos pessoais:
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Escola Municipal Efantina de Quadros Sólidos Geométricos
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Chegamos mais uma vez ao final do ano
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
OS TRÊS PORQUINHOS.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
COMO SE ESCREVE ?....
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Algumas atividades desenvolvidas no LEM no período
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Teacher Marilisa Lichtenberg English
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
APRENDIZ DA VIDA!.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Autor do texto : Charlie Chaplin
F R A Ç Õ E s.
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
Lembranças... LIGUE O SOM.
Experiências das Três Leis de Newton
Jornal como Recurso Didático
Sugestão de Atividade:
FISICA. FISICA MATERIAL LÁPIS LAPISEIRA CANETA.
Ler é Saber.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
QUAL É O SEU TALENTO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Práticas de Leitura e Escrita
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM... Click para mudar de slide Colacio.j 001.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Progressão Automática
Meu Amor... Eu queria você agora me dando um beijo
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
SITUAÇÕES.
FRAÇÕES Professora:Sandra Benac-
UME OLAVO BILAC MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
APRENDIZ DA VIDA!.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6

Objetivos: - Despertar o gosto pela Matemática - Desenvolver a prática da leitura e da escrita através de textos de jornais - Interpretar e resolver problemas; - Fazer estimativas e cálculo mental; -Proporcionar aos alunos atividades culturais como: produção de paródias, ilustrações de textos, cantar, tocar, encenar dançar e outros nas aplicações da matemática - Despertar e desenvolver o senso crítico do aluno; - Aplicar os conteúdos matemáticos no cotidiano

METODOLOGIA 1º Selecionar uma música 2° Ler e interpretar o texto da música 3º Destacar as palavras – chaves da letra da música; 4º Selecionar as reportagens ou imagens que estejam de acordo com o texto da música selecionada 5° Ler e interpretar a matéria selecionada no jornal 6° Colar em um painel as reportagens ou imagens selecionadas

7° Selecionar conteúdo de matemática e de outras disciplinas de uma única série a ser trabalhado 8º Propor situações-problemas para introduzir os conceitos e/ou definições do conteúdo proposto 9º Definir ou conceituar o conteúdo apresentado no painel 10° Propor outros exemplos para fixar melhor o conteúdo apresentado 11º Avaliar os alunos no decorrer do processo

PÚBLICO ALVO Alunos do Ensino Fundamental e Médio. CARGA HORÁRIA A oficina será desenvolvida num período aproximado de 4 horas aulas RECURSOS MATERIAIS Jornais, caixa amplificada, data show, microfone e pedestal de microfone, computador, tesouras, cartolinas, cola de colar papel, régua, lápis, borracha, pincel atômico,etc.

RECURSOS HUMANOS Professores, corpo técnico da escola, direção e vice-direção, pais e responsáveis dos alunos e membros da comunidade. AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados em sala de aula de forma clara, objetiva e contínua, através de testes teóricos e práticos durante todo o processo.

Música selecionada Dormi na Praça (Bruno e Marrone) Caminhei sozinho pela rua, falei com as estrelas e com a lua deitei no banco da praça tentando te esquecer adormeci e sonhei com você No sonho você veio provocante, me deu um beijo doce e me abraçou bem na hora h no ponto alto do amor já era dia o guarda me acordou Seu guarda eu não sou vagabundo não sou delinqüente sou um cara carente eu Dormi na praça pensando nela, seu guarda seja meu amigo me bata me prenda Faça tudo comigo mas não me deixe ficar sem ela

Painel

Conteúdo: Frações Situação-problema 1ª) dois quintos do canteiro de uma praça é reservada ao um parque de brinquedos. Faça a representação geométrica da figura desse parque. 2/5 (dois quintos) duas partes tomadas de 5 2 – é o numerador 5 – é o denominador 2/5

2ª) João caminhou três oitavos do comprimento de uma rua. Represente geometricamente essa situação. 3/8 (três oitavos) Três partes tomadas de oito 3 é o numerador da fração 8 é o denominador da fração 3/8

Fração Conceito: Fração é parte de um todo a/b é uma fração, onde a é o numerador e b o denominador a e b Є N e b0 O denominador e o numerador são os termos da fração O numerador indica o número de partes iguais em que o inteirofoi dividido O numerador indica quantas dessas partes foram consideradas Exemplos: 1)1/2 (um meio) 1 – numerador 2- denominador 2) 4/5 (quatro quintos) 4 - numerador 5 - denominador