Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Advertisements

Seminário SANTA CATARINA 2015
A Profissão de Engenheiro Civil
Interação Homem-Máquina
Bacharelado em Sistemas de Informação
Vantagens em realizar Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Programa de Pós-Graduação em Informática
Curso de Engenharia de Computação
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Comentários sobre os Cursos de Licenciatura em Computação. No slide a seguir, foram computados todos os cursos de formação de professores para a área.
do curso de graduação em de Ciência da Computação - UFBA -
O Curso de Bacharelado em
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
A profissão de astrônomo
Mesa Redonda Corpora e Ensino
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
Galeria de Fotos Computação.
Visão geral do projeto Ensino Interdisciplinar Através da Pesquisa
Curso de Docência Universitária
Administração de Tecnologia de Informação
Bacharelado em Sistemas de Informações
Objetivo do Curso Solucionar problemas reais através de recursos computacionais.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E SISTEMAS
Estudos Orientados TI Aula 1 – 2014/1
Recursos de Informática aplicados à formação acadêmica
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
ASC II - 05/061 Grupo de Disciplinas de Arquitectura de Sistemas Computacionais Arquitectura de Computadores Sistemas de Operação Redes de Computadores.
Características de um bom professor de biologia
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
FACULDADE DOS GUARARAPES
AS PROFISSÕES DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Estatística ? O que é isso ?.
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
FACULDADE DE INFORMÁTICA FUNIJ. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Duração – 5(cinco) anos [ 4(quatro) anos ] Alunos ingressos – 2001/2, 2002/1,
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
30Th Conferencia Latinoamericana de Informatica Carreras de Pre-Grado en Computación Perfiles Profesionales Daltro José Nunes (Brasil) Charla Plenaria.
e Monitores do curso de SI
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
MEC - Ministério da Educação
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Prof. Fábio Carneiro Mokarzel 2014
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Mercado de trabalho TIC !?!? Eng. Samuel M. B. Cavalcante
Sistemas de Informação Bacharelado em Sistemas de Informação 2007.
Trabalho de formatura supervisionado Davi de Paula Cavalcanti Supervisor: Professor José Coelho de Pina Estágio realizado em empresa atuante no ramo financeiro.
06/05/ Apresentação da disciplina 1 Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Informática ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA.
QUESTÕES DO ENADE 2005 ORDEM ORIGINAL:
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
EVOLUÇÃO FUNCIONAL VIA NÃO ACADÊMICA
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Proposta de reforma do currículo da pós-graduação Alex Sandro Gomes Patrícia Tedesco CIn-UFPE.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação COMISSÃO DE PESQUISA COMISSÃO DE PESQUISA PROFA. DRA. Roseli Aparecida Francelin Romero Presidente.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Disciplinas Optativas
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos ALGORITMOS E SUA ANÁLISE: UMA INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. COMPLEMENTAÇÃO: O BCC Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigo e esta apresentação em www.ime.usp.br/~vwsetzer google: valdemar setzer home Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 28/10/09

Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos TÓPICOS 1. O que é ciência da computação? 2. Formação ideal em ciência da computação 3. Estrutura típica de um BCC 4. Atuação de um formado em um BCC 5. Outros cursos de computação 6. Requisitos fundamentais para o BCC Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 28/10/09

1. O que é ciência da computação? Wiki (e Setzer): É o estudo dos fundamentos teóricos do processamento de dados e das técnicas práticas para a sua implementação em sistemas computacionais e computadores. Estudo sistemático de processos algorítmicos que criam, descrevem,transformam, transportam e armazenam dados. Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 28/10/09

2. Formação ideal em ciência da computação BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (BCC) Melhores cursos no estado: IME-USP, IC-Unicamp e ICMC-USP Cuidado com cursos de 2a, 3a, 4a e 5a categoria! Boa indicação de qualidade: qual a porcentagem de professores com doutorado (ideal: 100%). Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 28/10/09

3. Estrutura típica de um BCC 4 anos No 1o ano: bastante Matemática, Estatística, Física e um pouco de Computação. A partir do 2o ano: mais Computação. No IME, muitas disciplinas optativas 8 de computação + 2 de qualquer área Assim, o aluno pode moldar o curso de acordo com as suas preferências pessoais Em geral, mudam durante o curso Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 28/10/09

3. Estrutura típica de um BCC (cont.) Disciplinas do Bacharelado em Ciência da Computação usadas na criação do google maps: Teoria dos Grafos Estrutura de Dados Otimização Combinatória Redes de Computadores Desenvolvimento de Sistemas para Internet Programação Orientada a Objetos Computação Gráfica Computação Paralela e Distribuída Engenharia de Software Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 28/10/09

4. Atuação de um formado em um BCC Qualquer área de processamento de dados (100% de emprego) Para análise de sistemas, o ideal é fazer uma complementação (como pós-graduação) em administração de empresas Mestrado e doutorado em qualquer área, inclusive no exterior Pois a formação científica é MUITO sólida Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 28/10/09

5. Outros cursos de computação Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Antigo “Tecnologia em Procesamento de Dados” Ex: FATEC Pouca matemática e teoria da computação Não leva à pós-graduação (USP não aceitava) Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 28/10/09

Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 5. Outros cursos (cont.) Engenharia de Computação Mais voltado para hardware (e não software) Não tem tanta matemática e teoria da computação Ex: POLI-USP, ITA, UNICAMP (IC+Faculdade de Engenharia) 5 anos Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 28/10/09

Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 5. Outros cursos (cont.) Sistemas de Informação Menos profundidade técnica, matemática e teoria da computação, mais administração Ex: EACH (USP Leste) 4 anos Mais dificuldade em fazer pós-graduação em áreas científicas Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 28/10/09

5. Requisitos fundamentais para o BCC Gostar MUITO de matemática Só que a matemática superior é diferente da matemática que se aprende no ensino fundamental (mais abstrata) É preciso encarar seu estudo como um fantástico desenvolvimento intelectual A melhor formação científica Gostar de desenvolver sistemas computacionais Não confundir com o uso de computadores! Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos 28/10/09