UFRGS - GMAp RODADA TEMÁTICA SETORIAL CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE EMBARCAÇÕES NA BACIA DO SUDESTE INTERNAVE 18.12.2007
ORÇAMENTO DA EMBARCAÇÃO NOVA EQUIVALENTE GRUPO 01 – ESTRUTURA DO CASCO. GRUPO 02 – ACESSÓRIOS DO CASCO. GRUPO 03 – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. GRUPO 04 – REDES E INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS. GRUPO 05 – INSATALAÇÕES ELETRO-ELETRÔNICAS. GRUPO 06 – INSTALAÇÕES DE CÂMARA. GRUPO 07 – SALVATAGEM E MARINHARIA. GRUPO 08 – TRATAMENTO ANTICORROSIVO E PINTURA. GRUPO 09 – DESPESAS DE PRODUÇÃO. GRUPO 10 – DESPESAS INDIRETAS E TAXAS.
FATORES DE AJUSTE RELATIVOS À IDADE (Pontos percentuais a deduzir) TEMPO DECORRIDO DESDE A CONSTRUÇÃO OU DESDE UMA INTERVENÇÃO SIGNIFICATIVA: Até dois anos. Três e quatro anos. Cinco e seis anos. Sete e oito anos. Nove e dez anos. Onze anos em diante. (máximo de pontos a deduzir: 25)
FATORES DE AJUSTE RELATIVOS AO PROJETO E À CONSTRUÇÃO (Pontos percentuais a deduzir) ANÁLISE DO PROJETO E DA CONSTRUÇÃO: Porte adequado às características da hidrovia (sim ou não). Construção criteriosa e de acordo com o projeto (sim ou não). MATERIAIS E EQUIPAMENTOS EMPREGADOS: Novos. Usados. Inadequados. MOTOR PRINCIPAL INSTALADO: Fabricação seriada. Fabricação unitária. POTÊNCIA INSTALADA: Potência adequada (entre 3,5 e 4,5 TPB / HP) Potência acima da adequada. Potência abaixo da adequada.
FATORES DE AJUSTE RELATIVOS AO PROJETO E À CONSTRUÇÃO (Pontos percentuais a deduzir) SISTEMA DE CARGA: Porões ou tanques adequados (sim ou não). Tampas de escotilha ou bombas (sim ou não). SISTEMA DE PROPULSÃO: Mais de uma unidade. Uma unidade. SISTEMA DE GOVERNO: Unidade reserva ou de emergência (sim ou não). CONTROLE DE AVARIAS E COMBATE A INCÊNDIO: Unidade reserva para esgoto e combate a incêndio (sim ou não). ENERGIA ELÉTRICA: Baterias ou reserva na geração (sim ou não).
FATORES DE AJUSTE RELATIVOS AO PROJETO E À CONSTRUÇÃO (Pontos percentuais a deduzir) CRITÉRIOS CONSTRUTIVOS: Construção de qualidade superior. Construção de qualidade aceitável. Construção rudimentar. Construção sofrível. TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES: Peças tratadas a priori (antes do corte e fabricação). Tratamento externo a posteriori (após a montagem).
FATORES DE AJUSTE RELATIVOS AOS CRITÉRIOS DE MANUTENÇÃO (Pontos percentuais a deduzir) PROJETO E ARQUIVO TÉCNICO: Existência de projeto e de arquivo técnico. Existência de projeto sem arquivo técnico. Sem informações técnicas disponíveis. METODOLOGIA DE MANUTENÇÃO: Execução sob critérios técnicos. Manutenção cuidadosa. Manutenção descuidada. Sem manutenção. SOBRESSALENTES: Disponibilidade organizada de sobressalentes. Falta de sobressalentes.
FATORES DE AJUSTE RELATIVOS AOS CRITÉRIOS DE MANUTENÇÃO (Pontos percentuais a deduzir) SITUAÇÃO DE CLASSE: Sem restrições em sociedade reconhecida. Notação de classe com restrições. Classe não reconhecida ou inexistente. SITUAÇÃO DAS VISTORIAS: Até seis meses após a última docagem. Entre sete e dezoito meses decorridos desde a última docagem. Após dezenove meses decorridos desde a última docagem.
REFERÊNCIAS HISTÓRICAS A METODOLOGIA APRESENTADA FOI CRIADA NO RIO GRANDE DO SUL EM 1985. O MÉTODO FOI APLICADO EM PROCESSOS: DE COMPRA OU VENDA DE EMBARCAÇÕES. PERÍCIAS JUDICIAIS. FINANCIAMENTOS COM GARANTIAS REAIS. REAVALIAÇÃO PATRIMONIAL DE EMPRESAS.
CONCLUSÕES EMBARCAÇÕES DE NAVEGAÇÃO INTERIOR QUE POSSUAM CARACTERÍSTICAS ADEQUADAS À BACIA EM QUE OPERAM, TENDO SIDO CONSTRUÍDAS A PARTIR DE PROJETO CONSISTENTE E QUANDO SUBMETIDAS A CRITÉRIOS TÉCNICOS DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO CONTÍNUOS VALEM, NO MÍNIMO, 70% DE UMA NOVA EQUIVALENTE. EMBARCAÇÕES, CONFORME DEFINIDAS ACIMA, SE MODERNIZADAS (TRAZIDAS AO ESTADO ATUAL DA ARTE), CORRESPONDEM A, NO MÍNIMO, 85% DO VALOR DE UMA NOVA EQUIVALENTE. O POTENCIAL DE VIDA ÚTIL NESSES CASOS É ELÁSTICO.
AGRADECIMENTOS AOS TÉCNICOS QUE ATÉ HOJE DEDICARAM SUA COMPETÊNCIA AO DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS DE PROJETO, CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO DE EMBARCAÇÕES NA BACIA DO SUDESTE. A ESSA NOVA GERAÇÃO QUE DESPERTA PARA O TEMA TRANSPORTE HIDROVIÁRIO INTERIOR EM NÍVEIS DIFERENCIADOS DE SEGURANÇA PARA OS TRIPULANTES, PARA O MEIO AMBIENTE, PARA AS CARGAS E PARA AS EMBARCAÇÕES. AO GMAp, DA ESCOLA DE EMGENHARIA DA UFRGS QUE, DA MANEIRA QUE VEM AGINDO, HÁ DE QUALIFICAR A BACIA DO SUDESTE FORTALECENDO O SEU MARCO TÉCNICO. AOS PRESENTES QUE PRESTIGIAM ESTE EVENTO.