Objetos de trabalho do trabalho da assessoria de Imprensa;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oi FM – Um jeito diferente de ouvir rádio.
Advertisements

A importância do planejamento
A Educomunicação e o Jornal Mural
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Aula 01 Profissão!.
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
Plano de Comunicação e Marketing
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tópicos Especiais em Comunicação II
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
Vantagens Pesquisa de Mercado Criação Teste Final Tipos de Propaganda Realização 10 Anos Mais Serviços Serviços relacionados
7º ECOM Relato de experiência
Guia do Assessor de Imprensa V Feira Internacional da Amazônia.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa História
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
PROGRAMAS CONQUISTA FM
Aula 3 Práticas em Mídia II.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES E COBERTURA DE IMPRENSA DEZEMBRO, 2008.
Professora: Rosana Santos
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Assessoria de Imprensa Fábrica de Comunicação
PONTO DE ENCONTRO DE PALESTRANTES ESPÍRITAS - COMO SE COMUNICAR BEM COM A MÍDIA - Ana Morelli – jornalista 20/11/2011, das 9 às 11h, Federação Espírita.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Quinta-feira a Terça, 17 a 22 de Abril de 2014.
Noções de Relações Públicas
POLÍCIA MILITAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL
DADOS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO: 18 DE ABRIL DE 2011
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Terça-Feira, de Fevereiro de 2014.
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
Nelson José Comegnio MARKETING CULTURAL POSTOS DE GASOLINA.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 10 a 12 de Maio de 2014.
Profª Francisca Barros
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Nelson José Comegnio MARKETING CULTURAL EMPRESAS EM GERAL.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Terça-feira e Sexta-feira, 24 a 27 de Dezembro de 2013.
Contato com a imprensa
PROGRAMAÇÃO GERAL.
Comunicação Estratégica; a Ascom em dois pontos
André Tiago Silva Guilherme César LuizTrentini 2 MA
Relações Públicas Elaboração do Press-Release
Como funciona a imprensa
A vocação da MOBLINK é desenvolver soluções de tecnologia móvel, auxiliando os vários seguimentos do mercado na comunicação entre a empresa e seus clientes.
Datas e locais SALVADOR Data: 16 de Setembro Horário: 15:00 às 20:00 Local: Hotel Pestana - R. Fonte do Boi, Rio Vermelho.
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
O que é Assessoria de Imprensa
V OCÊ R EPÓRTER D A P ERIFERIA Técnicas de Reportagem.
Programação – Quando é onde...
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Terça-feira, 17 de Março de 2015.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Assessoria de Comunicação ASCOM
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
Beatificação de Bárbara Maix
Assessoria de Imprensa
1/14 SUCESSO PLANEJADO EM COMUNICAÇÃO Programa Estruturado de Estágio.
Técnica de Redação em AI
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
Telejornalismo O telejornal é produto de uma equipe de dezenas de profissionais que atuam sob a regência do Editor Chefe Profissionais da produção de um.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
O melhor time de profissionais, o melhor atendimento.
Relatório Anual de Imprensa e Atividades Janeiro a Novembro / 2014 Ribeirão Preto / SP Dezembro / 2014.
Transcrição da apresentação:

Pensamentos prático – teóricos sobre um tema pragmático: assessoria de imprensa e seu dia-a-dia

Objetos de trabalho do trabalho da assessoria de Imprensa; Quando a Assessoria de Imprensa ganhou impulso? Objetivo final do assessor de imprensa

Assessor de Imprensa X Divulgador

A estrutura das assessorias Interna Externa Mista

Assessor de Imprensa não é policial nem leão – de – chácara Assessor de Imprensa não é policial nem leão – de – chácara. Também não serve cafezinho (a princípio)

Mas o que é assessorar bem?

