Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
A (INTERIORIZAÇÃO DA) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUAL LEGISLAÇÃO?
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
Prática de Ensino: Educação Básica
Sistemas de ensino: federal, estadual, municipal (Art. 8o)
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Estrutura e organização do ensino no Brasil: aspectos legais e organizacionais Profa. Dra. Denise Silva Araújo.
III OFICINA REGIONAL (Sudeste) PROFAPS POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: diretrizes, estratégias, prioridades e especificidades para a Educação Profissional.
Universidade – Tecnologias – Articulação
Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau
Etapa Quantitativa - Fase 1
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRÁTICAS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
BRASIL.
Legislação para EAD Discutindo os Requisitos Legais dos Instrumentos de Avaliação de Cursos CRISTIANE ALPERSTEDT.
Fundamentos Legais da Avaliação
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO DIREITO À EDUCAÇÃO
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
João Roberto Moreira Alves
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Prof. Dr. David Lopes Neto
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Pró-Reitoria de Planejamento
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Profª. Marta Proença Filietaz
Educação a Distância – Soluções Educacionais
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Na conquista dos direitos de aprendizagem
O Programa de Formação de Professores e a Gestão dos Cursos de Licenciatura na Universidade de São Paulo Profa. Dra. Edna Maura Zuffi
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Curso de Direito Educacional
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM ENSINO EM SAÚDE Diretrizes Educacionais para a Graduação Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger Francisco José Cândido dos Reis Victor Evangelista de Faria Ferraz

Diretrizes Educacionais para a Graduação Contextualização SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO BÁSICA Ensino Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio EDUCAÇÃO SUPERIOR Sequenciais Graduação Pós-Graduação

Diretrizes Educacionais para a Graduação SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS — EJA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – EAD

Diretrizes Educacionais para a Graduação SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRO SISTEMA FEDERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituições de Educação Superior Federais e Privadas SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituições de Educação Superior Estaduais e Municipais Universidades Institutos e Escolas Superiores Centros Universitários Centros de Educação Tecnológica Faculdades e Faculdades Integradas

Diretrizes Educacionais para a Graduação Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição Princípios gerais do sistema educacional Finalidades Recursos financeiros Diretrizes para a carreira docente

Diretrizes Educacionais para a Graduação Constituição Federal de 1988 – direito universal à educação Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Plano Nacional de Educação – diagnóstico, diretrizes, objetivos e metas - 2011 a 2020

Diretrizes Educacionais para a Graduação Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação - Resolução CNE/CES Nº4 de 2001 Perfil do Formando Egresso/Profissional Competências e Habilidades Conteúdos Curriculares Estágios e Atividades Complementares Organização do Curso Acompanhamento e Avaliação

Diretrizes Educacionais para a Graduação DCN PPC DOCENTE ESTRUTURA CURRICULAR HABILIDADES COMPETÊNCIAS EGRESSO

BIBLIOGRAFIA 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 5ª ed. Brasília – DF. 2010. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES Nº 4, de 7 de Novembro de 2001. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. 3. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. 2007. 4. Penin STS; Cortelazzo AL. Avaliação do Ensino Superior pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Disponível portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=&gid=4336&option... Acessado em 10/09/2012 5. Anastasiou, LGC; Alves, LP. Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou, LGC; Alves, LP. (Orgs). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100. 6. Vasconcellos, CS. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de Educação AEC. 1992; 83. 7. Almeida MI; Pimenta SG. Pedagogia Universitária: Valorizando o Ensino e a Docência na Universidade de São Paulo. In Pimenta SG; Almeida MI. Pedagogia Universitária. SP. Ed Universidade de São Paulo. 2009.

Obrigada!