I Conferência Livre Uberlândia – MG 2013. Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Apoio Integrado e Coletivo MS
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
Educação Permanente em Saúde :
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Profa. Dra. Rosilene Lagares
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Tecnologia e Educação.
Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PAINEL – GESTÃO DEMOCRÁTICA: AVALIAÇÃO E FORTALECIMENTO I. Algumas reflexões fundamentais da VII Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Organização dos sistemas de ensino
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Contexto de atuação do CME
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Encontro Estadual de Formação
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Conferência Municipal de Educação
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Fórum Nacional de Educação
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Atuação dos agentes de Controle Social
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Marcia Adriana de Carvalho Professora – Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Francisco de Paula Presidente UNDIME/RS.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

I Conferência Livre Uberlândia – MG 2013

Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação Participação popular na construção de projetos pedagógicos das instituições educativas Romper com as práticas autoritárias e centralizadoras na cultura política da sociedade, demarcada pela desigualdade social Construção de espaços democráticos de controle social – tomadas de decisões Garantir meios e condições favoráveis para criação de processos de gestão, coletivamente, não apenas formal/legal. A participação com ações compartilhadas e decisões com trabalho coletivo – concepção de educação para a TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE.

A EDUCAÇÃO NA PESPECTIVA DEMOCRÁTICA PRESSUPÕE: Mudança na estrutura organizacional Horizontalidade nas relações de poder (instituições educacionais) Solidariedade nas ações RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE E PARTICIPAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES E NA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO REQUER: Ir além da competência técnica Envolve políticas internas e externas – novos modelos de organização administrativa e de gestão Relevância da CONAE: espaços de intervenção com participação coletiva, para superar desigualdade social. CRIAÇÃO DE UM REGIME DE COLABORAÇÃO!

PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS Fortalecimento dos mecanismos e instrumentos na utilização dos recursos públicos (MEC, SEE, SME, TC) Apoio técnico e financeiro à gestão escolar Articular políticas de acesso e permanência em todo o Brasil Ampliar programas de apoio e Formação ao CME, CAE, FUNDEB Criar mecanismos de promoção da democratização da gestão Garantir condições técnicas e financeiras para a institucionalização da CONAE Criar e fortalecer as comissões de meio ambiente e qualidade de vida Garantir no campo educacional a paridade nos fóruns decisórios Estimular a constituição e fortalecimento dos Grêmios estudantis e APMs Criar condições para fortalecer os conselhos dos diversos níveis, consolidar fóruns, ampliar programas de formação.

Obrigado! Cidelmar dos Reis Pereira