Experiência Nº 1 Nesta experiência medimos a temperatura de uma solução aquosa de 50 ml de água e 10 g de Tang e uma segunda solução aquosa de 50 ml de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumos das experiências
Advertisements

Magia sem truques – Basta ser químico
Magia sem truques - Basta ser químico Trabalho realizado por: João, Joaquim e Pedro.
Actividade experimental nº 3
Electrólise do Cloreto de Cobre
Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor
Magia Sem Truques - Basta Ser Químico !!!!!.
Actividade Experimental nº1
Mestres da Química.
MAGIA SEM TRUQUES – BASTA SER QUÍMICO ACTIVIDADE EXPERIMENTAL Nº5 Nesta actividade, fizemos a decomposição do cloreto de cobre(II) em cloro (gasoso) e.
Reactividade dos metais
Magia sem truques, basta ser quimico! João Barroso & Pedro Oliveira Turma 5C, 2ª Semana.
SERÁ QUE OS METAIS TAMBÉM REAGEM?
Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco
Actividade exprimental nº1 Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco Verificamos que a dissolução de tang e cloreto de amónio provova.
Experiência nº 4 Analisamos o valor de pH dos seguintes produtos:
5ºC Trabalho realizado por : Florinda Ribeiro e João Fonseca.
Universidade Júnior - Oficinas de Verão Faculdade de Ciências - Química Magia sem truques – basta ser químico!
Magia sem truques: Basta ser químico!. Actividade Experimental nº 1 Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco Nesta experiência medimos.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
Substâncias Iónicas. Há substâncias cujos corpúsculos constituintes não são átomos nem moléculas. São um outro tipo de corpúsculos portadores de carga.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais (Bloco de Química Inorgânica) Problemas_A.
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
Funções Inorgânicas Química Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, criou-se as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos.
Propriedades físicas e químicas 1 CFQ 7.º ano M. Augusta.
Professora Paula Melo Silva Química 12ºano Metais 3.
Substâncias iónicas.
Prof. Winícius Rodrigues
GÁS HIDROGÊNIO Grupo: Arnanna Nunes, Arthur Mezadri, Caroline Ferrereiz, Gustavo Siqueira e Gabriel Oliveira. Disciplina: Química Professor(a): Chirlei.
1 - Conduzem corrente elétrica quando estão em solução.
Nome: Amanda Almeida Bacelar
Deslocamento do Equilíbrio Químico
CINÉTICA QUÍMICA I.
DEFINIÇÃO Bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-. Uma das características das bases é seu.
Ácidos.
Óxido.
Características Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas.
Ácido.
Trabalho de química Ácidos.
E. E. Ernesto Solon Borges
AULA 10 ARISTIDES CIPRIANO LEI DE FARADAY
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Ácidos e Bases Profª Carol Mossi.
Aula prática: Análise de Solo
Aula prática: Análise de Solo
O nitrato de sódio é um composto químico de fórmula NaNO3, cristalino inodoro e incolor. Tem semelhança com o nitrato de potássio, inclusive no comportamento.
Funções químicas inorgânicas
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
Cálculo Estequiométrico.
Reações em soluções aquosas
Profa. Millena da Silva Montagnoli
Acidez e basicidade de soluções
EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Renê Machado.
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Acidez e basicidade em soluções aquosas de sais
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
PILHAS E BATERIAS. UMA OXIDAÇÃO ÚTIL.
Magia sem Truques Basta ser Químico.
QUÍMICA Prof. Alonso.
Magia sem truques, basta ser quimico!!
 Diluição de soluções - Diluir uma solução é diminuir sua concentração - Isso é feito pela adição de solvente puro C0 . V0 = Cf . Vf C0 = concentração.
Actividade Experimental nº3
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Magia sem truques – Basta ser químico .
Eletroquímica Professor: Careca.
Actividade experimental nº1
Experiências com afídios Hipótese do fluxo de massa
Transcrição da apresentação:

Experiência Nº 1 Nesta experiência medimos a temperatura de uma solução aquosa de 50 ml de água e 10 g de Tang e uma segunda solução aquosa de 50 ml de água e 10 g de cloreto de amónio

Experiência Nº 4 Nesta experiência identificámos o carácter ácido e básico de soluções do quotidiano. Também estudámos o que acontece quando juntas (uma solução básica e uma solução ácida). Identificámos vários carácteres de soluções e juntámos coca-cola com o comprimido KOMPENSAN. Verificámos então que esta mistura alterava o pH da solução antes estudada. O pH desceu consideravelmente.

Experiência Nº 5 Nesta experiência medimos a temperatura e o nível de pH de solução de cloreto de cobre(II). De seguida fizémos passar a corrente eléctrica através da solução com dois eléctrodos de grafite ligados a uma fonte de alimentação. A temperatura inicial era de 20,4ºC e a final era de 30ºC (a temperatura subiu); o nível de pH inicial era de 4 e o final era de 0 (o nível de pH desceu). Houve a formação de um gás (cloro) num dos eléctrodos e de uma substância sólida avermelhada (cobre).

Experiência Nº 6 Nesta experiência colocámos um pouco de ferro, de cobre e de zinco, numa tabela organizada. Por cima disso colocámos uma gota de sulfato de cobre, coloreto de cobre e nitrato de prata. O ferro com sulfato de cobre e com cloreto de cobre escureceu (enferrujou – reacção de oxidação e redução) e com o nitrato de prata ocorreu uma oxidação e redução em que o produto adquiriu uma consistência pastosa. O zinco com o cloreto de cobre e com o sulfato de cobre ficou preto e com o nitrato de prata ficou cinzento. O cobre com o cloreto de cobre manteve a sua cor assim como este. Com o sulfato de cobre ocorreu uma redução, pois o sulfato de cobre adquiriu uma cor transparente e com o nitrato de prata o cobre escureceu.

Experiência Nº 7 Nesta experiência formou-se dióxido de carbono através da reacção química entre o bicarbonato de sódio e vinagre. A massa dos reagentes era de 100,8 g e a massa dos produtos era de 100,5 g. Na Lei de Lavoisier, a soma da massa dos reagentes é igual à soma da massa dos produtos. Devido a uma pequena fuga de gás, a soma da massa do conjunto (matraz+balão) diminuiu ligeiramente no final da reacção.