CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

FASCÍCULO 1 NÚMEROS NATURAIS Parte 2.
E. M. Altina Olívia Gonçalves
Perímetros e Áreas de Figuras Planas
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
Trabalhando Figuras Planas No Graphmática
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
GEOMETRIA.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
REA Tipos de Simetria.
Construindo números Decimais com o material dourado
Arte com Cabri Géomètre II
Entendo os números inteiros
Endereços Úteis
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
Irete Stein Samara Vendramin Pieta
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
Matemática – Aula 3 Frações Adição – Subtração – Multiplicação e Divisão Prof. Procópio.
Análise de modelos matemáticos por meio de simulações computacionais
LABMAT Mat. p Conj Blocos Lógicos sugestões
Percepção do Espaço Pela Criança
Semana 12 Proporcionalidade e suas aplicações Objetivos:
Usando Microsoft Access 2010
Encontro com Orientadores Pedagógicos
FORMAS GEOMÉTRICAS Círculo Quadrado Triângulo.
Desenvolvimento do conceito de número no 1.ºano
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
GEOGEBRA NA SALA DE AULA
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Capítulo 18 – Áreas do Triângulo, Losango e Trapézio
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
> Jogar > Como Jogar
ÂNGULOS Professora autora: Maria Helena Augusto Colégio Humboldt
BCC 101 – Matemática Discreta I
O TANGRAM E A GEOMETRIA Prática Pedagógica em Matemática 1 – UERJ
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
Prismas.
Equações algébricas e transcendentais
Unidade 1: Reflexão, translação e rotação
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
Projeto utilizando o ambiente computacional Logo.
Marcelo Manuel Ferreira Pinto
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 1ª Semana
Prof. Marcio Sandron.
Desenvolvimento do conceito
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 2ª Semana
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
REFLEXÃO.
Actividades com o Tangram
Construção de polígonos e Malhas
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Frações equivalentes.
TRÂNGULO DE PASCAL (ou triângulo aritmético)
MEDIDAS DE DISPERSÃO Profa Ana Clara Guedes. MEDIDAS DE DISPERSÃO Observe os dois quadros abaixo e compare a Dispersão dos pontos azuis, em torno do ponto.
Tangram.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Rodeia as duas frações equivalentes.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
Transcrição da apresentação:

CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA MATERIAIS MANIPULATIVOS NA MATEMÁTICA UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE: BLOCOS PADRÃO ATIVIDADES

MATERIAIS MANIPULATIVOS NA MATEMÁTICA A utililização de materiais didáticos nas aulas de matemática vem atender o pedido de acrescentar algo concreto em aulas tão abstratas. Porém, é necessário que se tenha um cuidado especial na utilização desses recursos. É necessário que o professor tenha domínio total do que está apresentando (aparece o problema da formação do professor). Durante a manipulação é proposta uma prática pedagógica na qual o aluno possa encontrar condições de reproduzir conhecimento, experimentar combinações, expressar-se livremente, desenvolver criatividade, resolver problemas e ampliar sua noção de mundo.

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE: BLOCOS PADRÃO As atividades com os Blocos Padrão permitem o desenvolvimento de exploração espacial, comparação, relação, discriminação, seqüência, envolvendo conceitos de frações e suas operações, simetria (reflexão, rotação e translação), perímetro e área.

ATIVIDADES Cobrir o espaço delimitado abaixo de duas maneiras diferentes: Aqui deve-se anotar o número de peças usadas e suas cores.

Frações com os blocos padrão: Quais das figuras abaixo podem ser cobertas com exatamente duas peças azuis? Portanto, a peça azul é metade de quais formas acima? ____________________

Você pode cobrir totalmente a figura abaixo com peças vermelhas Se for possível, com quantas peças? __________

Suponha que os blocos fossem feitos de ouro e pintados Suponha que os blocos fossem feitos de ouro e pintados. O que você escolheria: um azul ou três peças verdes?___________.Portanto, qual é maior, 1/3 ou 1/6?__________________ Use peças para mostrar que 1/3 e 2/6 cobrem a mesma parte, ou seja, são equivalentes. Use os blocos para mostrar que 1/6 + 2/6 = 3/6 ou ½.

Perímetro com os blocos padrão Considerando que o lado do triângulo verde é l unidade, qual o perímetro do hexágono, do trapézio, dos losangos azul e branco, do trângulo e do quadrado? Seqüências com os blocos padrão Usando apenas triângulos é possível construir outro triângulo eqüilátero? Fazer a representação com os blocos. Registrar os dados encontrados em uma tabela.

O texto apresentado inicialmente, assim como a proposta com Blocos Padrão e as atividades possuem como referência a apostila da Profa. Cármen Lúcia Brancaglion Passos.