PROPOSTA DE COMPONENTES DE UM MODELO DE USO GRATUITO (FREEWARE) BASEADO NA INTERNET PARA OPERAÇÃO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Fernanda Oliveira Granado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

BENCHMARKING.
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
Fernando Barlem Círia Orientador: Prof. Henrique Freitas
UFRGS APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS NA ADMINISTRAÇÃO: O CASO DE 3 SUPERMERCADOS Aluna: Lóren Pinto Ferreira Gonçalves Orientador: Professor.
Metodologia Científica
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Instituto de Pesquisas Eldorado
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
NOSSO VALOR NA TRANSFORMAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS...
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Clara Amelia de Oliveira
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Fernanda Oliveira Granado Orientador: Henrique Freitas
MÉTODO CIENTÍFICO.
Formas de Interação.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Museu Memórias de Alfabetização
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Modelos de Negócios.
INFORMAÇÕES INFORMAIS NA MONITORAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR DE TI Fernando Kuhn Andriotti Orientador: Henrique Freitas.
Ferramenta online de cotação destinada à Construção Civil
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
SIAFI SISTEMA INTEGRADO DE ADMINSTRAÇÃO FINANCEIRA - SIAFI
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
©Mestre: Guilherme Liberali Orientador: Henrique Freitas GESID/EA/PPGA/UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
Nome do Aluno Nome do (s) Orientador (es) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACE – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
Equipe Prof. Henrique Freitas
Planejamento Estratégico
Integração.
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
UFRGS Problemas e ações inerentes à adoção da tecnologia de informação: Um estudo em Cooperativas Agropecuárias. Aluno: Claudio Sonaglio Albano Orientador:
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
A ATIVIDADE DE PESQUISA: PESQUISAR O QUE É?
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
O Projeto de Pesquisa.
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Orçamento.
Transcrição da apresentação:

PROPOSTA DE COMPONENTES DE UM MODELO DE USO GRATUITO (FREEWARE) BASEADO NA INTERNET PARA OPERAÇÃO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Fernanda Oliveira Granado Orientador: Henrique Freitas PROPOSTA DE COMPONENTES DE UM MODELO DE USO GRATUITO (FREEWARE) BASEADO NA INTERNET PARA OPERAÇÃO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Fernanda Oliveira Granado Orientador: Henrique Freitas Porto Alegre, 18 de fevereiro de 2009

Agenda Introdução Elementos te ó ricos Objetivos M é todo Resultados esperados Contribui ç ões potenciais Cronograma

Mobilidade Como as pessoas estão envolvidas em diversas atividades e possuem várias responsabilidades na organização, torna-se necessário o poder de mobilidade e de trabalhar tanto síncrona quanto assincronamente, em locais diferentes e distantes. Nas pequenas empresas, geralmente, todos os sócios, diretores e gerentes precisam estar a par do que ocorre em todos os setores, seja em termos financeiros, de desenvolvimento de projetos, de andamento de negociações comerciais. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Virtualização nas organizações A organiza ç ão virtual tem surgido como um dos fenômenos mais pesquisados, tanto no contexto das rela ç ões interorganizacionais, assim como no das questões intraorganizacionais (SHEKHAR, 2006). Helms e Raiszadeh (2002) afirmam que, para atingir seus objetivos, muitas organiza ç ões estão explorando diversos n í veis de virtualiza ç ão ou de trabalho remoto facilitado pela tecnologia. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Elementos teóricos Tecnologias da comunicação e informação que permitem a comunicação e a cooperação remotas nas organizações (Adaptado de STEIL e BARCIA, 1999) A virtualização nas organizações. Modelos de negócio de empresas virtuais. Gestão da informação. Gestão de equipes virtuais. Controles de gestão. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Objetivo geral Propor componentes e ferramentas de um modelo que seja operado e esteja disponível na internet, de uso gratuito (freeware), estejam eles ou não integrados, e que facilitem a operação e a gestão de pequenas empresas de TI e de Consultoria gerencial, visando o compartilhamento de atividades e de responsabilidades e a transparência de gestão administrativo-financeira e de processos, no intuito de efetividade de resultados. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Ojetivos específicos Mapear atividades e controles de gestão mais críticos para sócios e staff gerencial de pequena empresa de TI e Consultoria que poderiam vir a ser virtualizados e compartilhados. Identificar ferramentas já existentes na internet, de uso gratuito, que viabilizem essa virtualização. Analisar a usabilidade de tais ferramentas. Consolidar um modelo baseado na internet, com base nas ferramentas identificadas. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Método Atividade de campo, num estudo de caráter exploratório, sendo que seu planejamento irá recorrer aos pressupostos e aos princípios de um quase-experimento em laboratório. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Atividade em laboratório Planejamento da atividade: –Um semestre – 14 encontros em laborat ó rio. –Alunos de gradua ç ão – 7 º semestre. –7 grupos (empresas simuladas – 2 ou 3 componentes em cada). –Objetivo de cada grupo: desenvolver solu ç ão para melhor gestão de uma pequena empresa fict í cia, de forma virtual, remota e compartilhada. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Laboratório: cronograma e diretrizes –Fase 1: mapear atividades e controles de gestão de uma pequena empresa que poderiam vir a ser virtualizados e compartilhados, e selecionar ferramentas já existentes. –Fase 2: a(s) ferramenta(s) selecionada(s) serão utilizadas, por meio de exercícios práticos de atividades do dia-a-dia da empresa, para que seja observada a sua usabilidade. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

