Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
PROJETO DE JOIAS Apresentação
Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional Sistema Gestão SAEI Brasília, 11 de agosto de 2005.
Versão Premium Janeiro de 2003
Sobre a High Wire Uma divisão das bibliotecas da Universidade de Stanford (LA-CA) Iniciou em 1995 com a missão de ajudar editores sem fins lucrativos.
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Portfólio de Matemática
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Concepção Centrada no Utilizador 5ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Governo eletrônico: definições, características, potenciais benefícios, desafios e tipos de avaliação Cláudia Augusto Dias Universidade de Brasília -
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Emitindo seu Certificado Digital
Tutorial de utilização do
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
TURISMO E LAZER TRABALHO DA DISCIPLINA: Aplicabilidade de um Projeto de Lazer do Exterior no Brasil.
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Correio Eletrônico (Outlook Express) Mestrando em Computação
Web: criação de páginas
Apresentação SGS.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras
Aula 8 Comportamento e processo de compra do cliente organizacional
Layout.
Tutorial de Utilização do Controle de Pendências – JIRA
ELO 204 – Gestão do Dia a Dia de BPM
UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO.
Nova solução CRM da Riosoft
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
Nova versão do Portal Mais Emprego. Página atual do Portal Mais Emprego  Aspecto institucional  Pouco interativo  Necessidade de realizar diversos.
Acompanhar produto e processo
Briefing de design Professor: Rodrigo de Aquino Gomes.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
MAP_Definições n o 1 / 23 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Desenvolvimento de uma aplicação (software) com interface web (internet) permitindo a inserção de serviços públicos municipais, consultas, exclusões e.
Plano de Produto Fusion ECM Suite
Avaliação Heurística do Gmail
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Academia de Ensino Superior Prof. André Morais Desenvolvimento de Aplicações Web na plataforma Microsoft Elaborando o design.
Ações CRW Consultoria Estratégica Comunicação Digital.
Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010
Fundamentos de Interface
HOMEPAGE & Página internas Tanto a dizer, tão pouco tempo Usabilidade na Web – Nielsen Nielsen 2: A experiência do utilizador.
Interface Homem Máquina Cícero Torres Edgard Barboza Login Informática
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Eixo 6: Garantia de Acesso à Informação Novo Portal Corporativo da ANS Bruno Sobral Secretário-Geral março/2011.
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA DA CADEIA PRODUTIVA DO COURO, CALÇADOS E ARTEFATOS Jaú/SP, junho 2011 Por: Maria Fernanda de Oliveira / UFSCar.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Consultoria em Marketing & Comunicação
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará
Mapeamento e Padronização de Processos
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
Web Design Aula 01 Jackson Eduardo
Utilização das ferramentas da qualidade nos processos de fiscalização de energia elétrica – a busca pela gestão da qualidade! Tania Aparecida de Oliveira.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Treinamento CMS Plone Criação de Páginas Pessoais Guilherme Luiz Frufrek
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Avaliação de Homepages Profº. Leonardo Carlos Lorenzet
Transcrição da apresentação:

Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado São Paulo, 19 de junho de 2008

Agenda Resultado da Usabilidade das Secretarias Exemplos de aplicações de Web 2.0 2

Disponível em http://www.igovsp.net-a.googlepages.com/projetos2 Normas Existentes Em 25/02/2005 foi estabelecido através da Resolução CC-09 um conjunto normativo de recomendações para aperfeiçoamento na criação, desenvolvimento e gestão de sítios na internet. Disponível em http://www.igovsp.net-a.googlepages.com/projetos2 3

Estas e outras questões norteiam o conceito de usabilidade “Usabilidade é um atributo de qualidade que avalia quão fácil uma interface é de usar” (Jacob Nielsen) As informações e serviços correspondem às suas expectativas? O sistema segue padrões estabelecidos? SIM! Estas e outras questões norteiam o conceito de usabilidade É facilmente navegável? O texto é legível, fácil de entender? Encontra de forma rápida e eficiente o que deseja?

Navegação Exploratória Contexto do Projeto Navegação Exploratória Primeiro contato com os sítios das Secretarias,visão do um usuário. Foram levantados os pontos fortes e fracos da navegação, organização do conteúdo, linguagem e busca do sistema. Avaliação Heurística Análise estruturada dos sítios das Secretarias onde os elementos da interface são examinados por especialistas de acordo com os princípios de melhores práticas de construção de sites (heurísticas). A Navegação Exploratória e a Avaliação Heurística foi realizada nos meses de Janeiro e Fevereiro

Usabilidade CATEGORIAS Realizou-se a análise de Usabilidade de 23 Secretarias do Estado de São Paulo. Foco: percepção do usuário nas categorias de usabilidade. Utilizou-se a Metodologia da Base 100 (desenvolvida pela TerraForum). Conteúdo Navegação Links Página Inicial Busca Peso Interação Textos Linguagem CATEGORIAS

