Mareliza Possa de Menezes Catharina Goulart Camila do Amaral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As principais propostas do MAPA que foram apresentadas em Copenhagen referem-se a cinco tecnologias que têm forte diferencial na redução de emissões de.
Advertisements

PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE LEGUMINOSAS DE ESTAÇÃO FRIA
Apoio: Condição corporal, presença de pescoço cristado e avaliação morfométrica de éguas Pantaneiras paridas e em regime de pasto nativo Deliene de Oliveira.
USO DE SUPLEMENTOS EM PASTAGENS: ESTADO DA ARTE E DESAFIOS DA PESQUISA
Planejamento de Sistemas Pastoris
Potencial das pastagens para produção animal
Adubação de pastagens Prática difícil e controvertida
Aplicação de dendrometria em uma floresta manejada com corte seletivo na Floresta Nacional do Tapajós Sousa. Cleilim Alberta, Figueira. Adelaine Michelaa,
Utilização de Efluente de Esgoto Tratado na agricultura
Atividades humanas e a variação sazonal
VALADARES,Carla, NOGUEIRA,Silvia Sandra
PROSAB 5 Tema 4 Sub Tema: Monitoramento Quali-quantitativo
ATIVIDADES - EMBRAPA MILHO E SORGO
ELEMENTOS BENÉFICOS Prof. Dr. Renato de Mello Prado
Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal)
Universidade Federal Rural da Amazônia
Cor dos solos nos horizontes superficiais de áreas alteradas e cobertas pela floresta primária na BOGPM, Coari – AM. Rodrigo Santana Macedo - CPAA Wenceslau.
Benedito Gomes dos Santos Filho
Colonização radicular por fungos micorrízicos arbusculares em plantas de clareiras da Província Petrolífera de Urucu, Amazonas. Moreira, F. W.; Willerding,
A DINÂMICA DA ÁGUA DA ÁGUA NUMA ÁREA EM REVEGETAÇÃO NA BASE DE OPERAÇÕES GEÓLOGO PEDRO DE MOURA, COARI - AM Wenceslau Teixeira Embrapa Amazônia Ocidental.
Gestão das Informações Ambientais
Efeito de períodos de semeadura e das condições de armazenamento sobre a qualidade de grãos de feijão para o cozimento.
Caracterização do Problema:
Validade das medidas auto-referidas de peso e estatura para o diagnóstico do estado nutricional de adolescentes José Cazuza de Farias Júnior Revista Brasileira.
PRODUÇÃO DE SERAPILHEIRA E TRANSFERÊNCIA DE NUTRIENTES EM ÁREA DE SEGUNDA ROTAÇÃO COM FLORESTA DE Pinus taeda L. NO MUNICÍPIO DE CAMBARÁ DO SUL, RS Autores:
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Forragicultura Acadêmicos: Saulo Oliveira Sarmento 4º ano Tatiane Beloni 5º ano Tatiane Beloni 5º ano.
ESTABELECIMENTO DE PASTAGENS. Áreas novas – Áreas desmatadas ou limpeza de áreas sujas. Áreas de culturas ou rotação culturas = Integração lavoura - pecuária.
Estrutura da Tese (versão escrita)
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Impacto do uso de Rhizobium no rendimento de feijão-caupi, cont...
ANÁLISE DE RISCOS CONCEITOS II Prof. Fernando Pires.
II CONGRESSSO DE ESTUDANTES E BOLSISTAS DO EXPERIMENTO LBA
Rocha, C.O1; Bresolin, J.D1; Krüger, R.H.2 e Bustamante, M.M.C1.
As cascas de arroz têm sido utilizadas pelas agroindústrias como biomassa para suprir a sua demanda energética, aquecer a água das caldeiras e o ar destinado.
Zootecnista Msc. Cássia Maria de Paula Garcia
Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa
ANÁLISE DE SEGURANÇA DA TAREFA
Suplementação em pasto
Estudo das Gramíneas.
MELHORAMENTO GENÉTICO E VARIEDADES.
MECANISMOS PARA AUMENTAR A OFERTA DE LEITE E INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DO TRABALHO Olga Fafetine, Luisa Meque, Otília Tamele, Abdul Chimbalambala,
Gênero Panicum Douglas Junior Bertoncelli Gabriela Guimarães de Nardin
PRINCÍPIO TÓXICO DA MANDIOCA
Espécies Forrageiras Conhecer a espécie antes de usá-la e antes de divulgá-los Infinidade de gêneros dentro de cada espécie, ou muitas variedades Saber.
Cynodon Devair Rosin Gabrielli F. Dedordi Gener Augusto Penso
Aula 6. Delineamento amostral
Fluxos de carbono inorgânico dissolvido em igarapés na Amazônia Ocidental Eliete dos Santos Sousa- Universidade Federal do Acre Cleber.
Sistema Agrosilvipastoril Manejo
DUAS CAMPANHAS: estação seca e chuvosa PONTOS DE AMOSTRAGEM Na área do Parque situada em território da cidade de Uberlândia serão amostrados: Córrego Marimbondo.
LEGUMINOSAS ANUAIS DE INVERNO
Pastagens e Plantas Forrgeiras Aula 13. Irrigação de Pastagens
USO IRRACIONAL DESTE RECURSO
Nomes: Cilas Pinnow Emilio Strack Maurício Sartor Wylliam Camera
Condições Edafoclimáticas em Viticultura
PLANEJAMENTO FORRAGEIRO PARA BOVINOS
Matheus Henrique Schneider
EFEITOS DA ADIÇÃO DE UREIA NA QUALIDADE DE FERMENTAÇÃO DA SILAGEM DE RAMOS DA PODA DO CAQUI E SUA DIGESTIBILIDADE, PREFERÊNCIA, BALANÇO NITROGENADO E FERMENTAÇÃO.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
AVALIAÇÃO DO EFEITO DO MGA ® PREMIX NA TAXA DE PRENHEZ DE MULTÍPARAS DA RAÇA NELORE SOB PASTEJO E PARIDAS NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2006 MATERIAIS E MÉTODOS.
CALAGEM E ADUBAÇÃO DE PASTAGENS
Corpo do texto Arial regular tamanho 32pt, podendo ser reduzido para até 24pt, caso a quantidade de texto ultrapasse o espaço delimitado. Corpo do texto.
IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS FORRAGEIRAS
Localização geográfica.... fatores climáticos temperatura pluviosidade umidade relativa tipo do substrato.
Valor Alimentar das pastagens de sequeiro. Variação sazonal e limitações à produção de ovinos José Pedro Fragoso de Almeida Carlos Sousa C Rebelo Andrade.
Cleiton Luiz Tabolka Mauricio Sartor Daniel Heck Jeisson Franke
MATERIAIS E MÉTODOS Foram estabelecidos 5 pontos amostrais, com amostragens realizadas durante o inverno de 2007, quando a barra da lagoa esteve fechada,
Cores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO Azospirillum brasilense LITERATURA RECOMENDADA
Transcrição da apresentação:

Mareliza Possa de Menezes Catharina Goulart Camila do Amaral VALOR NUTRITIVO E FATORES ANTINUTRICIONAIS NOS CAPINS ESTRELA-AFRICANA, TANGOLA E TANNER-GRASS NAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO ACRE Mareliza Possa de Menezes Catharina Goulart Camila do Amaral

INTRODUÇÃO Capim-tanner-grass (B. arrecta), capim-tangola (B. arrecta x B. mutica) e capim estrela-africana (Cynodon nlemfuensis). Espécies pouco estudadas. Relatos de problemas relacionadas à ocorrência de intoxicação.

INTRODUÇÃO Critérios de segurança com base na MS: Objetivo: Perigoso: > 750 mg/kg Incerto: 500-750 mg/kg Seguro: < 500 mg/kg Objetivo: Avaliar o valor nutritivo e a presença de fatores antinutricionais (nitrato e HCN) das forrageiras, de modo a estabelecer o risco potencial do seu uso no Acre.

MATERIAL E MÉTODOS 3 propriedades : Rio Branco e Sena Madureira Pastagens anteriormente formadas com B. brizanta cv. Marandu e recuperadas com as forrageiras citadas entre 5 e 8 anos antes do estudo. Solos: Argissolo Vermelho Amarelo Plintossolo Argilúvico Eutrófico, de baixa permeabilidade. Todas as pastagens jamais haviam sido adubadas.

MATERIAL E MÉTODOS Amostras Coletas (2006 e 2007) Capim estrela-africana: área útil e malhadouro. Capim tangola e taner-grass: área útil e baixada. Coletas (2006 e 2007) Fevereiro: plena estação chuvosa Maio: transição chuva-seca Agosto: plena estação seca Novembro: transição seca-chuva

MATERIAL E MÉTODOS As amostras de capim-estrela-africana foram analisadas no mesmo dia da coleta quanto aos teores de HCN. Os dados do HCN foram submetidos a análise de variância segundo o DIC, com parcela subdivididas no tempo. O nível de significância foi de 10%.

RESULTADOS E DISCUSSÃO HCN no capim-estrela-roxo Maior disponibilidade de N no malhadouro. Amostras do malhadouro: 16% mais HCN. Nitrogênio x HCN Variação dos teores de HCN entre as épocas de amostragem, sem tendência de variação sazonal típica. Não houve casos de intoxicação no Acre, apenas em Santa Catarina (1996 e 1997). Dose tóxica: 2-4mg/kg pv/h .

RESULTADOS E DISCUSSÃO HCN no campim-estrela-africana-branca Menor potencial cianogênico 50% daqueles encontrados na variedade roxa A maioria das pastagens de capim-estrela-africana-roxa no Acre possuem outras espécies de gramíneas e leguminosas forrageiras, o que contribui para reduzir o risco de intoxicação por HCN em bovinos.

CONCLUSÃO Há risco potencial de intoxicação cianogênica de bovinos pastejando o capim-estrela-africana-roxa nas condições ambientais do Acre. Em áreas de malhadouro esta gramínea apresenta teores mais elevados de HCN em relação à área útil da pastagem.