CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Aprend.: Atenção, memória, percepção, raciocínio... processos psicológicos Psicologia: ciência que descreve, explica e controla o desenvolvimento de seu objeto de estudo (comp.) Processos psicológicos em situações educacionais Psicologia da Educação
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DISCIPLINA-PONTE Educação contexto: - processos de ensino - cultura escolar: valores, crenças, práticas, rel.inter - conteúdos de ensino: currículo - sujeitos (alunos, profess. prof. administ.e da gestão); Psicologia teorias, metodol. de pesquisa => => teorias explicativas
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DISCIPLINA APLICADA Natureza aplicada O que não significa que a Psicologia da Educação seja resultado da mera aplicação da Psicologia na Educação. Por que?
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NÃO É APLICAÇÃO DA PSI NA EDU conhecimento psicológico NÃO é o único que permite abordar e resolver cientificamente as questões e os problemas educacionais; Psicologia comportamento humano = leis gerais => não explica situações específicas Psicologia da Educação: comportamentos em situações educacionais
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - desenvolvimento e sua relação com a aprendizagem : psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente - princípios psicológicos que explicam e fundamentam o processo de escolarização e das realizações educativas no cotidiano escolar (teorias psicológicas e suas implicações educacionais como o comportamentalismo, o construtivismo, teoria sociocultural do desenvolvimento e da aprendizagem, aprendizagem significativa, esquemas e modelos mentais, psicologia do ensino e da aprendizagem dos diferentes conteúdos escolares, as relações entre a escola e a família etc. - ações que favorecem o desenvolvimento psicológico dos sujeitos dentro do contexto educacional (interação professor-aluno, interação entre alunos, problemas de disciplina, interatividade, mecanismos de influência educacional e construção do conhecimento na sala de aula etc.)
EXERCÍCIO Com base no texto, elaborar uma síntese (em itens) do que é a Psicologia da Educação. BIBLIOGRAFIA INDICADA COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: COLL, C. et. al. Psicologia da Educação Escolar. Coleção Desenvolvimento Psicológico e Educação. 2ª. Ed. São Paulo: Artmed, 2004. P.19-42. DAVIS, C. Psicologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1993. SALVADOR, C.C. et. al. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.