Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Advertisements

Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Josueida de Carvalho Sousa Orientador: Gustavo G. Nascimento
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS
Mariluz del Carmen Rosendo Meléndez Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluna: Taissa Morellato Basso
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8. Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTANCIA TURMA 9. Melhoria da atenção ao.
UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - RS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Modalidade à distância MELHORIA.
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria na atenção ao Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde da Família-
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Jennifer Williams Olivera Orientadora: Maria Emília Nunes Bueno
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Julio Menéndez Agüero Orientadora: Naércia Santos
Uana Shele Teles Cavalcante Orientador: Ailton Gomes Brant
Qualificação da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade General Câmara, General Câmara/RS HANOY MADERA MADERA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de conclusão de curso  
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério da ESF Gramado Xavier,
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE À DISTÂNCIA – TURMA 6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Aluno: Diutman Palacios Salas Orientadora: Carla Ribeiro Ciochetto
Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº7 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Gentil Perdomo de Rocha, Rio Branco/AC. Carlos Manuel San Juan Aragoneses Orientadora: Lavínia Boaventura Silva Martins Co-orientadora: Simone Gomes Dias de Oliveira Pelotas, 2015 .

Introdução No primeiro semestre do ano de 2013 foram notificados 705 óbitos por causas obstétricas; O que representa queda de 19% em relação ao mesmo período de 2010, quando foram registradas 870 mortes; As causas diretas de mortalidade materna: aborto (81,9%). hemorragia (69,2%). hipertensão arterial (66,1%). BRASIL, 2013.

É necessário: Melhorar o atendimento das gestantes e puérperas; Aprimorar o cadastramento das usuárias ; Melhorar a qualidade e periocidade dos controles; Melhorar a promoção da saúde.

Rio Branco, Acre População de 363. 928 habitantes; Um total de 59 UBS; 02 NASF(Núcleo de Apoio à Saúde da Família); 03 UPA (Unidades de Pronto Atendimento); 01 CEO(Centro de Especialidades Odontológicas); 09 Hospitais, cinco gerais e quatro de atenção especializada; 05 URAP (Unidades de Referência de Atenção Primária)

Unidade Básica de Saúde Total de população da unidade 11000 pessoas; Três equipes de saúde; Um dentista para as três equipes; Equipes: 1 Médico Clinico Geral, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem, 1 dentista, 1 auxiliar de dentista e 8 agentes comunitários; Adequada estrutura interna e externa.

Antes da intervenção Equipes incompletos, poucos profissionais; Poucos atendimentos no dia; Poucas atividades coletivas, sem cronograma pré-definido; Não havia registros de pacientes; Não participação da equipe multiprofissional; Não existiam grupos especiais(grávidas, puérperas); Não cumprimento da carga horária.

Objetivo Geral Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério da UBS Gentil Perdomo de Rocha no município Rio Branco/AC.

Metodologia Protocolo: Caderno de Atenção Básica ao Pré Natal de Baixo Risco (Ministério da Saúde, 2012); Ficha espelho e planilha de coleta de dados.

Metodologia (Ações) Monitoramento e Avaliação   Monitoramento e Avaliação Organização e Gestão do Serviço Qualificação da Prática Clínica Engajamento Público

Objetivos, Metas e Resultados

Objetivo: Aumentar a cobertura do pré-natal e puerpério. META: Alcançar 100% de cobertura das gestantes cadastradas Total 40 gravidas 25 grávidas 35 grávidas Figura 1: Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal e Puerpério. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2015.

Objetivo: Aumentar a cobertura do pré-natal e puerpério. META: Garantir a 100% das puérperas cadastradas no programa de Pré-Natal e Puerpério seja consultado pelo médico antes dos 42 dias após o parto Total de 8 puérperas 6 (75%) mês 1. Figura 3: Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2015.

Objetivo : Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal. META: Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação. Figura 2: Proporção de gestantes com ingresso no Programa de Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2015.

