Semana de Planejamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Pedagogia da pesquisa-ação
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Plano de Trabalho Docente
26/10/2009Centro Universitário Franciscano Estudos Socioeconomicos I 1 O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades,
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Afinal, o que é Planejamento?
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
A Gestão participativa
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Projeto Político Pedagógico
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Plano, Projeto e Programa FSV – Faculdade Salesiana de Vitória Disciplina: Adm. e Planejamento em Serviço Social II Docente: Juliane Barroso.
Revisita ao PPP.
Faculdade Católica Salesiana do Espírito santo Disciplina: Planejamento e gestão em serviço sociais II Docente: Juliane Barroso.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Semana de Planejamento - 2009

Semana de Planejamento - 2009 1º momento 1ª atividade – leitura ou apresentação livre do texto introdutório Sensibilização 01.

Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Semana de Planejamento - 2009 Texto Sensibilização 01 Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Vivemos a época da "cultura de projeto" em nossa sociedade, onde as condutas de antecipação para prever e explorar o futuro fazem parte de nosso presente. Essa influência do futuro sobre nossas adaptações cotidianas só faz sentido se o domínio que tentamos desenvolver sobre os diferentes espaços cumpre a função de melhorar as condições de vida do ser humano. Portanto, foi a partir desse pensar inicial que surgiu este texto, com o objetivo de melhor compreender o significado e o processo do projeto pedagógico.

Não serão permitidas duas estratégias iguais. Semana de Planejamento - 2009 2ª atividade – divisão aleatória do grupo em 5 (cinco) subgrupos. Cada subgrupo escolherá um dos 5 (cinco) trechos do texto Projeto Pedagógico: um estudo introdutório, fará a leitura e debate sobre o texto, e, a seguir, criará uma apresentação para o conteúdo estudado, de forma criativa e diferenciada dos outros subgrupos. Não serão permitidas duas estratégias iguais. Para incentivar o trabalho criativo, sugerimos o sorteio ou a eleição entre várias possibilidades: paródia, teatro, HQ, cartaz interativo, mímica, jogral, frase amontoada.

Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Semana de Planejamento - 2009 Texto Subgrupo 01    Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Partindo do óbvio, como sugere Gadotti (2001), a palavra projeto vem do verbo projetar, lançar-se para frente, dando sempre a ideia de movimento, de mudança. A sua origem etimológica, como explica Veiga (2001, p. 12), vem confirmar essa forma de entender o termo projeto que "vem do latim projectu, particípio passado do verbo projecere, que significa lançar para diante". Na definição de Alvaréz (1998) o projeto representa o laço entre presente e futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro.

Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Semana de Planejamento - 2009 Texto Subgrupo 02    Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Segundo Gadotti (cit por Veiga, 2001, p. 18),       Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.

Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Semana de Planejamento - 2009 Texto Subgrupo 03    Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Para André (2001, p. 188) o projeto pedagógico não é somente uma carta de intenções, nem apenas uma exigência de ordem administrativa, pois deve "expressar a reflexão e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola, no sentido de atender às diretrizes do sistema nacional de Educação, bem como às necessidades locais e específicas da clientela da escola"; ele é "a concretização da identidade da escola e do oferecimento de garantias para um ensino de qualidade".

Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Semana de Planejamento - 2009 Texto Subgrupo 04    Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico       é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição (p. 143).

Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Semana de Planejamento - 2009 Texto Subgrupo 05    Projeto Pedagógico: um estudo introdutório  O projeto pedagógico não é modismo e nem é documento para ficar engavetado em uma mesa na sala de direção da escola, ele transcende o simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversificadas, pois é um instrumento do trabalho que indica rumo, direção e construído com a participação de todos os profissionais da instituição.

Semana de Planejamento - 2009 2º momento 1ª atividade – apresentação livre ou debate sobre a gravura Sensibilização 02.

Gravura Sensibilização 02 Semana de Planejamento - 2009 Gravura Sensibilização 02 http://adwebfreak.wordpress.com/2007/03/21/top-planejamento-dia1/

Semana de Planejamento - 2009 2ª atividade – retomada das atividades do momento anterior e apresentação dos 5 (cinco) subgrupos.

Semana de Planejamento - 2009 3º momento 1ª atividade – apresentação livre ou debate sobre o texto Sensibilização 03.

O surgimento do planejamento urbano Renato Saboya Semana de Planejamento - 2009 Texto Sensibilização 03 O surgimento do planejamento urbano Renato Saboya O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades, tanto aqueles não resolvidos pelo urbanismo moderno quanto aqueles causados por ele. A expressão “planejamento urbano” vem da Inglaterra e dos Estados Unidos, e marca uma mudança na forma de encarar a cidade e seus problemas.

Portanto, a cidade passa a ser vista como o produto Semana de Planejamento - 2009 Uma modificação importante refere-se ao reconhecimento do fenômeno urbano como algo dinâmico, o que leva a encarar a cidade como resultado de sua própria história e como algo que está, de alguma maneira, evoluindo no tempo. Portanto, a cidade passa a ser vista como o produto de um determinado contexto histórico, e não mais como um modelo ideal a ser concebido pelos urbanistas (KOHLSDORF, 1985).

Semana de Planejamento - 2009 Isso leva à segunda mudança introduzida pelo planejamento: a ênfase passa da busca pelo modelo de cidade ideal e universal para a solução de problemas práticos, concretos, buscando estabelecer mecanismos de controle dos processos urbanos ao longo do tempo. A cidade real passa a ser o foco, ao invés da cidade ideal. mesquita.blog.br/arquitetura-cidade-ecologica-lilipad

Semana de Planejamento - 2009 Outra mudança importante é a entrada em cena de profissionais de diversas áreas do conhecimento, cada um com a sua visão sobre os problemas da cidade. (...) Dentro dessa nova concepção, o planejamento pode ser definido como o processo de escolher um conjunto de ações consideradas as mais adequadas para conduzir a situação atual na direção dos objetivos desejados.

Semana de Planejamento - 2009 A Londres moderna à noite www.webluxo.com.br [...] uma mudança da velha ideia de planejamento como a produção de projetos para cidade desejada do futuro para uma nova ideia de planejamento como uma série contínua de controles sobre o desenvolvimento de uma área, auxiliados por mecanismos que buscam simular o processo de desenvolvimento de forma que esse controle possa ser aplicado. (HALL, 2002, p. 6)

Semana de Planejamento - 2009 Brasília todoprosa.blogspot.com Como questão de aprofundamento podemos exemplificar a questão do não planejamento: Brasília e suas Cidades Satélites. Ceilândia www.superbrasilia.com

construção do Planejamento? Semana de Planejamento - 2009 2ª atividade – retomada das apresentações do momento anterior e discussão orientada com base no questionamento abaixo: Segundo orientação do PDE Escola, a eficácia escolar está relacionada com os seguintes critérios: 1. Ensino e Aprendizagem 2. Clima Escolar 3. Pais e Comunidade 4. Gestão de Pessoas 5. Gestão de processos 6. Infra-estrutura 7. Resultados - Como eles aparecem na construção do Planejamento?

Semana de Planejamento - 2009 4º momento 1ª atividade – descontração e reflexão sobre a gravura Sensibilização 04.

Gravura Sensibilização 04 Semana de Planejamento - 2009 Gravura Sensibilização 04 - Você concorda com esse tipo de planejamento? Fernando Doege www.primeiromilhao.com/piadinha/

Semana de Planejamento - 2009 2ª atividade – retomada das atividades dos momentos já vividos e, nos mesmos subgrupos, analisar a Proposta Pedagógica do ano anterior em função dos itens apresentados no texto Projeto Pedagógico: um estudo introdutório, quanto às características e à execução.

Texto: Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Semana de Planejamento - 2009 Texto: Projeto Pedagógico: um estudo introdutório Deve apresentar as características: a) ser processo participativo de decisões; b) preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições; c) explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo; d) conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especifica; e) explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

d) ser construído continuamente, pois com produto, é também processo. Semana de Planejamento - 2009 Sua execução deve: a) nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem; b) ser exequível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação; c) ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola, d) ser construído continuamente, pois com produto, é também processo.

Semana de Planejamento - 2009 3ª atividade – apresentação das conclusões realizadas pelos 5 (cinco) subgrupos.