Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
NORMA DE EXECUÇÃO SRA Nº 01, DE 19 DE JUNHO DE 2011
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Avaliação do Plano Plurianual
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Ministério do Meio Ambiente
Alcance e Diretrizes da LAI
PLANO DE GESTÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Contratação de Agências de Viagens MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, 31 de maio de 2012.
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
Governo Eletrônico para Todos
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Promovido pela C&M Software
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Departamento de Engenharia-DIPLAN - Atual
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
GRUPO TÉCNICO DE SOFTWARE PLANO PLURI ANUAL X ORÇAMENTO 2005 PSTIC/MIG - MONITORAMENTO DE INDICADORES DE GOVERNO ELETRÔNICO (SITUAÇÃO EM 03/11/04) Walter.
Secretaria Municipal de Planejamento PREFEITURA DE SÃO MATEUS DO SUL
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
Programa Prevenir DER São Bernardo
Ministério da Cultura.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Secretários Executivos
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Ciclo de Planejamento PPA.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Instituto Nacional de Identificação
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Fórum Nacional de Educação
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Fontes de Financiamento para educação profissional: o caso alagoano Instituto de Educação Profissional de Alagoas- INEPRO Tereza Kelly.
Política Nacional do Meio Ambiente
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Apresentação Diagnóstico Social
Plano de Contingenciamento de Gastos - PCG
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
O PROGRAMA Secretaria de Administração e Reforma do Estado.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrantes: Silvia G da Conceição FEVEREIRO/2009 Processo de Regularização Ambiental.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo

Grupo Técnico de Geoprocessamento Instituído pela Resolução CC-64, de 10-10-2003 Institui Grupo Técnico com a finalidade de propor medidas destinadas à disponibilização de dados espaciais digitais para aplicações de Geoprocessamento pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e dá providências correlatas Artigo 1º - Fica instituído, junto ao Comitê de Qualidade da Gestão Pública, Grupo Técnico com a finalidade de analisar as medidas necessárias para fomentar a integração das informações das aplicações de geoprocessamento dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Estadual e propiciar economias de escala através do compartilhamento dos dados e imagens digitais de uso comum.

Grupo Técnico de Geoprocessamento Composição Inicial Casa Civil Secretaria do Meio Ambiente Secretaria de Economia e Planejamento Secretaria da Segurança Pública Secretaria da Habitação Secretaria da Saúde Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento Secretaria da Fazenda Procuradoria Geral do Estado Posterior Adesão da Secretaria da Agricultura

Grupo Técnico de Geoprocessamento Subgrupos Acesso às Bases Produtos: - Termo de Cooperação - Resolução CC-13, de 30 de Janeiro de 2004 Institui o instrumento "Termo de Cooperação" para compartilhamento de bases espaciais digitais entre os órgãos do Governo do Estado de São Paulo, e dá providências correlatas.

Grupo Técnico de Geoprocessamento Subgrupos Acesso às Bases Resolução CC-13, de 30 de Janeiro de 2004 Artigo 1º - O compartilhamento de bases espaciais digitais entre os órgãos do Governo do Estado será formalizado mediante a celebração de Termo de Cooperação, conforme modelo anexo a esta resolução. Artigo 2º - Os órgãos e entidades da administração pública estadual, antes de adquirir dados espaciais de infra-estrutura e equipamentos, deverão consultar o Comitê de Qualidade da Gestão Pública sobre a existência dos dados pretendidos, evitando a duplicidade na aquisição. Parágrafo único - Nos contratos das novas aquisições de dados espaciais digitais, deverá constar cláusula específica sobre a licença de uso, permitindo que sua utilização seja estendida a todos os órgãos e entidades da administração pública estadual.

