Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.

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Transcrição da apresentação:

Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1

Q1.Como o desenvolvimento do curso pode contribuir para que se obtenha o perfil definido no artigo 4º da resolução CNE/CES 11, 11 de março de Para ao menos 5 dos 14 pontos do perfil, apresente uma iniciativa a ser adotada. O curso deve ter enfoque nas diversas áreas que envolvem o trabalho de um engenheiro. Condução multidisciplinar de forma a construir um perfil de engenheiro completo, capaz de lidar com problemas diversos e resolvê-los. Alguns pontos do perfil definido no artigo: Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia, isto é, fornecer ideias de variáveis de um projeto e peculiaridades para colocá-lo em prática. Permanente busca de atualização profissional, isto é, através do incentivo à pesquisa e aos trabalhos de pós-graduação, mestrado e doutorado. 2

Comunicar-se eficientemente, ou seja, estimular o desenvolvimento de trabalhos e apresentação de forma a desenvolver as habilidades de comunicação. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados, ou seja, proporcionar trabalhos práticos e pesquisas e conduzi-los de tal forma que a interpretação seja essencial para a obtenção de resultados satisfatórios. Identificar, formular e resolver problemas de engenheiro, isto é, incentivar o desenvolvimento do trabalho profissional, seja por estágios ou trabalhos de extensão. 3

Q2.Indique ao menos uma atividade que pode ser desenvolvida e que garanta que o curso possa contribuir para que: – O estudante após sua formação esteja apto a desenvolver um processo de aperfeiçoamento contínuo? – Seja capaz de comunicar-se corretamente de forma verbal e escrita, sabendo trabalhar em grupo de forma ética. – Seja capaz de manter em seu ambiente de trabalho um bom relacionamento interpessoal. – Seja capaz de compreender sua importância como agente preservador do meio ambiente. 4

Podem ser desenvolvidas as seguintes atividades que atendam aos respectivos tópicos do enunciado: atividades e/ou palestras sobre pesquisas recentes, em que constem novas descobertas técnicas e científica, que fomentem no aluno o desejo de atualizar-se constantemente. atividades que estimulem a prática da leitura e interpretação de textos trabalhos em grupo e apresentações, com objetivo de promover o companheirismo, o compartilhamento de experiências, o respeito, a responsabilidade e que sejam úteis durante a atuação profissionais. o desenvolvimento de atividades que se fundamentem na ética e no respeito profissionais, na forma de estágios, acompanhamento de profissionais da saúde ( psicólogos, ou instrutores profissionais) de modo a desenvolver a comunicabilidade no âmbito profissional atividades que enfoquem a produção e estimulem a criatividade, a partir de recursos renováveis. 5

Q3.Em sua opinião o texto transcrito acima aborda no universo educacional a relação entre que atores? Você concorda com a afirmação? Por quê? Caso você concorde, como você pode atuar para que esta situação se estabeleça? O texto aborda a relação entre aluno e o professor. Concordo, pois, o texto mostra o fato de que os que pouco sabem ou seja, os professores, devem incentivar os que nada sabem, ou seja, os alunos, a saberem pouco, para assim aprender mais. Como alunos podemos fazer perguntas, participar de debates e atividades propostas pelos professores em sala de aula e estudar em casa as matérias vistas no dia. 6

Q4.Cite até três disciplinas previstas na Grade Curricular do curso que você julgue as mais e as menos importantes para que você se torne o Engenheiro que a escola pretende formar. Explique que razões lhe levaram a escolher as disciplinas. Mais importantes: Programação de Computadores: podemos aprender sobre a interface entre homem e máquina. Eletrônica: é a base do nosso curso, desvendamento da elétrica e eletrônica. Cálculo: esta matéria nos dará a base para desenvolvermos cálculos mais avançados em outras disciplinas, ou seja, ela se torna essencial em nosso curso. Menos importantes: Ciências do ambiente: apesar de nos ajudar a evoluir como profissionais, esta disciplina não se relaciona com o foco do curso. Economia e administração: esta disciplina, apesar de nos ajudar com relação a criar um próprio empreendimento, não desenvolverá nosso perfil de engenheiro elétrico. Direito e Cidadania: Apesar de ser uma materia importante na nossa formação como cidadãos, não tem relação com o curso. 7

Q5: Considerando seu ponto de vista de estudante, cite ao menos três atividades que você pode desempenhar para garantir que cada um dos atores envolvidos na implantação do Projeto Pedagógico apresentado cumpra efetivamente com suas responsabilidades. Prezar os professores e respectivas aulas; Informar à direção do campus caso mal funcionamento de algum utilitário ou serviço; Manter em dia as obrigações do curso, matérias e trabalhos. 8