GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIICAMP (2..A FA S E ) — JANEIIRO/2012
Advertisements

Ciência e Tecnologia Durante o século XIX, a ciência começou a ter um papel cada vez mais importante no desenvolvimento tecnológico. O Conhecimento científico.
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Colóquio Internacional O capitalismo com dominância financeira: uma análise comparada dos países avançados e emergentes Integração produtiva Campinas,
Globalização:.
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
PIB- Produto Interno Bruto
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
GLOBALIZAÇÃO Profa. Zélia Halicki.
Globalização econômica e comércio exterior
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
Desenvolvimento e inserção internacional
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
A aplicação do Absolutismo e As Grandes Navegações
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
Geografia Geral Prof. JORGE.
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
MUNDO DO TRABALHO.
GLOBALIZAÇÃO.
A globalização econômica nos anos 1990
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
A Circulação da Mercadoria
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
A economia Global.
Globalização: Boa ou ruim?.
TÓPICOS SOBRE A GLOBALIZAÇÃO
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 53- p.471
A GLOBALIZAÇÃO.
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
Mercado Financeiro Pág 377
Fundamentos de Comércio Exterior
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Globalização.
Globalização e avanço tecnológico
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
GLOBALIZAÇÃO Pode ser considerada a nova expressão para um fenômeno antigo, para a organização de empresas e economias em escala planetária MUNDIALIZAÇÃO.
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
A Sociedade em Rede Manuel Castells
O que é globalização ?.
a) substituição de importações por similares nacionais.
Origens e bases do mundo global.
ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
A Globalização Economia Global.
GEOGRAFIA O processo de desenvolvimento do capitalismo Ensino Médio.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Revisão para a prova.
Manual de Economia e Negócios Internacionais
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
O QUE VIMOS ATÉ AGORA Globalização; Redes técnicas; Redes Geográficas; Corporações Multi e Trans nacionais; Aceleração dos fluxos;
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual 1a Fase: Séculos XV e XVI. Grandes navegações, rotas comerciais, rede de comunicação, avanços tecnológicos na navegação. 2a Fase: Revolução Industrial, século XVIII. Advento da indústria, urbanização, aumento da produção. 3a fase: Fase atual, empresas multinacionais, produtos extremamente modernos e tecnologicamente avançados.

GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo “A globalização não é apenas palavra da moda, mas a síntese das transformações radicais pelas quais vem passando a economia mundial desde o início dos anos 80. Suas dimensões básicas, que estão revolucionando a atividade produtiva e o modo de vida neste fim de milênio, são a aceleração do tempo e a integração do espaço. O paradoxo é que embora façamos as coisas que desejamos em cada vez menos tempo, falte também cada vez mais tempo para fazer aquilo que desejamos. Quanto mais economizamos tempo, mais carecemos dele.” GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo “Globalização, Transição Econômica e Infra-estrutura no Brasil” em “Competitividade na Infra-estrutura para o Século XXI” Pág. 52

GLOBALIZAÇÃO DIMINUIÇÃO DO TAMANHO DA TERRA

...“a notícia do assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1865, levou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar a Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong Kong (outubro-novembro 1997) levou 13 segundos para cair como um raio em São Paulo, Tóquio, Nova York ou Buenos Aires e Santiago ”… Folha de São Paulo “O furacão financeiro que veio da Ásia, passou pela Europa, Estados Unidos e chegou a América Latina, apresentou pelo menos uma vantagem didática. Muitas pessoas, num nível nunca imaginado, receberam a informação. Isto é uma demonstração de como opera a globalização financeira e seus efeitos imediatos. Mesmo que muitos não saibam onde fica a Tailândia, um resfriado neste lugar, pode provocar uma gripe na América… especialmente se fizer uma escala em Nova York… “. In- Celso Pinto – Editorial da Folha de SP.

ESFERAS DA GLOBALIZAÇÃO Financeira; Comercial; Tecnológica; Produtivo real; Efeitos positivos e negativos; Migrações; Ambiental.

ESFERA FINANCEIRA Refere-se ao grau de dependência ao capital internacional (produtivo - médio e longo prazos - e o especulativo).

ESFERA COMERCIAL Refere-se, em grande medida, ao grau de abertura da economia para a penetração das importações de bens e serviços (baixo grau de competitividade das exportações brasileiras). A expansão dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais; Comércio internacional surge com força no período das grandes navegações; O acirramento da concorrência nos mercados; Maior integração entre os sistemas econômicos nacionais. Atinge não só a economia mas também a cultura de sociedades distintas.

Globalização e economia

A rápida circulação e adoção crescente, por grupos sociais, de símbolos e signos.

ESFERA TECNOLÓGICA - BRASIL Agravou-se ao longo dos últimos anos à medida que houve um desmantelamento do sistema nacional de inovações e se desregulamentou a transferência de tecnologia.

ESFERA PRODUTIVO-REAL A economia brasileira apresenta um dos mais elevados graus de internacionalização da produção por meio da presença de empresas de capital estrangeiro no aparelho produtivo do país.

“Consumo, logo existo”