Proposta de aprendizagem de Tarô utilizando a Internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

Patologia da aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem?
NOME,MARCA,IDENTIDADE E IMAGEM
Dinâmica e Gênese dos Grupos
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
A iniciação humana Da análise a síntese, sem esquecer que
Prof.a Andréia Chagas Pereira
GESTAR II PORTFÓLIO.
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Lágrimas da Depressão Letícia Thompson.
Caminhando na direção da Luz Ensinamentos de El Morya
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach Curso Técnico Enfermagem
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Aprender com jogos e situações-problema
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Dimensionamento das aulas da SIM – 27/03/2011
MEDITA E OUVE MEIMEI Formatação/Slides cidaranha CLICAR.
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
QUANDO SERÁ QUE ESTAREMOS PRONTOS PARA FALARMOS DOS DESEJOS QUE NOS PERMEIA INCONSCIENTEMENTE AINDA.... Já está Na sombra; em transição !! DISPOSIÇÕES.
COM O APOIO DE: Inovação do Automóvel à Velocidade do Ambiente INAVA.
Um Tratado sobre Magia Branca O Caminho do Discípulo 204
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Teorias da Aprendizagem
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Metodologia Científica
O processo de decisão de compra
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
SISTEMAS OPERACIONAIS I
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Educação de Essencialidades. Há continuidade em nós!!! Vamos conecta la.
INICIANDO O PROJETO PROJETO DE ARQUITETURA 3
Harmonização com o Caminho das Duas Colunas 11:11 Que conduzem ao Templo Etéreo do Oráculo da Taro Clique para prosseguir.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
AVALIAR PARA PROMOVER: AS SETAS DO CAMINHO
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
Noosfera Noosfera A Esfera do Pensamento Humano A Esfera do Pensamento Humano Theilhard de Chardin.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
L i g u e o S o m TALVEZ... "Talvez eu venha a envelhecer rápido demais. Mas lutarei para que cada dia t enha valido a pena. Talvez eu sofra inúmeras.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
As Etapas da Pesquisa - TCC
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Por que o jornal na escola?
Endereço da Felicidade
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Capítulo 7 - Introdução Ao elaborar sua defesa contra a acusação de que estava desvalorizando a lei, Paulo demonstra três atitudes que o ser humano tem.
MEU ESTIL0 DE SER NO MUNDO CIRCUNDANTE (Norma Aparecida Silveira de Moraes) “No palco da vida, cada um escreve a sua história e sua subjetividade, representando.
Aprendizagem da matemática
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
LIÇÃO 6 A LEI, A CARNE E O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
Workshop Tarô prático.
Transcrição da apresentação:

Proposta de aprendizagem de Tarô utilizando a Internet Objetivos estabelecidos: Conhecer um pouco da história e origem do Tarô. A simbologia das cartas. Os tipos de Tarô existentes. Os métodos de consulta. A leitura e interpretação das cartas em uma situação. Observação do estilo de aprendizagem. Ações realizadas: Cartas do Tarô de Arthur Edward Waite Consulta a materiais disponíveis em sites especializados. Realização de um curso on-line. Consultas de Tarô on-line. Tentativas de leitura e interpretação. Realização de uma consulta a uma taróloga para observação dos aspectos inseridos na consulta, e ainda, levantamento de informações a respeito do seu aprendizado.

História e origem do Tarô Existem muitas suposições a respeito da origem do Tarô. Egito, China ou Índia. Registro mais antigo – séc. XIV, França, Tarô de Gringonneur (Jacquemin Gringonneur). Contribuição de Carl Gustav Jung Teoria da sincronicidade - a ocorrência simultânea de um estado psíquico com um ou mais eventos externos, que fazem paralelos significativos do momento. Teoria do inconsciente coletivo - o Tarô estende a ponte entre o consciente e o inconsciente, driblando com símbolos nossas certezas e defesas. Extrai do inconsciente para a superfície da consciência os elementos necessários à compreensão de determinado problema.

