Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Orientadora: Danieli B. da Silva
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Atenção a saúde do Hipertenso
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA NA ESF 04 DO MUNICÍPIO DE ITANHÉM-BA ITANHÉM-BA JULIANA SANTOS ACÁCIO  

INTRODUÇÃO LOCALIZAÇÃO; ÁREA ADSCRITA; EQUIPE DE SAÚDE; POPULAÇÃO ADSCRITA; ESTRUTURA FÍSICA

TEMA: Câncer de colo do útero e de mama. OBJETIVO GERAL: Melhorar a detecção de câncer de colo do útero e de mama.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama; Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia; Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na ESF; Melhorar registros das informações; Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama; Promoção da saúde; Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças nas famílias das mulheres.

JUSTIFICATIVA Devido os altos índices de incidência e prevalência da mortalidade por câncer do colo do útero e de mama no Brasil, ações mais efetivas voltadas para a promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos devem ser implementadas.

METODOLOGIA LOCAL DA INTERVENÇÃO – ESF 04; PERÍODO – 16 semanas; POPULAÇÃO ALVO: Mulheres de 25 a 69 anos. .

AÇÕES Trabalhamos a Saúde da Mulher, levando em consideração a temática do câncer de colo de útero e de mama. . O enfoque gira em torno dos principais fatores que levam a mulher a não realizar a mamografia e o exame preventivo para câncer cérvico- uterino. As açoes foram divididas em quatro eixos:

Eixo monitoramento e avaliação Ações Levantamento do numero total de mulheres de 25 a 64 anos na área. Realização de consultas médicas e de enfermagem voltadas para a saúde da mulher. Eixo organização e gestão de serviço Realização de visitas domiciliares para aconselhamento e educação em saúde; Busca ativa das mulheres faltosas para coleta de papanicolau; Agendamento da coleta do papanicolau a todas as mulheres que nunca realizaram o exame. Eixo engajamento público Realização de grupos de convivência, oficinas e palestras sobre prevenção do câncer do colo do útero e de mama. Sala de espera sobre prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Ações educativas na faixa etária de 25 a 64 anos a fim de aumentar a cobertura do papanicolau Eixo prática clínica Capacitação da equipe para o acolhimento humanizado; Reunião de equipe para avaliação dos resultados dos trabalhos.

LOGÍSTICA Manual Técnico do Ministério da Saúde. Planilha eletrônica criada no Excel. 01 computador. Grupo de estudo que acontece mensalmente.

RESULTADOS Cobertura de 30%

Cobertura de 14% .

Cobertura de

Cobertura de 100%

Cobertura de 97%

Cobertura de 19,4%

Cobertura de 100%

Cobertura de 100%

Cobertura de 100%

Cobertura de 100%

Cobertura de 100%

Cobertura de 100%

Cobertura de 100%

Cobertura de 19,4%

Cobertura de 100%

Cobertura de 100%

Cobertura de 100%

Cobertura de 100%

Cobertura de 100%

Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre rotinas para detecção precoce de CA de colo. Cobertura de 100%

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O MEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM O PAPEL DA ATENÇÃO BÁSICA; TROCA DE EXPERIÊNCIAS; CONQUISTAS; SATISFAÇÃO E RESULTADO.

CONCLUSÃO Melhor adesão das mulheres à realização de exame citopatológico e mamografia; Ampliação da cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama; Adesão das mulheres as ações do processo de intervenção;

REFERÊNCIAS Saúde et. Al. Estimativa/2008: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Câncer. 2007 [acessado 2013 Set 06] Disponível em: http://www.inca.gov. br Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Falando sobre o câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA; 2002 [acesso em 2013 Set 13] Disponível em: http://www.inca.gov. BR Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Nomenclatura Brasileira para laudos cervicais e condutas preconizadas: recomendações para profissionais de saúde. 2. Ed. – Rio de Janeiro: INCA,2006 DUNCAN, Bruce B et. Al. Medicina Ambulatorial: Conduta de atenção primaria baseada em evidências, 3º ed ; Porto Alegre: Artemed, 2006 FREITAS, Fernandes et.al. Rotinas em Ginecologia. 5. ed; Porto Alegre: Artmed, 2006 Ministério da Saúde. Brasília, 2002. Guia prático do programa de saúde da família.