FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
Advertisements

Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GRADUAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO AO MEIO DIGITAL.
PAPEL SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO NA EDUCAÇÃO MÉDICA Francisco das Chagas de Souza Papel social: identidade ocupacional Trabalho: ocupação / profissão.
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
67. Conselho e Conferência Geral Bibliotecas e bibliotecários: fazendo a diferença na Era do Conhecimento IFLA Boston 2001: participação como bolsista.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
Centro de Ciências de Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
Referências.
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Sustentabilidade Introdução O que é Sustentabilidade?
Cursos de Informática - UNATI UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade.
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Acadêmico: Lourival Lacerda
A Tecnologia e o Desenvolvimento da Criança
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Universidade Federal de Santa Catarina
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Apresentador: Paulo de Bem
Sulamita M.S.Morini - Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: 3211.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO.
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
Universidade Federal de Santa Catarina
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005.
Fontes de Informação Utilizadas por Executivos
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia
Portal de Periódicos Capes HighWare Ursula Blattmann Florianópolis, 2004.
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
Criação de uma base de dados utilizando WinISIS intitulada: FRANCE
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia CIN5432 – CONTROLE DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO III Professora:
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
Disciplina: Fontes de Informação I
Os Astros.
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Introdução Introdução Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditos Referências.
CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO
METODOLOGIA DA PESQUISA
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Base de Dados da Biblioteca Alcídio Mafra de Souza Museu.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO – CIN CONSTRUÇÃO DE BASE DE DADOS.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN Gerenciador de Bases de Dados CDS/ISIS Professora:
UNIMINA S Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfolio Aluna: Tathiana Rabello Valentino Profª: Gilca Vilarinho Março/2006.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SEDIS - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO - PARNAMIRIM DISCIPLINA – SEMINÁRIO I PROFESSORES: DISCENTES:
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Professora : Gilca dos Santos Vilarinho 05/2007.
TIPOS DE ENSINO À DISTÂNCIA
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Mariza Mendes / Silene Kuin 1. Biblioteca universal Possui informações com as mais diversas abordagens Necessidade de tratamento das informações Mariza.
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.
Transcrição da apresentação:

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno Universidade Federal de Santa Catarina Mestrado em Ciências da Informação Disciplina: Fontes de Informação Professora: Dra. Úrsula Blattmann FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO “documento (ou pessoa) de que (m) se obtém informação” (FERREIRA, 2001, p. 354) Podem ser: Formais ou informais

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Fontes formais: demandam uma maior atenção, tempo e desgaste intelectual Fontes informais: são mais rápidas e exigem menos esforço; Porém, uma não anula a outra, ambas são importantes na construção do conhecimento.

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO O comportamento ou o tipo de necessidade de uso da informação delimita a quantidade de fontes a ser pesquisada, conforme exposto por Choo (2003, p. 115) “[...] uma pessoa num estado de espírito investigativo irá explorar mais fontes, enquanto uma pessoa numa atitude indicativa irá buscar informações que levem à conclusão da pesquisa ou à ação.”

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO E as crianças? Podemos supor que as crianças se enquadram na pessoa de atitude indicativa, visto que, recebem indicação de um assunto a ser pesquisado para cumprir sua tarefa escolar.

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Diante disto, quais as fontes de informação que elas procuram? Fontes informais: professor, bibliotecário, amigos, pais. Fontes formais: biblioteca escolar; internet...

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Na biblioteca escolar... JORNAIS ALMANAQUES REVISTAS LIVROS GIBIS ENCICLOPÉDIAS Cd´S MAPAS FITAS VHS CATÁLOGOS DICIONÁRIOS ATLAS LIVRO DIDÁTICO

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Na internet... Na internet encontramos muitas fontes de pesquisa sobre literatura infantil e literatura infanto-juvenil, fascinantes atrativos para as crianças e ricas informações para bibliotecários...

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Na internet... Catálogos e editoras: http://docedeletra.com.br/index.html http://www.objetiva.com.br/

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Na internet... Autores de livros infantis: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm http://www.ziraldo.com.br/ http://www.anamariamachado.com/home.php http://www.ricardoazevedo.com.br/index.htm

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Na internet... Pesquisa : http://www.educacional.com.br/home.asp http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/ http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/418 http://revistaescola.abril.com.br/home/home.shtml

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Considerações Finais: “aos usuários devem ser oferecidos a orientação necessária e o ambiente adequado para que eles possam usar, com liberdade e confiança, as fontes e os serviços de informação de sua escolha”. (IFLA, 2002).

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Fontes Bibliográficas CHOO, Chun Wei. Como ficamos sabendo – um modelo de uso da informação. In: __________. A organização do conhecimento. São Paulo: SENAC, 2003. FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS E BIBLIOTECAS. Manifesto da IFLA sobre a internet, 2002. Disponível em: < http://www.ifla.org/III/misc/im-pt.htm >. Acesso em: 01 mai. 2005.