Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Simulação de Sistemas Antonio J. Netto AULA1.
Advertisements

ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química.
Espaço-tempo e tecnologias no ensino das Ciências Naturais: em questão
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
LINEARIZAÇÃO DE GRÁFICOS
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Metodologia Científica
Pesquisa HOSS, Osni.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
PROGRAMA PARA TRATAMENTO E ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS EXPERIMENTAIS 1,2,3 Cláudio Sérgio Sartori e 4 Edjar MartinsTelles 1 Faculdade de Tecnologia.
MÉTODO CIENTÍFICO.
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O MÉTODO CIENTÍFICO E A OBSERVAÇÃO
ARTIGO CIENTIFICO.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Quadrados Mínimos.
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Curso de Introdução à Metodologia Científica
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação Como conviver com as incertezas científicas? Pedro Leite da Silva Dias Laboratório Nacional de Computação.
Interpolação e Ajuste de Curvas
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
Calorimetria FEP 114 – Aula 3b.
Dinâmica I (aula 2) Queda no ar!.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Noções de Estatística - I
Professora Michelle Luz
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
Laboratório de Mecânica
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Medidas e Instrumentos
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Estatística e Probabilidade
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Aulas Introdutórias O processo de medida; – Incerteza; – Algarismos significativos e arredondamento; Tratamento de erros experimentais; O análise gráfico:
CEPZ1 – 2015 – AULA 04 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
CEPZ1 – 2015 – AULA 09 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
CEPZ1 – 2015 – AULA 06 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
PCN e PNLD.
Oficina de Divulgação de Resultados
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e INCERTEZAS NAS MEDIDAS LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina AI AI (Atividade de Investigação) e MULTIMODOS e Múltiplas Representações AI AI (Atividade de.
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Transcrição da apresentação:

Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção da ciência e os princípios da metodologia científica (modelo científico, hipóteses, meios de testar um modelo, etc..) Interpretar experimentos e fenômenos naturais aplicando conceitos de física Identificar princípios físicos envolvidos em experimentos, estratégias de medida, limitações da metodologia ou dos modelos teóricos aplicados. Proposta: Trabalhar esses objetivos ao longo de 7 semestres com disciplinas de laboratório de 2h semanais* Ao longo do semestre o número de experimentos não será muito grande, para poder trabalhar diferentes competências * Possibilidade de reduzir um semestre, para poder ter o último laboratório de 4h, com 2 créditos trabalho (?). Lembrar que Física Moderna I está no 6o. Semestre Diurno e 7o. Semestre Noturno.

Competências Semestre a ser trabalhado Atividades Experimentos 1 - Observar fenômenos e aplicar conceitos físicos para sua interpretação, realizando e interpretando experimentos 2- Relizar medidas com instrumentos variados, avaliar incertezas. Representar os dados experimentais na forma de tabelas e gráficos e interpretá-los aplicando conceitos matemáticos (derivada, integral, média, desvio padrão) 3- Trabalhar com planilhas eletrônicas, plataformas de gráficos realizando operações com os dados experimentais, ajustes, simulações de previsões teóricas. 4- Realizar experimetnos com o objetivo de testar modelos ou teorias 5- Interpretar os resultados de um experimento à luz de modelos pertinentes, verificar suas limitações, adequação dos métodos experimentais. 6- Planejar um experimento para testar um modelo. Identificar as grandezas física que quer determinar e métodos experimentais adequados. Analisar o experimento, discutir os resultados. 7 -Preparar um relato científico do experimento realizado.

Atividades de laboratório Objetivos específicos Semestre Experimentos Realização de experimentos com o objetivo de observar fenômenos realizando medidas simples e representando dados na forma de tabelas e gráficos. Trabalhar com escalas lineares e mono-log. Adquirir familiaridade com instrumentos de medida. Estimar incertezas- Construir gráficos (escolha de escala, orientação e título dos eixos, identificação de unidades 1 Preprar relatos de experimentos identificando objetivos do experimento, metodologia. Apresentação de dados experimentais obtidos com análise simpes de avaliação de tendências e interpretação à luz de modelos existentes. Intepretar experimentos á luz de modelos. Sistematizar a apresentação de dados com alguma análise. Reconhecer elementos característicos de textos científicos. 1,2 Trabalhar com planilhas eletrônicas para construir tabelas e gráficos- Realizar operações com colunas e/ou linhas- Calculos de valores médios -Mudança de escala linear para escala logarítmica Aprender a trabalhar com planilhas eletrônicas para análise e representação de dados experimentais Realizar experimentos seguindo instruções para verificação de modelos ou teorias usando diferentes equipamentos de medida. Aprender a trabalhar com diferentes equipamentos de medidas (multímetros, paquimetros, etc.) verificar adequação dos equipamentos, estimar incertezas nas medidas 2,3 Preparar relatos de experimentos discutindo objetivos, metodologia, aplicação de modelos para interpretação dos resultados, análise de dados com discussão da adequação da metodologia ou do modelo Conhecer elementos que caracterizam uma comunicação científica, como ela deve ser organizada, a adequação da linguagem, vocabulário, apresentação de dados experimentais e resultados. 3,4 Simular previsões de modelos (equações que possam ser graficadas) usando planilhas eletrônicas ou plataformas para graficos Comparar previsões de modelos a resultados experimentais, discutir limitações do modelo aplicado ou do experimento realizado. 4,5 Realizar experimento complexos, que envolvam tempo longo de tomada de dados e análise. Trabalhar com equipamentos de medidas mais sofitisticados. Avaliar adequação de métodos experimentais. Identificar grandezas a serem determinadas a partir do experimento, avaliar incertezas. 5,6 Planejar experimentos a partir de um objetivo determinado e dos equipamentos disponíveis. 7