UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

UMA REVISÃO ACERCA DOS CONCEITOS/CATEGORIAS DE ANÁLISE ESPACIAL
Av. Elísio Teixeira Leite, s/nº
Geografia Geral Guilherme Henrique Barros de Souza.
Kátia Rodrigues Araújo (IC) e Flávia Ulian (PQ)
Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.
Ronaldo Correia dos Santos
MAPAS MENTAIS TONY BUZAN.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O Colégio Estadual Rio Branco faz parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da UENP, que tem como coordenador o Profº Mestre.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.
Apresentação oral.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID PROFESSORA: MARIA MADALENA DE PAIVA VIERA.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.
“Universidade e Escola”
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
CAMPINA GRANDE – PB 22 DE NOVEMBRO DE 2014
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Trabalho nas regras ABNT
Ciência Geográfica e Sua Importância Categorias de Análise Espacial
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela CAPES/MEC com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes.
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
Subprojeto de Matemática – Natal
Unidade 1- O Espaço Geográfico
Subprojeto: Geografia
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
Viviane Paiva dos Santos – ID
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA. Cidadania é um conceito estruturado em torno da nossa maneira de estar e do modo como nos envolvemos com as questões.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
TRILHA URBANA E ENSINO DE GEOGRAFIA: reflexão sobre um estudo de caso na cidade de Caicó/RN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
W ORKSHOP MAPAS MENTAIS Marcelo Leite. INTRODUÇÃO 1. O que é um Mapa Mental ? São um método de armazenar, organizar e priorizar informações, usando palavras-chave.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA – CAMPUS I ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA TURTURMA: 1º ANO MÉDIO CURSO PROFISSIONALIZANTE EM MAGISTÉRIO MÉDIO CURSO PR TURMA: 3º ANO MÉDIO CURSO PROFISSIONALIZANTE EM MAGISTÉRIO OFISSIONALIZANTE MÉDIO CURSO PROFISSIONALIZANTE EM Profª Drª Josandra Araújo Barreto de Melo (Professora Coordenadora)   Profª Maria Madalena de Paiva Vieira (Professora Supervisora) Bolsista: Kalina Fernanda Cavalcanti

CATEGORIAS GEOGRÁFIAS: ESPAÇO GEOGRÁFICO E LUGAR; O USO DOS MAPAS MENTAIS

Ilha Fernando de Noronha- PE

SÃO PAULO-SP

ESPAÇO NATURAL: é aquele que resultou da própria evolução das condições naturais, sem que tenha havido interferência da ação do homem, (Cholley, 1951, p.17). ESPAÇO GEOGRÁFICO: é aquele produzido pela sociedade de acordo com o nível de desenvolvimento e com os sistemas econômicos e sociais dominantes; ele é produzido visando alcançar determinados fins, aqueles que interessam ao sistema ou à formação econômico-social dominante.(Andrade) CIBERESPAÇO: é uma nova dimensão do espaço, proporcionada pela integração das redes de informação. Também denominado espaço virtual.(Andrade)

ENFIM ESPAÇO GEOGRÁFICO É: Aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história, através da organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”), Ou seja o espaço é produzido pela relação do homem com a natureza.

O espaço geográfico é dividido em sub espaços: Lugar Região Território Paisagens

Lugar: O lugar são pontos existentes na terra onde se desenvolvem as práticas cotidianas e tendo como característica de identidade e pertencimento do indivíduo. Vida cotidiana Local X global

Lugar: Mesmo sendo um lugar específico jamais será independente, pois mesmo sendo local, é também global, ou seja, interligados. A informação e comunicação alcançaram todos os aspectos da vida social, o cotidiano de todas as pessoas se enriquece de novas demissões(Santos, p. 217)

Lugar Individualidade x globalidade: Cada lugar é a sua maneira o mundo;Todos lugares são virtualmente mundiais; Mas ,também ,cada lugar é imerso numa comunhão com o mundo, torna-se exponencialmente diferentes dos demais. (Santos. P. 213). Cada um tem a sua especificidade.

Empresas em Campina Grande: São Paulo Alpargatas Filial; Av. Jornalista Assis Chateaubriand 4324 , Liberdade Campina Grande, PB; Sede: SP. Aluísio Silva - Concessionária Chevrolet. filial AV. JOÃO SUASSUNA, 335, CENTRO, CAMPINA GRANDE – PB- Sede EUA.

O que é o mapa mental? Ainda que técnicas similares aos mapas mentais tenham sido usadas por séculos, a origem do mapa mental é atribuída ao psicólogo britânico Tony Buzan em meados doa anos 1970. Um Mapa Mental é um diagrama usado para conectar palavras e idéias a uma idéia central.  É usado para visualizar, classificar, estruturar e gerar idéias. Assim como apoio no estudo, na solução de problemas e na tomada de decisão.  É uma ferramenta de organização, de pensamento, de visualização e de integração de conhecimentos. O mapa mental é entendido como uma representação mental individual que cada ser humano possui a partir da percepção dos lugares vividos de cada sujeito.

REGRAS GERAIS DO MAPA MENTAL Esta é a estrutura básica de um Mapa Mental.   No entanto, estes pontos estão abertos à livre interpretação pelo indivíduo: Comece pelo centro, com uma imagem do tópico. Use imagens, símbolos, códigos e dimensões através do seu mapa mental. Escolha palavras chave e destaque-as usando letras em maiúsculas ou minúsculas. Cada palavra/imagem (ou frase curta) deve estar só, em sua própria linha. As linhas devem ser conectadas, partindo da imagem central.   As linhas centrais são mais grossas se tornam mais finas à medida que se afastam do centro. Faça as linhas do mesmo tamanho que a palavra/imagem. Use sua própria codificação de cores em todo o mapa mental. Desenvolva seu próprio estilo de mapa mental. Use ênfase e mostre associações no seu mapa mental. Mantenha o mapa mental claro, usando uma hierarquia radiante,  ordem numérica e destaques para organizar suas ramificações.

O distrito da Vila de Itaúnas situa-se ao norte do município de Conceição da Barra, Espírito Santo, Brasil,

Mapa mental

REFERÊNCIAS PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei; Para ensinar e aprender geografia; Representações gráficas na geografia. .São Paulo, Cortez Editora, 1ª edição, 2007. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; CALLAI, Helena Copeti; KAERCHER, Nestor André;Ensino de Geografia: Práticas e Textualizações no Cotidiano; Estudar o Lugar para compreender o mundo. Porto Alegre, Editora Mediana, 9ª Edição,2010 Disponível em http://www.guiamais.com.br acessado em 21/02/2013; DISPONIVEL:http://novaserie.revista.triplov.com/ana_uisa_janeira/maria_sa_xavier/index.html, acessado em 22/02/13. http://gestaonossadecadadia.com.br/111/artigos/attachment/uso_mapas_mentais/ ]http://novaserie.revista.triplov.com/ana_luisa_janeira/maria_sa_xavier/index.html http://www.ogerente.com.br/produtividade/mm/mapas_mentais_definicao.htm