Projeto de Intervenção É desenvolvido no âmbito de um sistema educacional ou de uma organização, com vistas a promover uma intervenção, propriamente dita, no contexto em foco, através da introdução de modificação na estrutura (organização) e ou dinâmica (operação) afetando positivamente seu desempenho em função de problemas que resolve ou de necessidades que atende.
Etapas de elaboração do projeto Estrutura Elementos Capa(obrigatória) Folha de rosto(obrigatória) Epígafre(opcional) Sumário(obrigatório) Pré-Textuais Apresentação Justificativa Problema(pesquisa) Objetivo Discussão teórica Metodologia(teórico e seqüência didática) Considerações finais/avaliação Textuais Referências Bibliográficas(obrigatório) Anexos(opcionais) Pós-textuais
Tem por finalidade identificar a realização do trabalho. Capa: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e ano. Folha de rosto Tem por finalidade identificar a realização do trabalho. Sumário: Apresentação dos elementos que constituem o projeto, indicando a página em que se inicia.
Apresentação: Identificação do tema e do problema Apresentação: Identificação do tema e do problema. Apresenta o trabalho de forma sintética e objetiva. Justificativa: são apresentados os motivos pelos quais o pesquisador busca estudar determinado tema. Deve mostrar a importância e a contribuição para a solução e compreensão do problema que foi formulado de tal estudo proposto. Argumenta a relevância pessoal e social para realização do trabalho e para a razão de ser do projeto.
Problema(pesquisa): é uma questão específica que norteia toda pesquisa Objetivo: apresenta de forma genérica o que pretende o pesquisador no desenvolvimento do assunto a ser abordado. Deve ser claro, preciso e possível de ser atendido.
Objetivo geral: é abrangente, expressa a intenção de resolver o problema ou necessidade que está descrita na situação geradora do projeto, expressa a razão de ser ou seja refere-se ao para quê. Objetivo específico: é uma declaração de caráter bem definido sobre o que se pretende realizar para alcançar aquilo que está expresso no objetivo geral.
Discussão teórica: é a sustentação de um trabalho cientifico, refletindo o nível de envolvimento do autor com o tema, apresenta os conceitos que dão suporte ao trabalho, relacionado-os ao objeto de estudo.
Metodologia: é a forma como será feita a pesquisa, justifica a escolha do método e das técnica, especificando as etapas em que serão utilizadas, refere-se aos passos didáticos como estratégia de aprendizagem, buscando explicitar os conteúdos a serem trabalhados e a seqüência didática.
Avaliação: deve ser fundamentada teórica e metodologicamente, explicitando os princípios, critérios e instrumentos avaliativos. Considerações finais: trata-se da síntese interpretativa das principais idéias expostas no desenvolvimento ou nas conclusões parciais apresentadas. O emprego da impessoalidade ou da primeira pessoa do plural é recomendável.
Referências: relação dos autores e obras constante do texto do projeto, através de citações diretas ou indiretas conforme as normas da ABNT. Referências bibliográficas: SILVA , Jaqueline Andrade;MOURA, Maria das Graças Cardoso . Manuel de Metodologia Científica. Salvador, Editora P&A; 2006 SOARES, Edvaldo. Metodologia Científica: lógica, epistemologia e normas. São Paulo: Atlas, 2003 MOURA, Dácio Guimarães de. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007