Tutorial Editais FIEX 2016 Elaborado por: Taiani Bacchi Kienetz Em 15/01/16 E-mail: pre.construindo@gmail.com
Os Editais FIEX 2016 foram publicados! E agora? O 1º passo é realizar a leitura atenta do Edital para o qual o candidato pretende concorrer. Ok, mas quais são os Editais existentes? Em 2016 foram lançados os seguintes Editais: Edital FIEX PROGRAMAS; e, Edital FIEX PROJETOS.
Qual a diferença entre os Editais? Edital FIEX PROGRAMAS Contempla os Programas de Extensão (registrados no SIE com status “em andamento”/ “renovado” até às 17:00 do dia 07 de março de 2016) com recursos de até R$ 15.000,00, sendo obrigatório a participação de, no mínimo, 2 bolsistas.
Qual a diferença entre os Editais? Edital FIEX PROJETOS Contempla os Programas de Extensão (registrados no SIE com status “em andamento”/ “renovado” até às 17:00 do dia 07 de março de 2016) com recursos de até R$ 7.000,00, sendo obrigatório a participação de, no mínimo, 1 bolsista.
Além disso.... O Edital FIEX PROGRAMAS e o Edital FIEX PROJETOS prevêem a possibilidade de disponibilizar até R$ 3.000,00 para financiar, especificamente, Eventos, Cursos e Produtos elaboração/divulgação) de Extensão que devem estar registrados no SIE com status “em andamento”/ “renovado” até às 17:00 do dia 07 de março de 2016.
Decidi qual Edital concorrer! Qual o próximo passo? O 2º passo para poder concorrer ao Edital FIEX é verificar se os REQUISITOS DO SOLICITANTE elencados no item 3 do Edital estão sendo atendidos, bem como os itens 7.2 e 7.3 que determinam, respectivamente, causas para desclassificação da proposta e suspensão de recurso concedido.
Produzir/Obter os Documentos Obrigatórios para Inscrição O 3º passo consiste: Preenchimento da Ficha de Inscrição do FIEX (disponibilizada no site da PRE http://w3.ufsm.br/pre/index.php/secretaria/fiex/fiex-2016) conforme instruções contidas na própria ficha;
Produzir/Obter os Documentos Obrigatórios para Inscrição Obtenção do Relatório SIE 1.2.1.20.1.01 – Projeto na Íntegra; Obtenção do Relatório SIE 1.2.1.20.1.03 - Projetos do participante e/ou currículo Lattes, considerando os cinco últimos anos (a partir de 01/01/2011);
Produzir/Obter os Documentos Obrigatórios para Inscrição Carta de Aceite da instituição que receberá a ação; e, Certificado do Apresentador do Trabalho apresentado na JAI em 2015, relativo ao projeto a ser submetido ao Edital FIEX 2016 – PROJETO e que tenha sido contemplado com recursos FIEX 2015.
Tenho todos os Documentos Obrigatórios. Posso me Inscrever agora? Sim, este é o 4º passo!!! As inscrições ocorrem de 11 de janeiro a 14 de março de 2016 e devem ser realizadas exclusivamente “on line” pelo Portal do Professor e Portal do Servidor da UFSM, sendo de responsabilidade do Coordenador da Ação.
E depois??? As propostas serão avaliadas no período de 16 a 31 de março de 2016, de acordo com os itens previstos no Anexo 1 do Edital; No dia 05 de abril de 2016 serão divulgados os Resultados Preliminares. É importante estar atento aos resultados divulgados e os pareceres no sistema de Editais, pois....
Período de Recursos, Avaliação dos Recursos e Resultado Final O período de Recursos contra o Resultado Preliminar é de 06 a 08 de abril de 2016; O período de Avaliação de Recursos será de 11 a 18 de abril de 2016; O Resultado Final será divulgado em 20 de abril de 2016.
Quais os próximos passos para quem foi contemplado? O 5º passo é realizar a Seleção dos Bolsistas no período 20 de abril a 06 de maio de 2016. A seleção dos bolsistas deverá ocorrer de acordo com a Resolução 01/2013. Além disso, o Bolsista deverá atender os “Requisitos Exigidos do Acadêmico para sua Indicação” conforme item 5 do Edital.
Quais os próximos passos para quem foi contemplado? O 6º passo é a Indicação dos Bolsistas pelos coordenadores que deverá ocorrer através do Sistema de Editais nos dias 09 a 10 de maio de 2016; As bolsas de R$ 400,00 mensais, terá duração de até 8 meses, a partir de 01 de maio de 2016.
OBS.: Se for necessária a Substituição do Bolsista no decorrer da execução da Ação de Extensão, o novo bolsista também deverá ter sido selecionado conforme a resolução 01/2013 e a Indicação no Sistema de Editais inicia-se no dia 16 de cada mês e encerra-se no último dia do mês corrente.
NÃO deixe para realizar a inscrição no último momento pois conforme item 6.4: A Pró-Reitoria de Extensão e os Gabinetes de Projetos não se responsabilizam por propostas não recebidas em virtude de problemas técnicos e congestionamentos.
Dúvidas??? Entre em contato com: Comissão de Extensão do seu centro; Gabinete de Projetos do seu centro; ou, Pró-Reitoria de Extensão: Ramais 9682 ou 8366. E-mail: pre.construindo@gmail.com