–Fase 3: preparação de relatório detalhado e completo da atividade desenvolvida (modelo e seus componentes, ferramentas escolhidas e comparativo com concorrentes, telas, user, senhas, links, vantagens e desvantagens, facilidades, dificuldades, uso e utilidade, visão crítica, etc.). Laboratório: cronograma e diretrizes Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Laboratório: fase 3 Relat ó rio: modelo consolidado

Avaliação da atividade Ao final da experiência, dois instrumentos serão aplicados ao grupo de alunos, a fim de se poder identificar os principais resultados e benefícios do experimento. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Instrumento 1 Embasamento nos principais temas abordados no referencial teórico do trabalho (virtualização nas organizações, gestão da informação e do conhecimento, gestão de equipes virtuais, etc.). 1) Como definiram o modelo consolidado e seus componentes? 2) Se basearam em alguma fonte, texto? Qual? 3) Das ferramentas utilizadas, quais as 2 que mais agregaram valor para facilitar a coordenação e a atividade do corpo gerencial? Por quê? Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Instrumento 1 4) Quais foram as principais dificuldades e facilidades encontradas durante a utilização das ferramentas? 5) De que forma o uso das ferramentas facilitou (ou vai facilitar) a vida de cada um e a do grupo (ou staff gerencial)? 6) Para o grupo, qual o valor acadêmico da experiência realizada em laboratório neste semestre? 7) Para o grupo, qual o valor gerencial aplicado da experiência realizada em laboratório neste semestre? Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Instrumento 2 Terá a intenção de verificar pontos de quatro grandes pilares do estudo: Modelo consolidado dos 7 grupos. Cada componente do modelo (tabelas comparativas de concorrentes - vantagens desvantagens). Uso (facilidades e dificuldades) - utilidade potencial, finalidade, diretrizes comuns, conteúdo. Implicações gerenciais e acadêmicas retiradas da experiência. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Instrumento 2 1) Na opinião do grupo, existe mesmo, hoje, nas organizações, essa necessidade de virtualização das atividades e dos controles? Por quê? 2) É mesmo importante que tudo possa ser visto e realizado síncrona e assincronamente? Por quê? 3) A utilização das ferramentas escolhidas facilitou a gestão da informação e do conhecimento da empresa? 4) Por que, em uma pequena empresa de TI e Consultoria, a gestão da informação é importante? Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Instrumento 2 5) Como vocês poderiam avaliar o trabalho em equipe que foi realizado de forma virtual? Ele aconteceu de maneira simples e fácil? 6) As ferramentas realmente facilitaram esse trabalho? 7) Na visão do grupo, seria viável, atualmente, que uma pequena empresa da área de TI trabalhasse com o modelo que foi criado (na web, gratuito, etc.) na experiência em laboratório? Por quê? Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Complemento de Informação –Experiência de jovens gerentes –Experiência vivenciada Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Resultados esperados A intenção é que, ao final do trabalho, surjam componentes de um modelo ou ambiente consolidado para uma operação e gestão virtual, destinados principalmente ao auxílio a empresas de pequeno porte na obtenção de efetividade, compartilhamento e transparência na realização de suas atividades. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma

Contribuições potenciais O modelo ou ambiente consolidado para uma gestão virtual pode vir a ser uma grande contribuição para empresas de pequeno porte que ainda não se utilizam de ferramentas virtuais. Identificar o que se pode alcançar em termos de melhorias para o processo de trabalho dos colaboradores, do corpo gerencial e societário de pequenas empresas, por meio da virtualização de operações e da gestão. Outros estudos também poderão deste derivar, com aprofundamento e também experiências com outros públicos ou amostras. Introdução Elementos teóricos Objetivos Método Resultados Contribuições Cronograma