Institucionalização e Gestão da RMBH A Questão Metropolitana e os Desafios do Desenvolvimento Nacional Gustavo Gomes Machado Belo Horizonte Outubro de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Advertisements

Normas constitucionais e Pacto Federativo
Escola Nacional de Administração Pública -ENAP maio de 2005
Secretaria de Estado da Saúde
Câmara Municipal de Belo Horizonte Divisão de Consultoria Legislativa
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Câmara Municipal de Belo Horizonte
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
1.
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Aspectos de Infraestrutura Sob a Ótica da Regulação
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
A Questão da Titularidade nas Regiões Metropolitanas
CONSÓRCIO REGIONAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA Projeto Bilateral Financiado pela AGENCIA CANADENSE PARA O DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL (CIDA) MULHERES.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
Painel Desafios da Organização Metropolitana O Metrô de Belo Horizonte no Contexto da Nova Legislação João Luiz da Silva Dias Companhia Brasileira de Trens.
Secretaria de Desenvolvimento
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Política nacional de planejamento regional urbano
A Questão Federativa e a Governança Metropolitana
Federalismo e Gerenciamento de Recursos Hídricos no Brasil Gilberto Valente Canali Brasília, 9 de março de 2004.
Conferência das Cidades Mato Grosso
A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
Aspectos jurídicos do terceiro setor no Brasil
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
FOTOS SECOM Agência RMBH 1 1.
Gestão Estratégica na Política Pública
A experiência da reforma legislativa da RMBH
HISTÓRICO DAS RMS NO BRASIL
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
O SUS como política de Estado: limites e possibilidades
GUSTAVO GOMES MACHADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC); UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU – UNIVERSIDADE DE BRITISH.
CURSO DE EXTENSAO Governança Metropolitana Colaborativa A GUSTAVO GOMES MACHADO Consultor Legislativo 1 Fortaleza, 26, 27 e 28 de 2010 Organização: Universidade.
Serviços Públicos II.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
CURSO DE EXTENSÃO: COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL E GOVERNANÇA REGIONAL PUC MINAS – 29/11/2008 Tema: Experiências na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
DO DIREITO DE PREEMPÇÃO
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Floriano de Azevedo Marques Neto1 LEI Nº / 2007 PRINCIPAIS ASPECTOS REGULATÓRIOS SEMINÁRIO SANEAMENTO BÁSICO FIESP SÃO PAULO, 01 DE MARÇO DE 2007.
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
PAINEL 3: Interface entre Planejamento Urbano e Planejamento Regional Rosa Moura – SEDU/Paraná Brasília, setembro de 2009.
Plano de Bacia do Rio Caí
Planejamento Urbano e Plano Diretor
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
Secretaria de Desenvolvimento
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
Prefeitura Municipal de Erechim
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
Direito: o que é, como funciona. Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 1.
PLANEJAMENTO E PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO EM REGIÕES METROPOLITANAS.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
5º Encontro de Inovação Cesan A REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO E OS DESAFIOS PARA O SETOR WALDER SURIANI SUPERINTENDENTE DA AESBE Vitória, Julho.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
Transcrição da apresentação:

Institucionalização e Gestão da RMBH A Questão Metropolitana e os Desafios do Desenvolvimento Nacional Gustavo Gomes Machado Belo Horizonte Outubro de 2006 Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana

Organização da apresentação Aspectos conceituais da questão metropolitana Imperfeições na institucionalização das regiões metropolitanas no Brasil A questão metropolitana face ao município na CF/88 Trajetória da gestão na RMBH Indícios do quarto período da gestão na RMBH O Novo modelo de gestão Desafios políticos e operacionais da gestão da RMBH Pontos para discussão de uma política nacional para regiões metropolitanas – COMO REDUZIR OS CUSTOS DE TRANSAÇÃO?

Aspectos Conceituais da Questão Metropolitana Divórcio entre a realidade urbana e a organização político-institucional do Estado Funções Públicas de Interesse comum Os princípios da eficiência, da eficácia e da equidade Competição global entre metrópoles Processos de integração institucional de municípios Modelos vertical e horizontal de organização metropolitana Cooperação e coordenação intergovernamental

Imperfeições na institucionalização das regiões metropolitanas no Brasil Natureza jurídica precária da região metropolitana Indefinição quanto à titularidade de serviços de interesse comum Município-padrão Compensadas com incentivos seletivos Insulamento burocrático Centralização decisória

A questão metropolitana face ao município na CF/88 Art. 25. § 3º - Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; (...) V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial; Art A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal,(...)

Trajetória da gestão na RMBH RMBH Tecnocracia Esclarecida Lei 14/73 Abertura – Novos atores Municipalismo a todo custo Reintegração negociada Eleições 1982 CF 88 Década 2000

Indícios do quarto período da gestão da RMBH Arrefecimento do municipalismo a todo custo Participação da sociedade civil Novos órgãos estaduais de vocação urbana/metropolitana Seminário Legislativo Regiões Metropolitanas – 2003 Novo marco regulatório das regiões metropolitanas

Novo Modelo de Gestão da RMBH Paridade do poder decisório entre o estado e os municípios Poder diferenciado dos municípios maiores Participação da sociedade civil no órgão deliberativo Agência Metropolitana Fundo Metropolitano Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado

Desafios políticos e operacionais da gestão da RMBH Negociação contínua de coalizões políticas em torno da questão metropolitana Definição da natureza da Agência de Desenvolvimento Metropolitano Operacionalizar o Fundo Metropolitano Envolver a sociedade civil na gestão metropolitana

Pontos para discussão de uma política nacional para as regiões metropolitanas – COMO REDUZIR OS CUSTOS DE TRANSAÇÃO? Definição pelo STF da titularidade de funções públicas de interesse comum Superação do dilema do controle Envolvimento da sociedade civil com a questão metropolitana Incentivos seletivos para cooperação intergovernamental Definir alternativas para as microrregiões A médio-prazo: reformas constitucionais