A estrutura do baralho Composto de 78 cartas, denominadas arcanos. 22 arcanos maiores Representam o mundo das idéias e das possibilidades. As energias que envolvem uma situação. Designam a vontade humana, seus anseios, idéias, potencialidades, probabilidades. Estão ligados a alma, espírito ou destino. 56 arcanos menores Simbolizam o mundo das formas e conclusões. O modo como as energias que envolvem uma situação irá se materializar. Determinam a direção e os objetivos. Realização. Na estrutura do Tarô as são ordenadas num esquema evolutivo que ilustra as variadas etapas emocionais e materiais que o homem pode experimentar em sua vida.

Tipos de baralho Tarô de Marselha Tarô Egípcio Baralho Cigano A morte As transformações As vitórias O carro A força A magia

Tarô de Marselha O Mago A Sacerdotisa A Imperatriz O Imperador O Papa Os Enamorados O Carro A justiça O eremita A roda da fortuna A força O enforcado A morte A temperança O diabo A torre A estrela A lua O sol O julgamento O mundo O louco

Tarô Egípcio O louco O mago A sacerdotisa A imperatriz O imperador O hierofante Os amantes O carro A justiça O eremita A roda da fortuna A força O enforcado A morte A temperança O diabo A torre A estrela A lua O sol O julgamento O mundo

Baralho Cigano O Mensageiro Os Obstáculos  O Mar  O Equilíbrio A Árvore Os Ventos O Arco-Íris As Perdas A Chuva As Transformações A Magia As Alegrias A Criança As Armadilhas As Falsidades A Sorte As Novidades O Aliado A Espiritualidade As Ervas As Pedras Os Caminhos Os Desgastes Os Sentimentos As Alianças Os Livros O aviso  O Cigano A Cigana Os Rios O Sol As Honrarias As Soluções A Matéria A Segurança As Vitórias

Diferentes versões do Tarô Egípcio

Alguns métodos de consulta Tiragem de carta única Tiragem por três arcanos Oferece resposta a uma pergunta específica, considerando os fatores do passado, o presente e o futuro. Oferece resposta a uma pergunta específica. Passado Presente Futuro Cruz de Celta Mandala Conselho 10 Futuro (atemporal) 3 Origem 9 Obstáculo 1 5 6 2 8 Síntese Passado Futuro 4 Questionamento 7 Psique Desconhecido

Resultados Curso on-line – Tarô de auto-ajuda E-book A realização do curso me permitiu sair do estágio zero de conhecimento a respeito do Tarô, porém o curso é bastante superficial e pouco atrativo. E-book A aquisição de um e-book não acrescentou muito no processo de aprendizagem de Tarô. As informações contidas no mesmo já haviam sido obtidas em outras fontes e não tive paciência para lê-lo na tela, uma vez que não permitia impressão. Consulta a Taróloga A visita a uma taróloga me deixou um pouco mais confusa a respeito do assunto. Pois muitas das observações e constatações que fiz não condiziam com o que havia estudado até então. Por exemplo, o uso de 3 tipos de baralhos, métodos de consultas próprios, forte valorização dos aspectos espirituais. O reflexo do estilo de aprendizagem O estilo cognitivo Analítico/Verbal pareceu ficar bastante evidente no processo de aprendizagem. Confiabilidade das informações Uma boa parte das informações encontradas sobre os Arcanos maiores me pareceram divergentes e não complementares. Algumas a respeito dos métodos de consulta também eram conflitantes.

Conclusões O simples acesso a informação não leva necessariamente a construção de um conhecimento significativo. O acesso a informação me permitiu avançar alguns níveis, mas tive a sensação de que meu conhecimento ficou estagnado em um determinado nível. Necessidade de outros estímulos, informações ou interações para poder avançar. O resultado não atingiu minhas expectativas, pois pretendia aprender a ler e interpretar as cartas e não apenas aprender sobre o Tarô.