Introdução a lógica de programação Tipos de algoritmos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmo e Programação
Advertisements

Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 3 Fluxograma e Pseudocódigo
Introdução à Programação
Aux a fim início Simulação da execução de um algoritmo que troca o conteúdo de duas variáveis recebidas e apresenta o resultado da inversão: leia a,b a.
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Introdução a Algoritmos
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino.
Lógica de Programação.  Um algoritmo é um conjunto de instruções, dispostas em um sequência lógica, que levam à resolução de um problema.  Um algoritmo.
Lógica de Programação Aula 25 Prof. Auler Gomes. Introdução - subrotina Muitos problemas grandes ou nem tão grandes, mas de solução mais complexa podem.
Pseudocódigo É a técnica na construção de algoritmos mais próxima de uma linguagem de programação. Estrutura básica: Algoritmo [Variáveis:, : ] Início.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação Diagrama de bloco Programação Sequencial 1.
FLUXOGRAMA AULA 2 Prof. Anderson Hirata 2º sem de 2016.
Tomada de Decisão Em determinado momento em uma algoritmo, pode ser necessário tomar uma decisão de ir por um caminho ou por outro, imagine a seguinte.
ARQUITETURA AULA 3 Prof. Luiz Ricardo Lima 2º sem de 2016.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Estruturas de Repetição
Aula 3 - Estruturas de Repetição
Algoritmos e Estruturas de Dados I
LIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO EV3 AVANÇADA
Baseado nos slides do professor Dr. Daniel Caetano
Análise e Projeto de Sistemas II
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Algoritmo e Estrutura de Dados I
Introdução a Algoritmos
Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Dsc. Alex F. V. Machado
Criação: Caroline Brasileiro Atualização: Laura Matos
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Dsc. Alex F. V. Machado
Introdução ao VisuALG Prof. Andrew Rodrigues
Algoritmos e Estruturas de Dados I
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
Prof. Wellington Franco Sub-Rotinas:Funções e Procedimentos
Estruturas de Repetição
Prof. Wellington Franco
Representação de um Algoritmo na Forma de Pseudocódigo
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Estrutura Condicional
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO/ALGORITMOS
Algoritmos e Técnicas CEFET/RN.
Prof. Poliana Cássia Soares
Prof. Esp. Poliana Cássia Soares
Estruturas de Repetição
IP – Repetições for Prof. Eduardo Falcão.
Algoritmos e Programação I
Apresentação do Laboratório
Lógica de Programação Significa o uso correto das leis do pensamento e de processos de raciocínio para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes,
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Aula 22 Modularização 22/10/08.
Instituto Federal de Santa Catarina
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO LÓGICA: parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência).
Linguagem de Programação
Algoritmo e Programação
Prof. Elisson de Andrade
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Estruturas de Decisão
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Aula 11- Rafaela Bosse Schroeder
Linguagem de Programação I
Apresentação do Laboratório
CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa.
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação – CECOMP Algoritmos e Programação Jadsonlee da Silva Sá
Representação de Algoritmos
Algoritmos.
Introdução Capítulo 1 Lógica de Programação
Transcrição da apresentação:

Introdução a lógica de programação Tipos de algoritmos

Como já aprendemos nas aulas anteriores, algoritmo é uma sequência de passos seguidos de forma lógica e organizada, que visam executar uma determinada tarefa. Ao longo do tempo, acabamos percebendo que cada exercício de algoritmo escrito num computador tem a lógica como um dos elementos principais para a sua execução – daí a importância de percebermos o conceito lógica de programação. Algoritmos - Lógica de programação

Algoritmos - Tipos Mas, antes de aprofundarmos sobre a lógica de programação… TIPOS DE ALGORITMOS

Algoritmos - Tipos Existem várias formas de escrever um algoritmo. Todavia, nós iremos aprender as 3 principais:  Descrição narrativa;  Pseudocódigo;  Fluxograma. _________________________________________________________________________________________ __________ Descrição narrativa é o tipo de algoritmo cuja forma de escrita é linguagem natural (linguagem usada pelo ser humano, sem interferência matemática) – esse é o tipo usado para fazer a introdução da matéria de algoritmo, ou seja, vocês já devem estar familiarizados com este. Além disso, é a descrição narrativa em que nos iremos focar durante as aulas. Inicio Afrouxar ligeiramente as porcas; Pegar o macaco; Suspender o carro com o macaco; Retirar as porcas e o pneu; Colocar o estepe; Apertar as porcas; Abaixar o carro; Fim Inicio Afrouxar ligeiramente as porcas; Pegar o macaco; Suspender o carro com o macaco; Retirar as porcas e o pneu; Colocar o estepe; Apertar as porcas; Abaixar o carro; Fim

Algoritmos - Tipos Pseudocódigo é o tipo de algoritmo onde predomina uma linguagem mais técnica, sendo intermediária entre a natural e a de programação…É aqui onde todas as regras de lógica de programação entram em acção. variaveis media, nota1, nota2, nota3 inicio leia nota1, nota2 e nota3 media = (nota1+nota2+nota3)/3 se (media >= 5) entao escreva “aluno aprovado” senao escreva “aluno reprovado” fim variaveis media, nota1, nota2, nota3 inicio leia nota1, nota2 e nota3 media = (nota1+nota2+nota3)/3 se (media >= 5) entao escreva “aluno aprovado” senao escreva “aluno reprovado” fim

Algoritmos - Tipos Fluxograma é a representação gráfica que coloca formas geométricas padronizadas para indicar as diversas ações e decisões que devem ser executadas para resolver o problema.

Lógica de programação Lógica de programação é a maneira pela qual o algoritmo é escrito, seguindo regras baseadas na lógica matemática e na computação. Que regras são essas? Regras como:  Nomear o algoritmo;  Declaração de variáveis;  Identificação do tipo de variáveis;  Comandos de entrada e saída de informação;  Regras de sinalização;  Entre outros. É através da lógica de programação que o nosso algoritmo pode ser perfeitamente interpretado pelo computador para ser executado.