Fundamentos de Dinâmica Veicular

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Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Dinâmica Veicular Estabilidade Direcional

Nesta aula Comportamento em resposta direcional Curvas em baixa velocidade Curvas em alta velocidade Efeitos da suspensão

Curvas em baixa velocidade

Curvas em baixa velocidade Geometria de Ackerman: torques de esterçamento aumentam com o ângulo  Reação natural Geometria paralela: torques crescem inicialmente mas decrescem a partir de um certo ponto  Indesejável

Curvas em baixa velocidade Heavy combination vehicle stability and dynamics http://www.nzta.govt.nz/resources/heavy-learner/heavy-combination-vehicles/index.html

Nesta aula Comportamento em resposta direcional Atividade prática Curvas em baixa velocidade Curvas em alta velocidade Efeitos da suspensão Atividade prática

Deriva Deriva (slip angle) - 

Deriva Diferença entre a direção do movimento do veículo e a direção da roda Mola torcional Slip angle can be imagined by placing you hand on the table and press firmly downward. Now rotate your hand slightly while not allowing your skin to slip from the table. The torsional spring you feel is similar to the torsional spring of a tire allowing a slip angle to develop.

Deriva (sleep angle) Video describing slip angle. Source: unknown

Força lateral (cornering force)

Rigidez lateral - C (cornering stiffness) Depende de: tamanho e tipo do pneu número de lonas ângulo das lonas largura da roda desenho dos canais

Rigidez lateral - C

Rigidez lateral - C

Coeficiente lateral - CC

Modelo de bicicleta

Modelo de bicicleta

Modelo de bicicleta

Comportamento neutro

Comportamento sub-esterçante

Comportamento sub-esterçante Video of understeer. Video From: http://www.esceducation.org/about_esc/how_esc_works/

Comportamento sobre-esterçante

Comportamento sobre-esterçante Video showing oversteer, however the explanation is poor. Notice that the rear tires of the vehicle reach a larger slip angle and ultimately slide while the front tires maintain traction. Video From: http://www.esceducation.org/about_esc/how_esc_works/

Mudança do ângulo de esterçamento com a velocidade

Velocidade caracterísica Velocidade, de um veículo sub-esterçante, na qual se deve aplicar um ângulo de direção igual a duas vezes o ângulo de Ackerman.

Velocidade crítica Velocidade, de um veículo sobre-esterçante, na qual o veículo se torna instável.

Ganho de aceleração lateral

Ganho de velocidade de guindada

Ganho de velocidade de guindada Neutro: ganho proporcional à velocidade. Sobre-esterçante: ganho infinito na velocidade crítica. Sub-esterçante: aumenta até a velocidade característica e depois cai. Velocidade característica: maior resposta em guinada.

Margem Estática Linha de esterçamento neutro: linha onde a força lateral não produz guinada. Veículos urbanos: +0,05 < ME < +0,07

Efeitos da Suspensão Distribuição do momento de rolagem Influência da cambagem Esterçamento na rolagem Esterçamento devido à força lateral Torque alinhante Força trativa

Distribuição do momento de rolagem

Distribuição do momento de rolagem A transferência de carga produzida pelo momento de rolagem altera a força lateral. As transferências podem ocorrer de forma diferente nos eixos dianteiro e traseiro. Maiores momentos de rolagem na dianteira contribuem para o sub-esterçamento. Maiores momentos de rolagem na traseira contribuem para o sobre-esterçamento. Influência na escolha das molas e das barras estabilizadoras.

Mecanismo que governa o momento de rolagem

Mecanismo que governa o momento de rolagem

Centro de rolagem Centro de rolagem (roll center) Ponto imaginário sobre a carroceria em torno do qual ela rola pela aplicação de um momento puro. Ponto onde a força lateral é transmitida do eixo para a carroceria. Ponto sobre a carroceia em que a força lateral aplicada não produz nenhum ângulo de rolagem.

Transferência de carga

Transferência de carga parcela devido à aplicação da força lateral parcela devido à rolagem do veículo

Ângulo de rolagem

Taxa de rolagem (roll rate)

Distribuição do momento de rolagem

Inclusão da rigidez lateral

Inclusão da rigidez lateral

Força de cambagem (Camber trust)

Força de cambagem (Camber trust) Cambagem: inclinação da roda para fora. Picture From: http://www.caterpillar.com Picture From: http://www.motorcyclesafety.state.mn.us

Força de cambagem (Camber trust)

Força de cambagem (Camber trust)

Esterçamento de rolagem (roll steer)

Esterçamento de rolagem (roll steer)

Esterçamento de rolagem (roll steer)

Influência das forças trativas

Exemplo 1

Exemplo 1

Exemplo 2

Respostas

Referência utilizada nesta aula Gillespie, Thomas D.. FUNDAMENTALS OF VEHICLE DYNAMICS. Warrendale: SAE, 1992. Capítulo 6.