II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

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Transcrição da apresentação:

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS Hidrovias eficiência e segurança IPT Carlos Daher Padovezi 6/nov/2008 II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

IPT Uma visão geral do sistema de transporte fluvial II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS Custos externos totais com internalização (Beuthe, 2002) Custo externo (milhões de euros) Custos externos rodoviário aquaviário ferroviário congestionamentos 412,8 poluição 419,7 88,2 51,9 acidentes 298,6 25,1 ruído 153,3 32,0 desgastes e rupturas 46,4 total 1.330,8 109,0 porcentagem do total 87,1 % 5,8 % 7,1 % consumo de energia (milhões de Joules) 9,0 x 1010 3,5 x 109 6,1 x 109 IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS A via navegável e a segurança Tipo de Navegação Principais fatores de insegurança Principais requisitos das embarcações FLUVIAL Restrições da via (curvas, águas rasas, larguras, ..) Manobrabilidade, Potência adequada MARÍTIMA Condições ambientais (ondas, ventos) Estabilidade dinâmica, Potência adequada IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

MANOBRABILIDADE SISTEMA DE PROPULSÃO a SEGURANÇA da navegação fluvial depende principalmente destas características da embarcação: Eficiência em curvas Grande controlabilidade MANOBRABILIDADE SISTEMA DE PROPULSÃO Distância de parada brusca (emergência) Potência instalada / Potência utilizada IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS Restrição da via Possíveis soluções Águas rasas Calado, potência, desmembramentos Restrição de largura Restrição velocidades, proteção margens Curvas fechadas Manobras, dimensões, desmembramentos Obras de arte Manobras, cabines, desmembramentos Formação de ondas Amarras, linhas de cascos, informações Ventos, neblinas Manobras, informações, navegação Troncos flutuando “ice-class”, linhas de cascos, protetores Correntezas Tripulação, manutenção máquinas Variação de nível Chatas diferentes, calado menor empurrador Áreas Preservação Autonomia, restrição de paradas, controle IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS Interdependência: embarcação x via navegável x operação EMBARCAÇÃO VIA NAVEGÁVEL / OPERAÇÃO DETALHES RESTRIÇÕES DA VIA Profundidades, larguras, curvas CASCO ASPECTOS AMBIENTAIS Interferência com fundo, ondas EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE Carga útil x Velocidade Potência VELOCIDADE MÁXIMA PROPULSÃO SEGURANÇA Paradas, condições críticas MANOBRAS Condições críticas de navegação, emergência VELOCIDADE OPERACIONAL OPERAÇÃO Lastreamento, condições ambientais Fator humano!! IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

RISCOS redução da freqüência e redução da conseqüência freqüência (probabilidade) x conseqüência (gravidade) RISCOS = Redução do risco redução da freqüência e redução da conseqüência CONHECER E ANALISAR AS CAUSAS Redução das causas IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

Exemplo: em São Paulo - SP Risco alto, com predominância do problema das características do veículo Risco menor, com predominância do fator humano IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

X Embarcação de casco em aço, projetada de acordo com normas Exemplo: Transporte de Passageiros na Amazônia Embarcação de casco em aço, projetada de acordo com normas Embarcação de casco em madeira X Risco alto, com predominância do problema das características das embarcações Risco menor, com predominância do fator humano IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS SAFER EURORO (ERB BRRT-CT97-5015) IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS “O ERRO HUMANO, QUE É CAUSA DE 60 a 85 % DOS ACIDENTES COM EMBARCAÇÕES, É A VARIÁVEL MAIS DIFÍCIL DE QUANTIFICAR” A Probabilistic Analysis of the Frequency of Bridge Collapses due to Vessel Impact Lance Manuel, Loukas F. Kallivokas, Eric B. Williamson, Michael Bomba, Kenneth B. Berlin, Adam Cryer, Wyatt R. Henderson IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS Uma mudança de atitude deve se basear na formação e no treinamento de pessoas INVESTIMENTOS PARA REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS COM O FATOR HUMANO! AFINAL, É A PARTE MAIS SIGNIFICATIVA! IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

O conhecimento e o respeito às limitações dos trechos da via, juntamente com o cuidado de tomar medidas e decisões a favor da segurança, diminuem os riscos de acidentes Tripulação treinada, organizada e atenta; Conhecimento prévio de condições ambientais adversas; Sistemas de propulsão e manobras sempre em ordem; Reduções de velocidades ou desmembramentos em trechos críticos; Utilização adequada de sistemas de comunicação, etc. IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS OBRIGADO ! padnaval@ipt.br IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS Ensaio de manutenção de rumo de um comboio - duas chatas vazias IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS Boca virtual de comboios sob a ação de ventos e/ou correnteza 10 20 30 40 50 60 2 4 6 8 12 14 16 ângulo de deriva (graus) boca virtual (m) 2 x 2 - (22 x 138 m) 1 x 2 - (11 x 138 m) 2 x 1 - (22 x 78 m) 1 x 1 - (11 x 78 m) IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS

II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS Acidentes em navegação fluvial em função da dificuldade de trechos IPT II Rodada Temática Setorial / GMAp – UFRGS