Grupo Técnico de Geoprocessamento Subgrupos Inventário de dados - Bases cartográficas - Imagens de satélite e aerofotos - Dados alfanuméricos - Produtos e serviços - Previsão/demanda Produtos: Inclusão de componentes de Geoprocessamento no Programa Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação - PSTIC - CQGP Formulário eletrônico e banco de dados de inventário no sítio do CQGP (em andamento)

Grupo Técnico de Geoprocessamento Subgrupos Políticas e Diretrizes de Geoprocessamento Produtos: - Resolução P&D - Instituição de Grupo Gestor

Grupo Técnico de Geoprocessamento Artigo 1º - Para os fins constantes da ementa desta resolução, ficam estabelecidas as seguintes políticas: Dotar o Governo do Estado de São Paulo de dados georreferenciados atualizados que subsidiem a tomada de decisão e permitam o implemento de soluções que venham a tornar mais ágil a gestão pública. Promover o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação aplicada ao geoprocessamento, estimulando e disseminando a cultura de utilização das informações georreferenciadas, preferencialmente com tecnologias abertas. Estimular a integração e o compartilhamento dos diversos Sistemas de Informação Geográfica entre os órgãos de governo. Promover o estímulo ao compartilhamento de produtos e serviços de geoprocessamento que venham a ser contratados ou adquiridos pela Administração Estadual. Estimular a capacitação dos recursos humanos envolvidos na aplicação e uso da tecnologia de geoprocessamento, visando o adequado e eficiente desenvolvimento das atividades pertinentes a esta tecnologia. Executar as Diretrizes por meio de um Grupo Gestor de Geoprocessamento.

Grupo Técnico de Geoprocessamento Artigo 2º - Para os fins constantes da ementa desta resolução, ficam estabelecidas as seguintes diretrizes: A integração e o compartilhamento das informações será feito mediante o estabelecimento de Termos de Cooperação, Convênio ou Contrato, respeitado o direito à informação de cunho estratégico ou sigiloso. As cooperações, compartilhamentos, acessos, aquisições e fluxo de atendimento deverão ser documentados e gerenciados. Deverão ser definidas as normas e os procedimentos, visando a integração das informações para uso no geoprocessamento. Deverão ser identificadas e registradas as bases de dados, hardware, softwares e pessoal, existentes nos órgãos estaduais. A organização das informações será feita a partir do Inventário dos Dados existentes no âmbito do Governo do Estado de São Paulo e por meio de um sistema de gerenciamento e atualização dos dados. As aquisições de produtos, serviços de geoprocessamento e bases espaciais digitais deverão ser precedidas de consulta aos instrumentos a serem disponibilizados pelo Grupo Gestor de Geoprocessamento, instituído por meio da presente resolução, e observar as regras de compartilhamento e integração previstas nos incisos I e III do Artigo 2º.

Grupo Técnico de Geoprocessamento Artigo 2º - Para os fins constantes da ementa desta resolução, ficam estabelecidas as seguintes diretrizes: As bases de dados espaciais deverão ser adquiridas ou geradas em formatos comerciais intercambiáveis e não proprietários. A capacitação técnica dos recursos humanos nas tecnologias de geoprocessamento deverá ser realizada através do Programa Capacitação em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Grupo Técnico de Geoprocessamento Artigo 3º - Fica instituído, junto ao Comitê de Qualidade da Gestão Pública, o Grupo Gestor de Geoprocessamento, visando orientar e estimular a integração e o compartilhamento das bases espaciais digitais, para aplicação em geoprocessamento pelos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado, em conformidade com a política ora estabelecida. Artigo 4º - O Grupo Gestor de Geoprocessamento de que trata o artigo 3º terá as seguintes atribuições: cumprir e fazer cumprir as políticas e diretrizes de geoprocessamento estabelecidas nos artigos 1º e 2º desta resolução, no âmbito dos órgãos da administração pública do Estado de São Paulo; estabelecer regras para a organização, o gerenciamento, a manutenção, o compartilhamento, a integração e a atualização de dados; estabelecer atribuições, responsabilidades, diretrizes de implantação, prioridades e metas a serem atingidas, bem como mecanismos de financiamento dessas operações; definir os instrumentos de consulta aos dados existentes nos órgãos da Administração.

Grupo Técnico de Geoprocessamento Artigo 5º - O Grupo Gestor de Geoprocessamento de que trata o artigo 3º será constituído por dois representantes, sendo um titular e um suplente, dos seguintes órgãos: ... ... Parágrafo único - O Coordenador do Grupo Gestor de Geoprocessamento será o representante da Casa Civil. Artigo 6º - Para apoiar suas atividades, o Grupo Gestor de Geoprocessamento poderá solicitar a participação ou a colaboração transitória de profissionais vinculados a outros órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado. Artigo 7º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo