EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Especial Adaptação Curricular Supervisoras Rosana e Rosângela
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
AS TICS E A ESCOLA.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
QUANTAS BOLINHAS? JOGAR UMA DUAS ME AJUDE! TRÊS QUATRO CINCO SEIS SETE
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Avaliação da Aprendizagem em Processo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Nelma Cristina de Carvalho
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Como fazer essa atividade?
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Programa de Ensino e Proposta Pedagógica
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
Tecnologia de Informação e Comunicação. O blog foi criado pela acadêmica do 4º período de Letras Português/Inglês. Este blog foi desenvolvido em conjunto.
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Profa. Cristina Araújo de Farias
Atividade_3.8_MarciaCessel
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Planejamento da Rotina Semanal
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
Ano 2 Unidade 1.
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Abrir o Apetite Poético
EEF ALEXANDRE ANTONIOLLI FAXINAL DOS GUEDES-SC Professores: Helga Corrêa Dal Bó Marin Luzitan Orso Zancan escolaalexandreantoniolli.blogspot..com.
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Gênero textual l d P sugestões CRIAÇÃO : Profª Sheila.
Formação continuada 3º Encontro
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga PROJETO: PARLENDAS EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga Profª. Rosana R. V. Fernandes - POIE

JUSTIFICATIVA Por ser a PARLENDA um gênero textual com ritmo e sonoridade que atrai a criança, favorece sua aprendizagem da escrita e da leitura. De forma lúdica amplia suas formas de comunicação e expressão. O projeto visa integrar, na informática, os trabalhos realizados na sala de aula pelas professoras dos 1ºs anos. Propicia, também, a oportunidade do uso do programa PowerPoint nas séries iniciais.

Público Alvo: Alunos dos 1ºs anos do ensino fundamental.

Objetivos: Ampliar o repertório de Parlendas – ouvir e cantar Parlendas; Desenvolver a oralidade; Utilizar o programa PowerPoint para desenvolver habilidades de leitura e escrita; Utilizar o programa PowerPoint para desenvolver habilidades de digitação e ortografia. Utilizar recursos do teclado (letras maiúsculas e minúsculas, acentuação, espaçamento, etc) e do mouse.

Metodologia: Antes: Atividades (variadas) desenvolvidas em sala de aula pelas professoras dos 1ºs anos.

Metodologia: Durante: Na aula de informática: ouvir e cantar Parlendas. Assita aos vídeo no Youtube: 1A_PARLENDAS 1A_LÁ EM CIMA DO PIANO 1A_DE PULAR CORDA 1B_CORRE-COTIA 1B_LÁ EM CIMA DO PIANO 1B_DE PULAR CORDA 1C_CORRE-COTIA 1C_DE RODA Ou acesse o Blog do Álvares de Azevedo

Metodologia: Durante: Na aula de informática: digitar no PowerPoint Parlendas utilizando os recursos do teclado e do mouse.

UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ TRÊS, QUATRO, FEIJÃO NO PRATO CINCO, SEIS, FALAR INGLÊS SETE, OITO, COMER BISCOITO NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS

HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO O CACHIMBO É DE OURO, BATE NO TOURO, O TOURO É VALENTE, BATE NA GENTE, A GENTE É FRACO, CAI NO BURACO, O BURACO É FUNDO, ACABOU-SE O MUNDO.

O MACACO FOI A FEIRA NÃO TEVE O QUE COMPRAR COMPROU UMA CADEIRA PRA COMADRE SE SENTAR A COMADRE SE SENTOU A CADEIRA ESBORRACHOU COITADA DA COMADRE FOI PARAR NO CORREDOR.

SUCO GELADO CABELO ARREPIADO QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO SUCO GELADO CABELO ARREPIADO QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO? A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

FECHAMENTO: Impressão dos trabalhos digitados e publicação dos vídeos na Internet (Youtube e Blog da escola).

BIBLIOGRAFIA: Cadernos de Apoio e Aprendizagem – Língua Portuguesa - 1º ano – Volume 1 – SME. Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever – Tecnologias na Educação – SME.

PROFESSORAS ENVOLVIDAS Na sala de aula: Profª. Eliane Urol Turco de Almeida Profª. Leticia Carvalho de França Profª. Márcia Regina Ferreira Faria Na sala de informática: Profª. Rosana Rodrigues Vieira Fernandes (POIE)