OBJETIVOS   Analisar a abordagem feita sobre “Transformações Geométricas no plano”. Planejar, justificar, elaborar, implementar e validar uma sequência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Experiências Desenvolvidas pelo NTE Altamira
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Protótipo de Simulador de Elevadores
Natanael (njsj) Thiago (tan2) Rodrigo (rml2)
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ATAC III AMBIENTES TECNOLÓGICOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Teatro na Escola Jussara L. de Andrade.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Módulo de Ensino Inovador Quanto tempo o tempo tem? ATIVIDADE.
Estágios Supervisionados
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Curso de Capacitação Docente
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Informática na Educação
Algumas atividades desenvolvidas no LEM no período
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Características de um bom professor de biologia
Estetoscopus (12) Real Matismo (8) Só Canela Forte (6) Cirorgia (13) DST (11) Sobbota Pra Dentro (10) Tamufu (14) Manona Assassina (9) Handebol Masculino.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES NO PLANO:
Gerenciamento de Sala de Aula:
Apresentação da disciplina:
VI ENCONTRO GERAL DOS POLOS DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS (e) III ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE.
OS VÍDEOS DA TV ESCOLA E TV ABERTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Deise Kramer Lima Fernandes
Uma abordagem curiosa e divertida
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
ESCOLA MUNICIPAL ISAURO BENTO NOGUEIRA Diretora:Neide de Souza Coelho
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Matemática em Ambiente Computacional
AUXILIAR FINANCEIRO SENAC - BRUSQUE.
Autores: Everton Flávio Rufino Seára
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
O computador como Meio e como Fim...
Universidade Federal de Alagoas
Transcrição da apresentação:

GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS - uma Experiência na Escola Básica

OBJETIVOS   Analisar a abordagem feita sobre “Transformações Geométricas no plano”. Planejar, justificar, elaborar, implementar e validar uma sequência de atividades para docentes . Oferecer um curso de atualização aos professores da Escola Básica do município de Sombrio – SC. Estimular a argumentação em geometria em relação aos resultados obtidos nas práticas feitas com o software GeoGebra.

JUSTIFICATIVA Participar de uma pesquisa que trata da formação de professores, através da oferta de um curso, pode-se desencadear um processo multiplicador de uso de tecnologia na escola. Propor aos professores uma nova forma de trabalhar com a geometria na escola, usando a tecnologia informática, e em especial com o auxílio do software GeoGebra.

REFERENCIAL TEÓRICO Vygotsky sobre a construção do conhecimento. Balachef, Kaput e Gravina, no que diz respeito à tecnologia e aprendizagem da matemática. Duval sobre o pensamento em matemática

INSPIRADA NA METODOLOGIA DA PESQUISA ENGENHARIA DIDÁTICA: Análises Prévias, Concepção e Análise A priori, Experimentação, Análise A posteriori e Validação da Experiência.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA Primeiro encontro: apresentação do menu e familiarização com as ferramentas do software GeoGebra; Segundo encontro: Pavimentações no plano e as Transformações Geométricas; Terceiro encontro: Reprodução de Mosaicos; Quarto encontro: Mosaicos de Escher e as Transformações Geométricas; Quinto encontro: Organização das práticas dos professores Sexto encontro: Resultado das práticas dos professores

CRONOGRAMA Primeiro encontro-11/10/2011 :terça-feira -13h30min Segundo encontro- 20/10/2011: quinta-feira – 13h30min Terceiro encontro-25/10/2011:terça-feira – 8h Quarto encontro- 03/11/2011: quinta-feira – 13h30mim Quinto encontro- 08/11/2011:terça-feira-8h Sexto encontro- 30/11/2011: quarta-feira -19 h