Algumas atividades desenvolvidas no LEM no período

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Aprendendo Geometria com Sketchpad
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
MOMENTO DE REFLEXÃO.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Oficina – Matemática é MIL
Figuras e Sólidos Geométricos
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Liliani Lecco Dettogni
Projeto de reforço de Matemática
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Matemática Plano de curso Djalma Henrique.
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Comentários sobre os Cursos de Licenciatura em Computação. No slide a seguir, foram computados todos os cursos de formação de professores para a área.
Secretaria da Educação e Cultura
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Dimensões da Exclusão Educacional no Brasil
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Avaliação EE Padre Anchieta
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Portal Educacional Clickideia
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Primeira Atividade: 1996 INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA Curso de 32 horas destinados a Professores do Ensino Fundamental e Médio.
OBJETIVOS   Analisar a abordagem feita sobre “Transformações Geométricas no plano”. Planejar, justificar, elaborar, implementar e validar uma sequência.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Portal Educacional Clickideia
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
TURNO INTEGRAL.
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
Informática para o Ensino Médio
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
O que é o Geometer’s Sketchpad?
Leis de Kepler Geometre's Sketchpad
ESTÁGIOS.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
REFERENCIAIS CARTESIANOS A Geometria Analítica é um ramo da matemática que utiliza processos de álgebra e de análise matemática e que faz uma investigação.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
Documentos e Propostas legais
Cursos do Proinfo Integrado Introdução à Educação Digital Redes de Aprendizagem Elaboração de Projetos Tecnologia na Educação 2° Semestre 1° Semestre,
Transcrição da apresentação:

Algumas atividades desenvolvidas no LEM no período 2000-2003 TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Algumas atividades desenvolvidas no LEM no período 2000-2003

LOGO E GEOMETRIA ANALÍTICA Segundo semestre de 2000 LOGO E GEOMETRIA ANALÍTICA Experiência na EsPCEx Construção interativa de conceitos utilizando o LOGO baseada nos conteúdos tradicionais do Ensino Médio Carga horária – 8 horas

Segunda Fase Atividades Encadeadas Biblioteca de Pequenas Rotinas Atividades intercaladas com aulas teóricas Transpor os conteúdos para os programas que cria

Objetivos Construir os conceitos da Geometria Analítica da reta no plano Desenvolver através da programação as competências relacionadas à investigação e compreensão preconizadas nos PCN Aumentar o grau de interação do aluno com o computador, habilitando-o para usos mais sofisticados

Primeiro semestre de 2001 – LOGO, POLINÔMIOS E EQUAÇÕES POLINOMIAIS Aplicar os mesmos pressupostos ao estudo dos polinômios e equações polinomiais Carga horária – 8 horas Duas partes

XV ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - 2001 Oficina - LOGO – Programando para construir conceitos Profa Lúci Rodrigues Carga Horária – 03 horas Proposta – Apresentar atividades com LOGO destinadas à quinta, sexta, sétima e oitava séries do Ensino Fundamental

XV ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - 2001 Oficina - Geometer’s Sketchpad – Um poderoso auxiliar na construção de conceitos de Geometria. Proposta – Introdução ao uso do Geometer’s Sketchpad, com sugestões de atividades para o Ensino Fundamental. Prof Wilson Roberto Rodrigues Carga Horária 03 horas.

XVI ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - 2001 Oficina – O LOGO como ferramenta de construção de conceitos matemáticos. Proposta – Apresentar sugestões de atividades para o Ensino Fundamental empregando o LOGO. Prof Carlos César Vitor Carga Horária 03 horas.

2002-2003 – A Resolução de Problemas em Ambientes Computacionais Mini-curso – 08 horas-aula Prof Wilson Roberto Rodrigues Experiências da EsPCEx e Escola do Sítio com propostas de atividades envolvendo três abordagens: Geometer’s Sketchpad Excel LOGO

Conclusão