Jogos Geométricos e Lógica Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Usando letras em Matemática
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1º encontro de formação – 23/03/2010
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
O ESDE COM QUALIDADE.
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Escola e Família: quais são suas competências?
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
Centro Universitário Franciscano
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Dominós mágicos Você já teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre os quadrados mágicos, agora que tal por em prática o que aprendeu em uma atividade.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Modelagem como metodologia de ensino
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Um pensador russo chamado Guerdjef já falava no início do século passado em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida.
Ajude – me!!.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Professor: Juliano Lucas Gonçalves
Os níveis básicos da leitura
A Identidade da minha Escola
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Didática Aplicada ao ensino da matemática
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
Didática: organização do trabalho pedagógico
Operações com frações (semana 9).
Construindo objetos de aprendizagem em matemática
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Em que dia da semana você nasceu?
Desafie o seu raciocínio...
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Uma abordagem curiosa e divertida
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
Campus de Caraguatatuba Matemática Discreta 1 – MD 1
SILVANA BERBEL FERNANDES
Forma Canônica e Definições
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
SITUAÇÕES.
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Escola Estadual São Francisco.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Transcrição da apresentação:

Jogos Geométricos e Lógica Matemática Professor Ricardo Rodrigues Chilela

“Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que seu espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente” Leibniz, 1715

OBJETIVOS DA INVESTIGAÇÃO Este trabalho faz parte de uma investigação, cujo objetivo é verificar o potencial de atividades matemáticas, lúdicas e desafiadoras, para mudar as concepções dos alunos a respeito da disciplina Matemática, do ensino, da aprendizagem e do papel do professor.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA São vários os estudos que se referem às suas concepções acerca da Matemática e do que é aprender Matemática como fatores que interferem no comportamento matemático destes, afetando-o por vezes de forma negativa. A importância das concepções reside no fato de elas influenciarem a forma como os alunos pensam e abordam e resolvem as tarefas matemáticas, como estudam e como participam nas aulas.

HIPÓTESES DA INVESTIGAÇÃO Sobre as concepções dos alunos 1. Matemática é cálculo 2. Aprendo sozinho decorando 3. O professor ensina “dando” a matéria no quadro e “passando” exercícios do livro 4. Estudo para a prova fazendo de novo os exercícios do professor porque vai “cair” a mesma coisa 5. É difícil resolver um problema diferente Sobre as atividades a serem propostas Após as atividades, num ambiente interativo e investigativo, as concepções poderão mudar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS THOMPSON, Alba G. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica. Zetetiké, v.5, n.8, p9-44, 1997. PONTE, J.P. SEGURADO, I.Concepções sobre a Matemática e trabalho investigativo. http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs- pt%5C98-Segurado-Ponte%20(Quadrante).pdf

Objetivos das atividades matemáticas a) Oferecer aos alunos: momentos de concentração e criatividade; atividades lúdicas e desafiadoras; oportunidades para desenvolvimento do pensamento lógico matemático; oportunidades para rever e modificar suas concepções sobre Matemática, ensino e aprendizagem. b) Estimular o raciocínio, a discussão e o uso de estratégias matemáticas. c) Melhorar a interpretação de texto. d) Reduzir a descrença na auto-capacidade de realização.

Metodologia de Pesquisa ESTUDO DE CASO: descrição das particularidades dos alunos, da escola e da experiência didática. Métodos de coleta de dados Questionários e entrevistas semi-estruturadas prévias e posteriores à experiência; diário de classe Metodologia de ensino As atividades serão desenvolvidas num ambiente investigativo, de interação e discussão.

ALGUNS DESAFIOS E PROBLEMAS A SEREM PROPOSTOS

Estes dezesseis palitos formam cinco quadrados Estes dezesseis palitos formam cinco quadrados. Como formar só quatro quadrados movendo-se apenas três palitos?

Desloque quatro palitos de fósforo desta espiral de maneira a formar exatamente dois quadrados e um retângulo.

Desloque quatro fósforos e forme exatamente três triângulos equiláteros.

Movendo apenas três palitos, forme três quadrados

Retirando-se apenas três palitos, forme três quadrados

Tente retirar dois fósforos, para deixar só dois quadrados

Mova 4 palitos para formar 5 triângulos

Mova 3 palitos, mantendo a forma da pá, deixando a sujeira fora dela

Mova dois palitos para formar quatro quadrados

Mova 2 palitos, mantendo a forma da pá, deixando a sujeira fora dela

Quantos retângulos existem na figura abaixo?

Quantos triângulos estão na foto?

Quantos quadrados tem a figura a baixo?

Qual número deve vir a seguir? 144; 121; 100; 81; 64;... 20 36 49 62 Observe que: 144=122 ; 121=112 ;100=102 ; 81=92 ;64=82 ; logo 49=72 portanto letra C

Qual o número que deve vir a seguir. 2; 10; 12; 16; 17; 18; 19 Qual o número que deve vir a seguir? 2; 10; 12; 16; 17; 18; 19... Observe que todos esses números começam com a letra D, logo o próximo número que começa com essa letra é o 200 (duzentos)

Uma lesma encontra-se no fundo de um poço seco de 10 metros de profundidade e quer sair de lá. Durante o dia, ela consegue subir 2 metros pela parede; mas à noite, enquanto dorme, escorrega 1 metro. Depois de quantos dias ela consegue chegar na saída do poço?

Observe o desenho atentamente Observe o desenho atentamente. Pode-se saber qual a hora, o dia e o mês deste cenário? (Dica: A barbearia está fechada).

O relógio indica a hora da cena. Poderia ser 8:10h ou 20:10h O relógio indica a hora da cena. Poderia ser 8:10h ou 20:10h. Como a barbearia está fechada, pelo seu horário de funcionamento vê- se que são 20h e10min. O título do filme começa com O CA...teríamos então 3 possibilidades. Só que duas delas são filmes passado no domingo e na segunda feira esses não poderiam ser, já que o bazar está aberto e não abre aos domingos e segundas. Só nos sobra a possibilidade de ser “O caso da mala preta”. Então estamos numa quinta feira, 24 e às 20h e 10 min. Resta descobrirmos o mês. Essa é a parte mais difícil...pense mais um pouco! O homem do bazar informa que no dia 4 do mês seguinte irá fechar a loja, para comemorar seu aniversário. É claro que esse dia 4 não deve ser um domingo ou uma segunda, pois nesses dias o bazar já estaria fechado. Como a cena se passa no dia 24 e é uma quinta-feira(pelo filme), só sobra a opção de ser o mês de fevereiro(28 dias) pois se fosse um mês de 30 dias, o dia 4 do mês seguinte cairia num domingo ou numa segunda! Verifique...