PROGRAMA DE ENGENHARIA URBANA MESTRADO PROFISSIONAL Escola Politécnica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Advertisements

Páginas WWW Maio de 2006 Engenharias I. Introdução É hoje talvez o meio mais importante de divulgação dos programas É Diretriz da Capes – Palestra do.
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO IF-SC Março de /2.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
Bacharelado em Sistemas de Informação
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
O uso do Lato Sensu como nucleador da pesquisa e Pós- Graduação estruturada Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
ECOA.
Pró-Reitora de Pós-Graduação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
V Seminário de Redes Empresariais
12 de Agosto de 2009 Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Objetivos Dado o contexto econômico atual e a gestão em rede empresarial,
VI Seminário de Redes Empresariais
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Administração Financeira & Orçamentária
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
ministério da educação
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR PÓS-GRADUAÇÃO 2011
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL
Curso de Especialização em Educação a Distância
Linha de Pesquisa em Gestão e Otimização
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Consolidação e expansão da PG no CCH Prof. Dr. Marcelo S. Carneiro Coordenador do PPGCSOc
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
CIÊNCIA DO SOLO Álvaro Luiz Mafra Fabricio Tondello Barbosa
Líder: Prof. Dr. Fábio Minoru Yamaji-
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
SIMULAB Sustentável Triênio
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Programa EESC Sustentável USP Recicla
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
HISTÓRICO 2008 – Aprovação do Curso de Especialização/aperfeiçoamento em Gestão e Administração Pública para os servidores 2009 – início do Curso. Duas.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOTECNOLOGIAS CEFET-SE / RESGEO.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE ENGENHARIA URBANA MESTRADO PROFISSIONAL Escola Politécnica

ROTEIRO: Introdução à Engenharia Urbana: Caracterização Justificativas Referenciais Apresentação do PEU/POLI: Histórico Estrutura Disciplinas Corpo Docente Corpo Discente Informações aos alunos: Aulas Rotinas acadêmicas Pesquisas, Publicações e Teses

CARACTERIZAÇÃO: Traz o enfoque da Engenharia nas questões relacionadas com GESTÃO e TECNOLOGIA nas cidades. Integra as ENGENHARIAS SETORIAIS através da abordagem sistêmica e da visão holística. (habitação, transportes, drenagem, construção civil, saneamento, gas e energia, etc.) Sua produção técnica e científica visa contribuir com PLANOS DIRETORES, POLÍTICAS DE SUSTENTABILIDADE e AÇÕES INOVADORAS.

JUSTIFICATIVAS: 1- Crescente responsabilização dos governos locais, estaduais e federal quanto ao planejamento e gestão do desenvolvimento urbano. O Estatuto da Cidade (Lei no de 10/07/2001) reforça esta demanda por pesquisadores e profissionais mais capacitados, aptos a atuar de forma inovadora nos itens nele previstos, tais como Planos Diretores Participativos, Operações Urbanas Consorciadas e Conselhos de Política Urbana. 2- As novas técnicas e processos aplicados às cidades estariam voltados para: definir necessidades e prioridades, elaborando diagnósticos funcionais, fornecer elementos técnicos para apoio à tomada de decisão; planejar e intervir de modo sistêmico e com visão integrada, propor estratégias para gestão de infra-estrutura e serviços; coordenar e gerenciar os processos de intervenção nas cidades.

ENGENHARIA URBANA NO BRASIL- Áreas (CAPES) Documento de Área 2009

CONCEITO UFIES PROGRAMAS DE ENGENHARIA URBANA NA ENGENHARIAS 1 / Engenharia Civil PROGRAMAS RECONHECIDOS PELA CAPES ATÉ 2007: MPDAMA -44SP UFSCAR * ENGENHARIA URBANA --3PRUEMENGENHARIA URBANA --3PBUFPB / J.P.ENGENHARIA URBANA Áreas de Concentração em Engenharia Urbana em outros Programas de Engenharia : USP: UFBA: ENGENHARIA URBANA NO BRASIL - Programas (CAPES) ENGENHARIA URBANA UFRJ RJ ENGENHARIA URBANA E AMBIENTAL PUC-RIO RJ PROGRAMAS APROVADOS EM 2008: * A UFSCAR também possui curso de graduação em Engenharia Urbana

HISTÓRICO: CENTRO DE TECNOLOGIA – UFRJ Programas de Pós-Graduação em Engenharia: COPPE (1963) POLI (2008) Escola de Química (1965) IMA (1977) CURSOS: Mestrado e Doutorado Acadêmico Mestrado Profissional Mestrado e Doutorado Acadêmico Mestrado Profissional Mestrado e Doutorado Acadêmico ÁREAS: Civil, Produção, Elétrica, Mecânica, Oceânica, Química, Nuclear, Sistemas, Planejamento Energético, Biomédica, Metalurgia, Transportes Ambiental, Urbana, Estruturas Processos Quimicos e Bioquímicos Biocombustíveis e Petroquímica C & T de Polímeros

HISTÓRICO Programa de Engenharia Urbana - PEU Atividades anteriores Núcleo formado por egressos da COPPE e PROARQ Foco comum: questões relacionadas às cidades Gênese: visita do Prof. Alex Abiko – Eng. Urbana/USP Construção do programa Curso de Especialização em Engenharia Urbana – monografia, 366 horas Sinergia entre professores da POLI e IPPUR > Mestrado Profissional Formalização da parceria com o IPPUR Tramites institucionais – Apoio da Diretoria e Pró-Reitoria

Nível: PROGRAMA >ENGENHARIA URBANA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO > ENGENHARIA URBANA LINHA DE PESQUISA > PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTEMAS URBANOSMÉTODOS E TÉCNICAS PROJETOS > Desenvolvimento Urbano Sustentável Redes de serviçoGeoprocessamento Gestão Habitacional e Urbana Drenagem UrbanaMonitoramento e Simulação Urbana Ocupação e uso do solo urbano Água e Esgoto Localização de Atividades Produtivas Economia UrbanaMobilidade nas Cidades Automação e Controle Sustentabilidade da Construção Civil Metodologias para projetos urbanos Resíduos Sólidos Poluição Sonora FOCO DAS DISCIPLINAS > FUNDAMENTOS E CONCEITOS >BASE TEÓRICA ENGENHARIAS SETORIAIS >ESTADO DA TÉCNICA FERRAMENTAL E METODOLOGIA >PESQUISA ESTRUTURA DO PROGRAMA - Carga horária de disciplinas e participação docente balanceada entre as linhas - Conteúdo das linhas cobre a maioria dos temas de engenharia aplicados às cidades

DISCIPLINAS MESTRADO PROFISSIONAL: ENGENHARIA URBANAÁREA DE CONCENTRAÇÃO ÚNICA: ENGENHARIA URBANA LINHA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO LINHA DE SISTEMAS URBANOS LINHA DE MÉTODOS E TÉCNICAS DisciplinasCODIGOH/Obrigat.H/EletivaPROFDisciplinasCODIGOH/Obrigat.H/EletivaPROFDisciplinasCODIGOH/Obrigat.H/EletivaPROF Engenharia, Cidades e Sustentabilidade 30 GABRIELLAA Cidade como Redes de Serviços 15 MAUROSistemas de Informação Georeferenciados 15 FERNANDO Planejamento e gestão das cidades 30 CLAUDIA / ADAUTO Transportes urbanos 30 GIOVANIMetodologia da pesquisa 15 ROSANE Abordagem sistêmica do uso e ocupação do solo 15 CAMILODrenagem urbana 30 M MIGUEZModelagem nunérica de terrenos 15CARL Dinamica e Uso do Solo Urbano 15 LUCIANAAgua e Esgoto 30 IENESistemas autom. aplicados á engenharia urbana 15ARMANDO Estratégias para o desenv. urbano sustentável 15CAMILOResíduos sólidos 15TINAMonitoramento e Gerenciamento em Ruido Urbano 15FERNANDO C Gestão Habitacional 15 GABRIELLAIntrodução à Poluição Sonora 15FERNANDO CFerramentas computacionais para análise de ruídos 15JULIO Tópicos especiais em Planejamento e Gestão Urbana EED792 15A DEFINIRGestão da Construção Civil 15LUIZ OTÁVIOGeoprocessamento 30XAVIER Conforto do Ambiente Construído 15ELAINETópicos em localização 15COSENZA Projetos Integrados de controle de cheias 15M MIGUEZTópicos especiais em engenharia urbana 30A DEFINIR Pesquisa Operacional em Engenharia Urbana 15GIOVANIFerramentas para simulação urbana 15ROSANE Tópicos especiais em Sistemas Urbanos EED793 15A MDEFINIRMonitoramento e controle social das políticas urb. 15ORLANDO Gestao Participativa de Programas e Projetos 15CLAUDIA Tópicos especiais em Métodos e Técnicas EED794 15A DEFINIR Foco das Disciplinas: FUNDAMENTOS E TEORIAS ENGENHARIAS SETORIAIS FERRAMENTAL E PESQUISA OBRGELETLINHA OBRGELETLINHA OBRGELETLINHA OFERTA POR CATEGORIA

CORPO DOCENTE (todos com doutorado): Professores Permanentes (15) : 13 professores da POLI (doutorado em engenharia) 2 Professores Eméritos (IGEO e POLI/COPPE) Professores Colaboradores (8): 1 professor da POLI 5 professores do IPPUR Pesquisadores Associados (4): 4 professores da POLI 1 pesquisador da COPPE

CORPO PERMANENTE: Angela Maria Gabriella Rossi, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Armando Carlos de Pina Filho, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Beatriz de Souza Leite Pires de Lima, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Camilo Michalka Jr., Dr. Ing. Escola Politécnica / UFRJ Carlos Alberto Nunes Cosenza, D.Sc. Professor Emérito / UFRJ Elaine Garrido Vasquez, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Fernando Augusto de N. Castro Pinto, Dr. Ing. Escola Politécnica / UFRJ Fernando Rodrigues Lima, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ PROFESSORES COLABORADORES: Adauto Lucio Cardoso IPPUR/UFRJ Claudia Ribeiro Pfeiffer IPPUR/UFRJ Iene Christie Figueiredo, D. Sc. Escola Politécnica / UFRJ Luciana Corrêa do Lago IPPUR/UFRJ Mauro Kleiman IPPUR/UFRJ Orlando dos Santos Junior IPPUR/UFRJ PESQUISADORES ASSOCIADOS: José Luis Menegotto, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Eva Vider Escola Politécnica / UFRJ Gisele Silva Barbosa, M.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Roberto Machado Corrêa, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Paulo Carneiro, D.Sc. COPPE/UFRJ Giovani Manso Ávila, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Jorge Xavier da Silva, Ph.D Professor Emérito / UFRJ Julio César Boscher Torres, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Luiz Otávio Cocito de Araújo, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Marcelo Gomes Miguez, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Maria Cristina Moreira Alves, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ Rosane Martins Alves, D.Sc. Escola Politécnica / UFRJ

CORPO DISCENTE: Processo seletivo anual: 25 vagas - Edital Público Seleção em 4 etapas: ante-projeto, prova escrita, prova de idioma e entrevista técnica Regime acadêmico: Oferta de disciplinas - Trimestral Aulas na 2a feira e 4a feira Turma 2009: 24 alunos selecionados, todos cursaram os 3 trimestres de disciplinas 22 seminários de tema de dissertação apresentados Turma 2010: 17 alunos selecionados,todos cursando regularmente as disciplinas do 2o trimestre

INFRAESTRUTURA: SALA DE AULA GABINETESBIBLIOTECA DO CT LABORATORIO CAD/SIG

PRODUÇÃO INTELECTUAL (inicio do programa em 2009): 2009 e 2010 (até o momento): 1 livro em Engenharia Urbana publicado (organização + capítulos) 6 artigos em periódicos 52 trabalhos em anais de congressos 10 produções técnicas (consultorias, organização de eventos, etc) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: Embrião do programa (2007) Stricto Sensu – 366 hs 2 turmas concluídas e 1 em andamento

RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Mobilidade docente: 2 professores em pós-doc no exterior (2009/Espanha e 2011/Alemanha), na área de Engenharia Urbana 7 professores em pesquisas e projetos (Rede Magalhães/Espanha, UNIBRAL/Alemanha, BRAFITEC/França) Convênios: UTC, EIVP, École Centrale – França UPM – Espanha TFCH e U. Stutgart- Alemanha Outros

AULAS: Periodização e horários Frequencia e avaliação Suporte e apoio aos alunos

ROTINAS ACADÊMICAS: Regulamento do Programa Estrutura organizacional Escolha e inscrição em disciplinas Orientações e Bancas Seminários e Defesas Dissertação

PESQUISAS, PUBLICAÇÕES E TESES: Qualis / CAPES Avaliação do Programa Bolsas Projetos e Pesquisas Doutoramento Rede de Pesquisa em Eng. Urbana

Ericksson Rocha e Almendra Diretor da Escola Politécnica Eduardo Gonçalves Serra Diretor Adjunto de Pós –Graduação da POLI/UFRJ Fernando Rodrigues Lima Coordenador do PEU / POLI