100% nos três meses de intervenção! Objetivo : Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério METAS DO PRE_NATAL: - Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes. - Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes. - Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais de acordo com protocolo. - Garantir a 100% das gestantes a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo. 100% nos três meses de intervenção!

Objetivo : Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério METAS do Pré-Natal: - Garantir que 100% das gestantes com vacina antitetânica em dia. - Garantir que 100% das gestantes com vacina contra hepatite B em dia. - Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal. - Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas. 100% nos três meses de intervenção!

100% nos três meses de intervenção! Objetivo : Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério METAS do PUERPERIO: - Examinar as mamas em 100% das puérperas cadastradas no Programa. - Examinar o abdome em 100% das puérperas cadastradas no Programa. - Realizar exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas no Programa. - Avaliar o estado psíquico em o 100% das puérperas cadastradas no Programa. - Avaliar intercorrências em o 100% das puérperas cadastradas no Programa. Prescrever a 100% das puérperas um dos métodos de anticoncepção. 100% nos três meses de intervenção!

Objetivo: Melhorar a adesão ao pré-natal e puerpério METAS: - Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas às consultas de pré-natal. - Realizar busca ativa em 100% das puérperas que não realizaram a consulta de puerpério até 30 dias após o parto. Pré-natal: Não houve gestante faltosa à consulta. Puerpério: Figura 4: Proporção de puérperas faltosas à consulta que receberam busca ativa. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2015.

Objetivo: Melhorar o registro das informações.   METAS: Manter registro na ficha espelho de pré-natal / vacinação em 100% das gestantes. - Manter registro na ficha de acompanhamento do Programa para 100% das puérperas. 100% nos três meses da intervenção! Objetivo: Mapear as gestantes de risco.     META: Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes. 100% nos três meses da intervenção!

Objetivo: Promover a saúde no pré-natal e puerpério.   Metas do pré-natal: - Garantir a 100% das gestantes orientações nutricionais durante a gestação. - Promover o aleitamento materno junto a 100% das gestantes. - Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido (teste do pezinho, decúbito dorsal para dormir). - Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepcional após o parto. - Orientar 100% das gestantes sobre os riscos do tabaquismo e do uso de álcool e drogas na gestação. Orientar 100% das gestantes sobre higiene bucal. 100% nos três meses da intervenção!

Objetivo: Promover a saúde no pré-natal e puerpério.   Metas do puerpério: - Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre os cuidados do recém-nascido. - Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre aleitamento materno exclusivo. - Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa de Pré-natal e Puerpério sobre planejamento familiar. 100% nos três meses da intervenção!

Discussão

Importância da intervenção para a equipe e para toda US Equipe mais motivada Melhorias do processo de trabalho (em equipe) Maior e mais organizado número de atendimento na unidade Bons resultados nos indicadores Melhora geral no registro e agendamento Pela primeira vez o mapeamento do risco nas gestantes Maior preparação e equipe mais capacitada

Importância para a comunidade Melhor vínculo com a equipe de saúde Satisfação das usuárias Melhora do acesso as consultas na unidade Disfrutando de atividades nunca feitas (visitas domiciliares) Controle e captações em seus domicílios

Intervenção já incorporada à rotina da equipe Atendimentos prioritários pelo médico, dentista e enfermagem Continuar trabalhando com o uso do cronograma Pré-determinado Manter o trabalho com os grupos prioritários Atividades semanais da equipe toda (reuniões) Manter o trabalho junto com a equipe saúde bucal Manter a mesma quantidade de atendimentos diários

Processo pessoal de aprendizagem Início incerto, dúvidas, pouca aceitação Equipe mais preparada, mais capacitada População mais orientada Trabalho em equipe todo é possível Satisfação pessoal pelos resultados obtidos Apoio da orientadora

Médico é um título. O exercício da medicina com amor, um dom divino. Jaelson Quintela