MELHORIAS DO SISTEMA COMO UM TODO Apresentação dos Resultados Média das notas das categorias dos sítios das Secretarias Viés sistemático do sítio Médias similares entre as categorias: inter-relações Investimentos em algumas categorias geram melhorias em outras MELHORIAS DO SISTEMA COMO UM TODO

Apresentação dos Resultados Políticas Interação Políticas Privacidade Sigilo de informações Copyright Canal de Atendimento (formulário, e-mail, ouvidoria) Interação Melhorias nas categorias gera: PEQUENOS ESFORÇOS AGREGAM GANHOS À PERCEPÇÃO DO USUÁRIO Transparência Confiabilidade Foco do Estado no cidadão 8 8

Grande Benefício: NÃO PREJUDICA A VISITA AO SÍTIO Apresentação dos Resultados Peso Peso Recomendações: Limite máximo para Página Inicial 100Kb Limite máximo para Páginas Internas 60Kb O peso adequado não gera benefícios aparentes ao usuário. É uma premissa para que as páginas sejam facilmente navegáveis. Grande Benefício: NÃO PREJUDICA A VISITA AO SÍTIO 9 9

Apresentação dos Resultados Busca Primeiro recurso de busca: MENUS Ferramentas de Busca: Busca SIMPLES Por Palavras-Chave AVANÇADA Com Filtros (data, tema, área) Os benefícios da busca dependem: Menus: taxonomia. Ferramentas de busca: necessidade e eficiência (resultados precisos). 10 10

Apresentação dos Resultados Linguagem Texto MELHORIAS Textos Linguagem Linguagem: Consistência Objetividade nos rótulos Textos: Objetivos Curtos e simples Estilo de Redação Períodos Simples Revisão de erros Escrita em camadas 11 11

Ferramenta básica da NAVEGAÇÃO Apresentação dos Resultados Links Ferramenta básica da NAVEGAÇÃO Navegação Links padronizados em todo o sítio. Links internos: abertura na mesma janela. Links externos: abertura em janelas distintas. Identificação da natureza dos links (ppt., doc., pdf.). Caminho percorrido na forma de links (Bread Crumbs). Links Navegação LINKS devem ser consistentes, visíveis e claramente definidos. Estruturação dos menus: divisão de conteúdo para públicos-alvos. Criar “roteiro de navegação”: padronização visual das páginas. Utilização de rodapé e mapa do sítio navegáveis. 12 12

Apresentação dos Resultados Conteúdo Conteúdo PRINCIPAL FATOR DE ACESSO E RETORNO AO SÍTIO Importante: Alinhamento Estratégico Estruturação de acordo com o perfil e o público-alvo do sítio [Estruturação demanda muito esforço e investimento] Melhorias nas categorias podem influenciar positivamente o Conteúdo: Textos Linguagem Links Navegação Peso Transmissão do conteúdo de forma adequada Links e menus direcionam o conteúdo de forma adequada Acesso ao conteúdo

Apresentação dos Resultados Página Inicial PRIMEIRA IMPRESSÃO DO USUÁRIO Página Inicial Destaque dos principais conteúdos contidos no sítio: influência de todas as categorias Muitas categorias influenciam a Página Inicial: Esforço e investimento para melhorias. Ganhos rápidos: Foco na simples estruturação, adequação e redesenho das páginas internas.

Apresentação dos Resultados Cada categoria da análise de usabilidade representa um conjunto de critérios A categoria Interação não apresenta critérios estabelecidos. O Peso é dividido por página inicial e interna. A Busca é categorizada por simples e/ou avançada Público-alvo Atualização Manutenção Organização Objetividade Camadas Legibilidade Concisão Revisão Identificação das páginas Padronização Visual Mapa do Sítio Menu Conteúdo Texto Navegação Design Marca e Missão Estruturação Consistência Adequação Rótulos Visualização Esquema de cores Consistência Página Inicial Linguagem Links

Conclusão Seguir boas práticas de Usabilidade ainda é essencial para a criação e desenvolvimento de sítios No entanto... ... o aprimoramento da Usabilidade deve ser acompanhado pelas TENDÊNCIAS DE INOVAÇÃO NESTE NOVO AMBIENTE [WEB 2.0.] 16 16

Uma nova realidade Web 2.0

Blog Canal informal de comunicação entre membros selecionados (blogueiros) e outras pessoas.

Comunidades Grupos de usuários específicos que trocam informações, tarefas e conhecimentos entre si.

Wiki Página com conteúdo que pode ser modificado por determinados usuários. Um artigo dinâmico.

Base de conhecimento Espaço para compartilhamento de melhores práticas, lições aprendidas, relatórios de plantio, relatórios de safra, normas regulatórias, legislação, etc.

podCast Espaço para compartilhamento de áudio, os mais diversos assuntos podem ser transformados em arquivos de podcast

Por Fim As inovações da web, invariavelmente acabam virando realidade nas organizações e na vida das pessoas, podemos usar isso para atender mais e melhor nosso cliente/cidadão