Uma análise da Trajetória de Jovens de classes populares de Sousas – Campinas/SP
Reconstruir as trajetórias de jovens das classes populares de Campinas Inserção no mercado de trabalho Escolarização
História Oral Múltiplas visões do passado Memória dos grupos dominados
6 entrevistas individuais 5 jovens 1 coordenadora Pedagógica Entrevista coletiva com grupo de jovens
Construção histórica e social
Como se estabelece a relação dos jovens pesquisados em relação ao trabalho? Quais as perspectivas de inserção no mercado de trabalho? Qual a importância que o trabalho tem em suas vidas e estratégias para se manter ou ascender no mercado de trabalho?
Heterogêneos Marcados pela precarização
Liberdade financeira e independência dos pais Ascensão social Vida digna Prazer
Quais são as possibilidades de os jovens construírem trajetórias de escolarização que possibilite acesso à cidadania ?
Aprendizagem Profissionalização Diploma Socialização Contradição: Não cidadania
Acesso a cidadania Trabalho qualificado Formação profissional pela escola