Propostas de layout Modelo 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Apresentando.
Angélica/MS.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO.
Angélica/MS.
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TICS E A ESCOLA.
A informática na Educação Indígena
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Conceitos de Educação a Distância
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Informática na Educação
Por quê o computador na educação?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
O uso dos softwares nas escolas
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Quando falamos em aprender...
Informática na Educação
Tecnologia e Educação.
Capacitação dos professores
Informática na Educação
educação NA ERA DIGITAL
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
O uso de novas mídias nas escolas
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
A Licenciatura em Computação
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
RÁDIO ANTONIO PRUDENTE
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Informática na Educação
Divulgando a Pesquisa.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
Projeto de Capacitação em Pesquisa na Internet
Definição A lousa digital é um dispositivo de interface humana usado para comandar o computador diretamente na área de projeção focando a atenção do espectador.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
O computador como Meio e como Fim...
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
Transcrição da apresentação:

Propostas de layout Modelo 1 Facilita o fluxo do professor e dos alunos no ambiente. Facilita a interação dos alunos, permitindo maior colaboração e cooperação entre eles. Permite melhor visualização por parte do professor em relação aos alunos.

Modelo 2 Possibilita que o professor desenvolva atividades com e sem computadores, podendo realizar aulas práticas no mesmo ambiente de informática. Esse ambiente é adequado para as escolas que possuem espaços amplo com mesas auxiliares para as atividades. Também indicado para as escolas que não possuem computadores em quantidade suficiente para comportar o número de alunos por sala.

Modelo 3 Facilita o fluxo do professor e dos alunos no ambiente. Facilita a interação dos alunos, permitindo mais colaboração e cooperação entre eles. Permite melhor visualização por parte do professor em relação aos alunos. Permite melhor aproveitamento de espaço para disponibilizar maior número de computadores.

Modelo 4 Promove e facilita interações diagonais das equipes. É necessário um espaço físico maior para o ambiente. Possibilita a construção de um ambiente de aprendizagem sem definição de hierarquias.

Modelo 5 Também conhecido como espaço multimeios ou multimídia. Facilita o fluxo do professor e dos alunos no ambiente. Facilita a interação dos alunos, permitindo maior cooperação entre eles. Permite que o professor promova diferentes tipos de aula a partir dos recursos tecnológicos. Possibilita a construção de um ambiente de aprendizagem sem definição de hierarquias. Ambiente versátil, exigindo do professor mais criatividade e flexibilidade para planejar e desenvolver as atividades.

A evolução da aplicabilidade da informática na educação O uso da informática na educação se torna diferente em função da diversidade de recursos disponíveis. (comunicar, pesquisar, criar desenhos, calcular, entre outros) A escola uma das instituições que mais demoram a inovar e avançar. Os professores resistem em aceitar as inovações. A inovação por meio dos computadores está “forçando” a escola a mudar. O projeto ACCOT, conforme o livro Ensinando com Tecnologia, apresenta cinco estágios para a evolução instrucional dos computadores:

Iniciação (empolgação) Adaptação (intermediação) Incorporação (absorção)

Iniciação/empolgação Escola adquire computadores e efetua instalações. Visitas frequentes Nem todos estão seguros dos reais ganhos dessa nova ferramenta. Alguns professores aceitam com mais facilidade, outros, nem tanto. Professores continuam usando recursos didáticos já dominados, com a tentativa de incorporar o computador. Os alunos e os professores apresentam alto nível de agitação durante o uso dos computadores.

Adaptação/intermediação Professores já possuem melhor nível de conhecimento. Alunos e professores já dominam vários softwares, ganhando maior produtividade. Os alunos irão sempre querer usar o computador, mas, pela falta de conhecimento específico não saberão usá-lo em todas situações

Incorporação/absorção Já é natural, para os professores, utilizar a tecnologia para fazer planos de aula, projetos educacionais, etc Os trabalhos ocorrem em grupos e com tarefas individualizadas. Os professores se questionam sobre os antigos padrões que utilizavam.

A duração de cada fase varia de escola para escola. A informática na educação apresenta grandes contribuições, desenvolve habilidades de pensamento, comunicação e estrutura lógic; estimula criatividade, estimula o aprendizado de novas línguas.