São as seguintes as atribuições do assessor: Acompanhar pela imprensa diária todas as noticias que possam interessar ao seu cliente Estabelecer “Relações com a Imprensa”. É preciso conscientizar a diretoria da instituição e o público interno sobre a importância de se ter uma boa imagem na mídia Captar e redigir releases

Fazer o follow-up Atendimento a jornalistas Acompanhamento em entrevistas Acompanhamento e apoio à imprensa

Exemplo de Press Kit

Clipping Produção de impressos

Exemplo de Newsletter

Press Release não é “matéria paga”. É informação, pauta O release  é um material informativo, redigindo na forma jornalística, produzindo pelas Assessorias de Imprensa e destinado às redações de veículos jornalísticos.   Servir como pauta de matéria.o texto deve ter um lead (quê, onde, como, quando, quem e o porquê), ser claro, objetivo, conciso e informativo.

Tipos de Release Padrão Básico é informativo, formado pelo Lead, e pode ser usado em quase todas as ocasiões. Dirigido ou Especial Enviado com exclusividade para um destinatário. De Evento É semelhante ao padrão, mas traz sempre com destaque: data, hora e local do evento. Há  algumas especificações em lançamentos de livros e exposições.  

Exemplo de Release de evento Sonique promove Nokia Silent Club, balada com seis milhões de música, sete DJs...e nenhum pio 06.04.2010 Os DJs do Killer On The Dancefloor, De Polainas e Thiago Ney comandam o som distribuído por fones de ouvido, em três diferentes canais simultâneos São Paulo, 25 de março de 2010 - Para criar setlists dançantes com o acervo de mais de seis milhões de música da Nokia Music Store (www.music.nokia.com.br), o Sonique convocou sete diferentes DJs para a noite Nokia Silent Club. Os DJ's/produtores Phillip A, Ali Disco B e Fatu, do Killer On The Dancefloor, as meninas do De Polainas, Adriana Recchi, Marina Dias e Ana Flávia, e ainda o crítico de música e DJ Thiago Ney comandam a noite de terça-feira (06.04), a partir das 21h, no Sonique. O acervo da loja de música da Nokia inclui desde os lançamentos internacionais, que ainda não chegaram às lojas físicas no Brasil, até raridades nacionais, passando por 18 estilos musicais diferentes e agrada aos gostos mais variados. * disponível nos aparelhos Nokia 5800, N97 e N95 8GB Nokia Silent Club Local: Sonique Bar (Rua Bela Cintra, 461 - Consolação) Horário: 21h Entrada gratuita Serviço de vallet: R$ 20 Lotação da casa: 280 lugares Informações para a imprensa: Luciana Branco Comunica Clarissa Amorim - clarissa@lucianabranco.com.br Analu Andrigueti - analu@lucianabranco.com.br Tel: 11 3881 9903

Televisão e Rádio TV – Diferencial para TV é um  release contendo indicação das possibilidades de  imagens, maior chance de emplacar. RÁDIO – Maior flexibilidade, as entrevistas podem ser por telefone. O único problema é se a única pessoa que fala sobre o assunto for gago, tiver má dicção ou falar depressa, melhor procurar outra mídia.  

Release de Convocação É um complemento a outro release, que já detalhou os fatos, convocando a imprensa para um evento no qual já esta informado, deve conter dados sobre a necessidade ou  não de credenciais, prazo e horário para requerer e retirar estas, documentos etc.  Nota Oficial A posição oficial da instituição sobre determinado assunto e não tem como objetivo servir de pauta. Dependendo da situação, pode publicar-se como matéria paga, cuidado ao redigir, pois  os jornais podem citar trechos na matéria.  

Release de Cobertura A Assessoria deve fazer a matéria sobre o evento que ocorreu e enviá-la em forma de release ao veículos que não compareceram, para rádios formato em áudio.

Assessoria é mercado de trabalho.De quem??? Do competente   Do profissional que melhor exercer as funções de um assessor de imprensa. O problema dos releases é que vira-e-mexe os assessores de imprensa editam textos praticamente publicitários, com linguagem carregada de apelos de marketing para os jornalistas. em tese, o que deve respaldar a redação de um release é sempre o interesse público e como aquela informação vai impactar a vida das pessoas. pense nisso no seu trabalho, ok?

Gabriela do prado Juliana Rodrigues Marjorie Godoy Monique Soares Roberta Karine