Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
8 DE OUTUBRO DE 2016 A Bíblia e o dinheiro Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da.
Advertisements

“SUA VIDA É UMA ATRIBUIÇÃO TEMPORÁRIA”
29 DE OUTUBRO DE 2016 A gratidão e o dinheiro Porque o serviço dessa assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças.
CLICAR “Pois a palavra de Deus “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
O perigo da rebeldia 4 DE MARÇO DE 2017
Um povo que celebra 28 DE JANEIRO DE 2017
Um novo estilo de vida 4 DE FEVEREIRO DE 2017
Exercício do conserto 30 DE SETEMBRO DE 2017
Sede inesgotável da Palavra
Amor que restaura amizades
Nova geração, antigos pecados
Uma igreja carente de cura
Exercício da solitude 16 DE SETEMBRO DE 2017
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
Exercício da vigilância
A perceptível presença de Deus
O privilégio de servir a Cristo
Lição 9 “Salvos pelo sangue”.
Lição 12 “Enfim, livres do pecado!”.
Lição 11 “Vida após a morte?”.
O Criador e o dinheiro 1 DE OUTUBRO DE 2016
A promessa: descendência e terra
Você se lembra do melhor dia da sua vida. Qual foi esse dia Você se lembra do melhor dia da sua vida? Qual foi esse dia? O dia do casamento?
PROPOSTA DE DEUS 28/04/2010 Clicar.
Lição 5 Muros vêm abaixo.
Lição 2 Uma nova chance.
Lição 4 Prepare-se para a guerra.
Orientações ao professor
Lição 10 Tempo de descanso.
Orientações ao professor
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Lição 13 Desejo insaciável pela oração.
Uma igreja carente de cura
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
Dinâmica para os Jovens
Lição 04 O que é igreja missional?
Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16.
Lição 03 Israel, o povo da missão
Lição 9 A guerra não acabou.
Lição 05 Como guardar o sábado?. Lição 05 Como guardar o sábado?
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
LIÇÃO 3 A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A MOISÉS
EPÍSTOLA DE HEBREUS 1ª parte. EPÍSTOLA DE HEBREUS 1ª parte.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Lição 12 Avivamento missionário
Orientações ao professor
1.
Lição 13 A missão foi realizada
Bençãos e expectativas
Lição 02 O quarto mandamento. Lição 02 O quarto mandamento.
Lição 10 O sábado foi abolido?. Lição 10 O sábado foi abolido?
Lição 03 Liderem com exempo. Lição 03 Liderem com exempo.
Lição 06 Tenham esperança. Lição 06 Tenham esperança.
Lição 12 Para sempre sábado. Lição 12 Para sempre sábado.
Lição 04 Fiquem firmes. Lição 04 Fiquem firmes.
Lição 11 Os opositores da missão
Lição 02 Sejam engajados. Lição 02 Sejam engajados.
Lição 12: As marcas do evangelho
Santidade e vida cristã
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Lição 11: O próximo e o evangelho
Lição 09: O legalismo e o evangelho
Lição 08: A liberdade do evangelho
Lição 06 O abençoado descanso. Lição 06 O abençoado descanso.
Transcrição da apresentação:

Lição 11 Um repouso sabático

Objetivo Refletir sobre o significado da expressão “repouso de Deus”, que aparece em Hebreus 4, e explicar a relação do sábado com o descanso espiritual que temos em Cristo, por meio da salvação.

Texto-base Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. (Hb 4:9- 10)

Introdução Embora o foco do ensino dessa passagem (Hb 4:9-10) não seja a doutrina do sábado em si, mas o descanso espiritual que temos em Cristo, por meio da fé, para ilustrar o seu ensino, o autor lançou mão de um princípio bastante comum aos seus leitores cristãos: o descanso no sétimo dia.

I. PARA ENTENDER Quando a Carta aos Hebreus foi escrita, havia cristãos com crise de fé, pensando em abandonar o evangelho e deixar o descanso que ele oferece, para voltar ao judaísmo.

I. PARA ENTENDER 1. O descanso na criação: Quando o autor do texto trata sobre entrar no descanso de Deus (Hb 4:1,10), está evocando uma ideia do Antigo Testamento, cuja base principal é o repouso de Deus, após concluir a criação, em Gênesis 2:2-3.

I. PARA ENTENDER 2. O descanso em Canaã: O convite de Deus para entrar em seu repouso ecoa por toda a história de Israel. A entrada em Canaã é um sinal disso. Havia uma promessa a Abraão e seus descendentes, e, após séculos de escravidão e décadas de peregrinação, os israelitas poderiam descansar na terra prometida.

I. PARA ENTENDER 3. O descanso em Cristo: O autor de Hebreus está trazendo uma revelação mais ampla do significado desse repouso que o Senhor almeja para seu povo. Certamente, não é uma herança material, mas espiritual. É um repouso de fé ou um descanso em Deus, que é a salvação encontrada em Jesus Cristo.

I. PARA ENTENDER 4. O descanso no porvir: Ao dizer que ainda resta um descanso para o povo de Deus (Hb 4:9) e ao exortar os leitores a serem diligentes para não se desviarem da fé (Hb 4:10-11), o autor de Hebreus está destacando um aspecto futuro desse descanso.

Questões do estudo

Questões do estudo 01. Após ler o item 1 e Gn 2:1-3; Hb 4:1,10, responda: O que está por trás da expressão: “entrar no descanso de Deus”, usada pelo autor de Hebreus? O que isso tem a ver com o descanso na criação? 02. Leia Hb 3:10-11, 4:1-7; Sl 95:7-11; Êx 5:15, o item 2 e comente sobre o descanso em Canaã. De que forma a geração do êxodo falhou, diante da promessa do descanso? 03. Com base em Hb 4:1-3,9,10; Mt 11:28-30 e no item 3, responda: O que você sabe sobre o descanso espiritual que temos em Cristo, por meio da salvação? Por que o sábado é um retrato desse descanso? O que devemos celebrar, no dia do Senhor? 04. O que podemos dizer sobre o descanso no porvir? O que o sábado tem a ver com o descanso na criação, em Canaã, em Cristo e no porvir? Baseie-se no item 4; Ap 14:13; Hb 11:9-11.

O sábado é um dia para celebrarmos nossa libertação. II. PARA PRATICAR O sábado é um dia para celebrarmos nossa libertação. Não é sem razão que o quarto mandamento nos ordena a relembrar não só da criação, mas também da libertação (Êx 20:11; Dt 5:15). Esse é um dia para celebrar. Adore o seu Criador, pois você é alvo do amor e dos planos dele para a sua vida. Celebre a salvação e as bênçãos alcançadas por causa da cruz. 05. Em que sentido o sábado aponta para o passado, o presente e o futuro? Este tem sido um dia de celebração para você? Leia Dt 5:15.

2. O sábado é um dia para renovarmos nossa esperança. II. PARA PRATICAR 2. O sábado é um dia para renovarmos nossa esperança. Enquanto Jesus não voltar, o sábado é como um oásis no deserto para o cristão. É uma pausa para retomar o fôlego, em meio à guerra. Este dia nos lembra de que muito em breve nosso repouso será pleno e eterno. 06. O que significa dizer que o sábado é um dia para renovar nossa esperança? O sábado tem sido, para você, um oásis no deserto e uma pausa para retomar o fôlego?

Desafio da semana Hebreus 4:1-11 nos ensina que o sábado, além de ser um memorial que aponta ao Éden, é também um retrato do descanso em Cristo por meio da salvação. Ao guardarmos o sábado, devemos celebrar a salvação que temos em Jesus Cristo, em quem encontramos o descanso para a nossa alma, pois estávamos cansados e sobrecarregados, mas ele nos aliviou (Mt 11:28-30). Além disso, no sábado, devemos fortalecer nossa esperança na eternidade, na certeza de que o nosso descanso será pleno e eterno, pois teremos concluído todas as nossas obras e entraremos, de fato, no descanso de Deus, como ocorrido na Criação. Que impacto esse ensino deve causar em nossa maneira de guardar o sábado? Reflita sobre isso. Esse é o nosso desafio.

Próximo estudo Lição 12 Para sempre sábado