Dra. Lívia Keismanas de Ávila

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acidente de trabalho CONCEITUAÇÃO Segurança no trabalho Como definição, a segurança do trabalho pode ser compreendida como o conjunto de medidas adotadas.
Advertisements

CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
São eventos  Súbitos  Indesejáveis  Inesperados em relação ao momento de ocorrência Implicam liberação de energia Acarretam lesões nos acidentados.
BIOSSEGURANÇA Instituto do Meio Ambiente - IMA Agnes Maria Victoria Silva Santos Cristiane Pereira Santos Cynthia Gonçalves Batista Denise Brenda Silva.
Natanael Ferreira Sousa Eng. de Produção Mecânica e Especialista em Eng. de Segurança do Trabalho.
Boa tarde!. Desvendando o Conceito “ a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes.
ACEMT – Reunião científica – Junho/2016 O Médico do Trabalho em tempos de crise Glauber Paiva Médico do Trabalho Especialista AMB/ANAMT CREMEC 864/RQE.
DERMATOSE OCUPACIONAL Maicon Azevedo Machado – Técnico de Segurança do Trabalho.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
Introdução a Ergonomia. Objetivos gerais Os formandos deverão estar aptos a reconhecer os principais conceitos de ergonomia.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
MAIS DE 5 ANOS DE MERCADO E DE
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
O que são doenças não transmissíveis?
Normas regulamentadoras (NR-19 / NR-20)
Higiene e Segurança do Trabalho
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
Medicina do trabalho Desde primórdios da idade média tem se registros da atuação da MT, Autores como Cannon em 980dC já descreveram “cólica plúmbica”,
Saúde do/a trabalhador/a e o olhar de gênero na gcm.
Riscos Químicos e Biológicos em Serviços de Saúde
3º Encontro Internacional de Pesquisadores
Subsistema de Higiene e Segurança no Trabalho Marras, Jean Pierre
Saúde e Segurança do Trabalho – SST
Bruno César Saldanha CREF 5522-G/MG
INTRODUÇÃO À HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Ambiente de trabalho e saúde
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
EPIDEMIOLOGIA Profa.Ms.Juliana P.Porto.
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
PRINCÍPIOS GERAIS DE SEGURANÇA NO TRABALHO
CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO Condições de Segurança no Trabalho
EPIDEMIOLOGIA.
Acidente do Trabalho CONCEITO PREVENCIONISTA:
Questões Ergonômicas: A Visão como um ICEBERG
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
CERTIFICADO CIPA Apiúna 22 de junho de PARTICIPANTE INSTRUTOR
Mapa de Risco Pedro Norberto.
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
Alexandre Paladino Auditor Fiscal do Trabalho DRT/RJ
Saúde e Riscos Ocupacionais
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
BIOSSEGURANÇA: UMA REVISAO.
Uma empresa que tem como objetivo revolucionar o formato do fornecimento de óculos de segurança, desde o atendimento até nos modelos trabalhados, buscando.
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Instruções de Trabalho NR 1
Saúde e Segurança no Trabalho
Direito do Trabalho e Previdenciário
ACIDENTE DO TRABALHO.
Recursos Humanos Setor de Pessoal.
Acústica e Ruídos Introdução.
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
A importância da SST nas Organizações
Características gerais dos seres vivos
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
Riscos do uso da eletricidade
A PSICOLOGIA NA EMPRESA
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Programa de Controle Médico Saúde Ocupacional - PCMSO
NR7 PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
A importância da NR-32 no contexto da Administração Hospitalar
Linhas de cuidados: uma breve introdução. Linhas de cuidados: uma breve introdução.
Saúde e Riscos Ocupacionais: exposição a agentes tóxicos e radiações
NR- 15 – Atividades e Operações Insalubres
PROGRAMAS PROFISSIONAIS Coordenador de Área Paulo J. P
ABHO MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO Irene Saad
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Transcrição da apresentação:

ACIDENTES DE TRABALHO ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Dra. Lívia Keismanas de Ávila Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Doutora em Enfermagem pela USP-SP

ACIDENTE DE TRABALHO Evento súbito ocorrido no exercício de atividade laboral, independentemente da situação empregatícia e previdenciária do trabalhador acidentado, e que acarreta dano à saúde, potencial ou imediato, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa, direta ou indiretamente a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Inclui-se ainda o acidente ocorrido em qualquer situação em que o trabalhador esteja representando os interesses da empresa ou agindo em defesa de seu patrimônio; assim como aquele ocorrido no trajeto da residência para o trabalho ou vice-versa.

Nos últimos 20 anos houve o reconhecimento da vulnerabilidade dos profissionais de enfermagem em sua atividade laboral, na exposição aos riscos ocupacionais, e isso pelo fato de a enfermagem ser: • O maior grupo individualizado de trabalhadores de saúde; • Prestadora de assistência ininterrupta, 24 horas por dia; • Executora de cerca de 60% das ações de saúde; • A categoria que mais entra em contato físico com os doentes; • Bastante diversificada em sua formação.

Risco: É a probabilidade de ocorrer um evento bem definido no espaço e no tempo, que causa dano à saúde, às unidades operacionais ou dano econômico/financeiro (acidente de trabalho) Ocupacional: relacionado aos procedimentos específicos à profissão desempenhada. Risco Acidente Conseqüência Danos pessoais:  lesão corporal  perturbação funcional  doença

CLASSIFICAÇÃO DO RISCO OCUPACIONAL Riscos Físicos - formas de energia como ruídos, vibrações, pressões anormais, radiações ionizantes ou não, ultra e infra-som.

Riscos Químicos - substâncias, compostos ou produtos que podem penetrar no organismo por via respiratória, absorvidos pela pele ou por ingestão, na forma de gases, vapores, neblinas, poeiras ou fumos.

Riscos Ergonômicos - são elementos físicos e organizacionais que interferem no conforto da atividade laboral e conseqüentemente nas características psicofisiológicas do trabalhador.

Riscos Biológicos - a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos (microrganismos, geneticamente modifi cados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons - patogenicidade para o homem; virulência; modos de transmissão; disponibilidade de medidas profiláticas eficazes; disponibilidade de tratamento eficaz; endemicidade.

RISCO DE CONTAMINAÇÃO Hepatite pelo vírus B (HBV) 6-30% Hepatite pelo vírus C (HCV) 0,5-2% Vírus da AIDS (HIV) 0,3–0,4%

À ENFERMAGEM COMPETE: - buscar a cooperação e o diálogo permanente com especialistas das áreas de ergonomia, saúde, higiene e segurança do trabalho, entre outros. procurar as medidas capazes de garantir imediata e substancial adaptação do trabalho às nossas peculiaridades. Busca de ambiente físico propício à eficácia, à satisfação, ao conforto, à segurança, à qualidade... nada disso pode ser concebido sem nossa participação.

À ENFERMAGEM COMPETE: A capacitação do trabalhador de saúde, prevista na Norma Regulamentadora (NR) 32, abranja, igualmente, a busca e implantação de medidas capazes de promover, nos serviços de saúde, as transformações indispensáveis à melhoria das condições de trabalho.