CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Currículo - Prof. Viviane C. Cândido
Advertisements

Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Educação Estatística e Probabilística
A avaliação da aprendizagem na escola
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Vídeo Educar – Rubem Alves
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
Construindo uma identidade profissional
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Apropriação de resultados SADEAM 2012
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
REGISTROS.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Softwares Educacionais – Cód
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Professor: José Medina
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
Atividade complementar 04
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Concepções em Educação Matemática
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Complexo e multideterminado
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Formação continuada ANO 2015
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Aprend.: Atenção, memória, percepção, raciocínio...  processos psicológicos Psicologia: ciência que descreve, explica e controla o desenvolvimento de seu objeto de estudo (comp.) Processos psicológicos em situações educacionais  Psicologia da Educação

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DISCIPLINA-PONTE Educação  contexto: - processos de ensino - cultura escolar: valores, crenças, práticas, rel.inter - conteúdos de ensino: currículo - sujeitos (alunos, profess. prof. administ.e da gestão); Psicologia  teorias, metodol. de pesquisa => => teorias explicativas

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DISCIPLINA APLICADA  Natureza aplicada  O que não significa que a Psicologia da Educação seja resultado da mera aplicação da Psicologia na Educação.  Por que?

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NÃO É APLICAÇÃO DA PSI NA EDU conhecimento psicológico NÃO é o único que permite abordar e resolver cientificamente as questões e os problemas educacionais; Psicologia  comportamento humano = leis gerais => não explica situações específicas Psicologia da Educação: comportamentos em situações educacionais

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO   - desenvolvimento e sua relação com a aprendizagem : psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente - princípios psicológicos que explicam e fundamentam o processo de escolarização e das realizações educativas no cotidiano escolar (teorias psicológicas e suas implicações educacionais como o comportamentalismo, o construtivismo, teoria sociocultural do desenvolvimento e da aprendizagem, aprendizagem significativa, esquemas e modelos mentais, psicologia do ensino e da aprendizagem dos diferentes conteúdos escolares, as relações entre a escola e a família etc. - ações que favorecem o desenvolvimento psicológico dos sujeitos dentro do contexto educacional (interação professor-aluno, interação entre alunos, problemas de disciplina, interatividade, mecanismos de influência educacional e construção do conhecimento na sala de aula etc.)

EXERCÍCIO Com base no texto, elaborar uma síntese (em itens) do que é a Psicologia da Educação. BIBLIOGRAFIA INDICADA COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: COLL, C. et. al. Psicologia da Educação Escolar. Coleção Desenvolvimento Psicológico e Educação. 2ª. Ed. São Paulo: Artmed, 2004. P.19-42. DAVIS, C. Psicologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1993. SALVADOR, C.C. et. al. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.