PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM ENSINO EM SAÚDE Diretrizes Educacionais para a Graduação Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger Francisco José Cândido dos Reis Victor Evangelista de Faria Ferraz
Diretrizes Educacionais para a Graduação Contextualização SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO BÁSICA Ensino Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio EDUCAÇÃO SUPERIOR Sequenciais Graduação Pós-Graduação
Diretrizes Educacionais para a Graduação SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS — EJA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – EAD
Diretrizes Educacionais para a Graduação SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRO SISTEMA FEDERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituições de Educação Superior Federais e Privadas SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituições de Educação Superior Estaduais e Municipais Universidades Institutos e Escolas Superiores Centros Universitários Centros de Educação Tecnológica Faculdades e Faculdades Integradas
Diretrizes Educacionais para a Graduação Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição Princípios gerais do sistema educacional Finalidades Recursos financeiros Diretrizes para a carreira docente
Diretrizes Educacionais para a Graduação Constituição Federal de 1988 – direito universal à educação Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Plano Nacional de Educação – diagnóstico, diretrizes, objetivos e metas - 2011 a 2020
Diretrizes Educacionais para a Graduação Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação - Resolução CNE/CES Nº4 de 2001 Perfil do Formando Egresso/Profissional Competências e Habilidades Conteúdos Curriculares Estágios e Atividades Complementares Organização do Curso Acompanhamento e Avaliação
Diretrizes Educacionais para a Graduação DCN PPC DOCENTE ESTRUTURA CURRICULAR HABILIDADES COMPETÊNCIAS EGRESSO
BIBLIOGRAFIA 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 5ª ed. Brasília – DF. 2010. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES Nº 4, de 7 de Novembro de 2001. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. 3. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. 2007. 4. Penin STS; Cortelazzo AL. Avaliação do Ensino Superior pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Disponível portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=&gid=4336&option... Acessado em 10/09/2012 5. Anastasiou, LGC; Alves, LP. Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou, LGC; Alves, LP. (Orgs). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100. 6. Vasconcellos, CS. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de Educação AEC. 1992; 83. 7. Almeida MI; Pimenta SG. Pedagogia Universitária: Valorizando o Ensino e a Docência na Universidade de São Paulo. In Pimenta SG; Almeida MI. Pedagogia Universitária. SP. Ed Universidade de São Paulo. 2009.
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