Magia sem truques – Basta ser químico .

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumos das experiências
Advertisements

Magia sem truques – Basta ser químico
Magia sem truques -basta ser Químico
Magia sem truques: Basta ser Químico!. Actividade experimental nº1 Procedimento: Transferimos 50 ml de água de uma proveta para um globé e medimos a temperatura.
Magia sem truques - Basta ser químico Trabalho realizado por: João, Joaquim e Pedro.
Nº1- Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco.
Registo de resultados O que nós observamos foi a transformação por acção da corrente eléctrica que se decompôs ou seja uma transformação de uma substância.
Actividade experimental nº 3
Electrólise do Cloreto de Cobre
Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor
Magia Sem Truques - Basta Ser Químico !!!!!.
Actividade Experimental nº1
Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor:
Mestres da Química.
MAGIA SEM TRUQUES – BASTA SER QUÍMICO ACTIVIDADE EXPERIMENTAL Nº5 Nesta actividade, fizemos a decomposição do cloreto de cobre(II) em cloro (gasoso) e.
Reactividade dos metais
Magia sem truques, basta ser quimico! João Barroso & Pedro Oliveira Turma 5C, 2ª Semana.
SERÁ QUE OS METAIS TAMBÉM REAGEM?
Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco
Actividade exprimental nº1 Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco Verificamos que a dissolução de tang e cloreto de amónio provova.
Experiência nº 4 Analisamos o valor de pH dos seguintes produtos:
5ºC Trabalho realizado por : Florinda Ribeiro e João Fonseca.
Universidade Júnior - Oficinas de Verão Faculdade de Ciências - Química Magia sem truques – basta ser químico!
Magia sem truques: Basta ser químico!. Actividade Experimental nº 1 Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco Nesta experiência medimos.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 4: Ácidos e bases Tópico.
Como se alimentam as plantas?
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais (Bloco de Química Inorgânica) Problemas_A.
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
 As quantidades de íons H + e OH – determinam o caráter ácido-base de uma solução;  Para que possamos compreender melhor como se dá essa medida de acidez.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
Fermentação alcoólica
Substâncias iónicas.
Prof. Winícius Rodrigues
Chuvas Ácidas.
Medições – parte I: Precisão.
Semana 6 REAÇÕES QUÍMICAS – COMBUSTÃO
GÁS HIDROGÊNIO Grupo: Arnanna Nunes, Arthur Mezadri, Caroline Ferrereiz, Gustavo Siqueira e Gabriel Oliveira. Disciplina: Química Professor(a): Chirlei.
Deslocamento do Equilíbrio Químico
DEFINIÇÃO Bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-. Uma das características das bases é seu.
Comer bem, para viver melhor!
Professor: Guilherme Vieira
E. E. Ernesto Solon Borges
AULA 10 ARISTIDES CIPRIANO LEI DE FARADAY
Ciências Naturais – 8.º ano
Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena
Ácidos e Bases Profª Carol Mossi.
Introdução ao conceito de reação Química
CINÉTICA QUÍMICA III.
Ligações Químicas MÓDULO 06 Página 251 Prof. Callegaro.
Qual a sua função nas plantas? Quais os fatores que os influenciam?
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
PRECIPITAÇÃO DE PROTEÍNAS
Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena
PILHAS E BATERIAS. UMA OXIDAÇÃO ÚTIL.
Magia sem Truques Basta ser Químico.
QUÍMICA Prof. Alonso.
Magia sem truques, basta ser quimico!!
Experiência Nº 1 Nesta experiência medimos a temperatura de uma solução aquosa de 50 ml de água e 10 g de Tang e uma segunda solução aquosa de 50 ml de.
Magia sem truques - basta ser químico!
Energia de ligação e reações químicas
 Diluição de soluções - Diluir uma solução é diminuir sua concentração - Isso é feito pela adição de solvente puro C0 . V0 = Cf . Vf C0 = concentração.
Os kk koisa Gonçalo Costa Diogo Magalhães
Actividade Experimental nº3
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Actividade experimental nº1
Estudo das Soluções e de suas Propriedades
Colégio Adventista de Esteio
Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena
Transcrição da apresentação:

Magia sem truques – Basta ser químico . Universidade Júnior , 2007

Actividade experimental nº4 Nesta experiência , medimos 50 ml de diferentes produtos, medindo o seu pH . Concluimos que a Coca- Cola é mais ácida que a água e que o sonasol. Verificamos também que o pH nao fica necessáriamente neutro se adicionarmos uma substancia basica a uma ácida .

Actividade experimental nº2 Nesta experiência , misturamos duas diferentes soluçôes em cada célula da folha. Nestas operações , verificamos que nem em todas as misturas se forma precipitado. Os precipitados podem apresentar variadas cores. A sua formação envolve “ reacções de precipitação “ .

Actividade experimental nº1 Nesta experiencia pesamos 10 g de Tang e , juntámo-lo à água . Dissolvemos agitando com uma vareta , medimos e registámos a temperatura . Verificámos que a temperatura diminuiu mais no cloreto de amónio do que no Tang . Estes processos designam-se por endotérmicos , visto que , precisam de energia para se realizar .

Actividade experimental nº5 Nesta experiencia, colocámos uma solução de cloreto de cobre(II) num goblé, medimos a temperatura e avaliamos o pH da solução. Mergulhamos dois eléctrodos e ligamos a fonte de alimentação de forma a permitir a passagem de corrente eléctrica.Observámos nos elétrodos a formação de cobre solido e cloro gasoso. Conclusão: deu-se uma decomposição (reacção quimica) pela acção da electrecidade e por isso chama-se electrólise .

Actividade experimental nº 7 Nesta experiência , fizemos reagir bicarbonato de sódio com vinagre . Pesámos 3 g de bicarbonato de sódio e introduzimo-lo num matraz . De seguida , medimos 20 mL de vinagre e tranferimo-lo para um balão . Pesámos o conjunto matraz+balão na balança e registamos a massa . Retirámos o conjunto da balança e ( sem retirar o balão da boca do matraz ) esperámos alguns instantes .. o balao encheu-se de dióxido de carbono e pesámos novamente o conjunto . Conclusão : a massa do conjunto nao variou e ocorreu 1 reacção quimica pois formaram-se novas substancias ( dióxido de carbono ) . Confirma-se entao a lei de Lavoisier porque a massa total conservou-se.