Algumas atividades desenvolvidas no LEM no período 2000-2003 TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Algumas atividades desenvolvidas no LEM no período 2000-2003
LOGO E GEOMETRIA ANALÍTICA Segundo semestre de 2000 LOGO E GEOMETRIA ANALÍTICA Experiência na EsPCEx Construção interativa de conceitos utilizando o LOGO baseada nos conteúdos tradicionais do Ensino Médio Carga horária – 8 horas
Segunda Fase Atividades Encadeadas Biblioteca de Pequenas Rotinas Atividades intercaladas com aulas teóricas Transpor os conteúdos para os programas que cria
Objetivos Construir os conceitos da Geometria Analítica da reta no plano Desenvolver através da programação as competências relacionadas à investigação e compreensão preconizadas nos PCN Aumentar o grau de interação do aluno com o computador, habilitando-o para usos mais sofisticados
Primeiro semestre de 2001 – LOGO, POLINÔMIOS E EQUAÇÕES POLINOMIAIS Aplicar os mesmos pressupostos ao estudo dos polinômios e equações polinomiais Carga horária – 8 horas Duas partes
XV ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - 2001 Oficina - LOGO – Programando para construir conceitos Profa Lúci Rodrigues Carga Horária – 03 horas Proposta – Apresentar atividades com LOGO destinadas à quinta, sexta, sétima e oitava séries do Ensino Fundamental
XV ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - 2001 Oficina - Geometer’s Sketchpad – Um poderoso auxiliar na construção de conceitos de Geometria. Proposta – Introdução ao uso do Geometer’s Sketchpad, com sugestões de atividades para o Ensino Fundamental. Prof Wilson Roberto Rodrigues Carga Horária 03 horas.
XVI ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - 2001 Oficina – O LOGO como ferramenta de construção de conceitos matemáticos. Proposta – Apresentar sugestões de atividades para o Ensino Fundamental empregando o LOGO. Prof Carlos César Vitor Carga Horária 03 horas.
2002-2003 – A Resolução de Problemas em Ambientes Computacionais Mini-curso – 08 horas-aula Prof Wilson Roberto Rodrigues Experiências da EsPCEx e Escola do Sítio com propostas de atividades envolvendo três abordagens: Geometer’s Sketchpad Excel LOGO
Conclusão