A Pós-Graduação e a Iniciação Científica da UFRJ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Advertisements

Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
Universidade Federal de São Carlos
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PÓS-GRADUAÇÃO NA UNESP AVALIAÇÃO CAPES: TRIÊNIO Gestão: Marcos Macari/ Herman Voorwald.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Apresentação do Projeto
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
Pró-Reitora de Pós-Graduação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
ASP/CSM 08/11/10 Últimas Atualizações: * Decreto nº7106/10-PR * Resolução nº028/10-COU.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
SUBPROJETO - CFM Materiais nanoestruturados e transições de fase na cromodinâmica quântica.
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Talentos para Inovação
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Informática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia Centro: Centro.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

A Pós-Graduação e a Iniciação Científica da UFRJ Angela Maria Cohen Uller Pró-Reitora Nei Pereira Jr. Superintendente Acadêmico Regina Maria Macedo C. Dantas Superintendente Administrativa

Colaboradores: Maria de Fátima Bastos Freitas Assistente da Superintendência Acadêmica da PR2 Marília da Conceição Morais Lopes Assessora Técnica da PR2 Júlio Gravina Marques Diretor da Divisão de Programas e Bolsas da PR2 Gisele Tavares Diretora da Divisão de Ensino da PR2 Ana Teresa Rocco Suassuna Diretora de Assuntos Estudantis da PR2

A UFRJ em Números CORPO DOCENTE (TOTAL=3.229) DOCENTES COM DOUTORADO 2.501 (2.384 DSc e 117 PD) DOCENTES ATUANTES EM PÓS-GRADUAÇÃO 1.501 (permanentes) e 360 (colaboradores) GRADUAÇÃO CURSOS 142 ALUNOS COM MATRÍCULA ATIVA 36.588 (2006) [33.603 (presencial) e 2.985 (a distância)] ALUNOS TITULADOS 4.874 (2006) ALUNOS PARTICIANTES DE ATIVIDADES DE IC 4.119 (2007) PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS 85 157 [85 MSc e 72 DSc] ALUNOS COM MATRÍCULA ATIVA (MSc e DSc) 9.250 [5410 MSc e 3840 DSc] (2006) ALUNOS TITULADOS (MSc e DSc) 2.220 [1488 MSc e 732 DSc] (2006) TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS 8.893

CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE 74% 17% 3% 2% 4%

Estrutura Organizacional

A FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES NA UFRJ

Corpo Discente de Cursos de MESTRADO 5410

Alunos de Mestrado Ativos por Área de Avaliação da CAPES 31% 11,6% 11,8% 12,1% 12,7% 8,5% 8,0% 3,1% 0,52%

Alunos de Mestrado Ingressantes por Área de Avaliação da CAPES (2004/2005/2006) 30,9% 12,5% 12,8% 11,1% 12,6% 9,1% 8,1% 2,5% 0,6%

Alunos de Mestrado Titulados por Área de Avaliação da CAPES (2004/2005/2006) 26,6% 15,2% 12,2% 13,7% 12,0% 9,1% 7,8% 2,8% 0,6%

Corpo Discente de Cursos de DOUTORADO 3840

Alunos de Doutorado Ativos por Área de Avaliação da CAPES 29,9% 20,7% 14,5% 11,2% 11,7% 8,2% 6,5% 0,7% 1,6%

Alunos de Doutorado Ingressantes por Área de Avaliação da CAPES (2004/2005/2006) 26,3% 21,8% 14,1% 10,1% 9,1% 9,8% 9,3% 0,9% 1,4%

Alunos de Doutorado Titulados por Área de Avaliação da CAPES (2004/2005/2006) 28,9% 19,5% 13,3% 10,9% 9,0% 9,7% 6,9% 1,0% 1,0%

ESTUDANTES ESTRANGEIROS (248) A PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTUDANTES ESTRANGEIROS (248) PAÍS % MOÇAMBIQUE 2 GUINÉ- BISSAU 0,4 BOLÍVIA 2,4 CHILE 4,4 COLÔMBIA 15,7 ESPANHA LÍBIA PORTUGAL 4,8 GRÃ-BRETANHA 1,2 SENEGAL ANGOLA COSTA DO MARFIM GUATEMALA ITÁLIA 5,2 PARAGUAI BÉLGICA EQUADOR 1,6 HOLANDA PAÍS % MÉXICO 0,8 ROMÊNIA 0,4 ALEMANHA OCIDENTAL IUGOSLÁVIA URUGUAI 3,2 ÁUSTRIA CABO VERDE CAMARÕES EL SALVADOR ESTADOS UNIDOS 1,2 PERU 20,1 ARGENTINA 16,9 CHINA FRANÇA UNIÃO SOVIÉTICA VENEZUELA 2 CUBA 3,6

Bolsas de MESTRADO da CAPES e do CNPq

Bolsas de DOUTORADO da CAPES e do CNPq

Bolsas de MESTRADO e DOUTORADO da FAPERJ

Bolsas de MESTRADO e DOUTORADO da ANP Programa PRH [IQ; COPPE (PEC; PEO; PPE; PEMM); EQ; IGEO; IE] 19

Bolsas de MESTRADO do CENPES-PETROBRAS

Produção de Mestres e Doutores 2220

Avaliação CAPES dos 85 Programas de Pós-Graduação da UFRJ (2001-2003) 33% 25% 20% 13% 9,4%

Avaliação CAPES dos 229 Programas de Pós-Graduação da USP (2001-2003) 35,4% 27% 15,3% 13% 8,7%

Avaliação CAPES dos 62 Programas de Pós-Graduação da UNICAMP (2001-2003) 35,5% 27,4% 22,6% 11,3% 3,2%

Avaliação CAPES dos 30 Programas de Pós-Graduação da UFSCAR (2001-2003) 33,3% 30,0% 26,7% 6,7% 3,3%

A Iniciação Científica na UFRJ

Evolução do Total de Bolsas de Iniciação Científica Fonte: SIGMA/UFRJ 27

Distribuição das Bolsas de Iniciação Científica por Agência/Órgão de Fomento 28

Evolução da Jornada de Iniciação Científica 29

Trabalhos Programados para a JIC 2007 por Centro Total=3058 30

A PG da UFRJ está sub-utilizando o treinamento de IC fornecido Bolsistas PIBIC: % Ingressantes na Pós-Graduação A PG da UFRJ está sub-utilizando o treinamento de IC fornecido aos seus alunos de Graduação Existência de bolsista ainda na graduação

Inferências BaseSIGMA Idade Média dos Titulados

METAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRJ EM CONSONÂNCIA COM O PRE Estimular o surgimento de Programas de MSc e DSc em áreas inter, multi e transdisciplinares buscando a convergência de áreas do conhecimento. Elaborar plano de ação para a melhoria dos Programas de Pós-graduação no que concerne à avaliação da CAPES visando o aumento dos graus 3, 4, 5 e 6 para um nível acima no triênio 2007-2009. Planejar o aumento do número de vagas nos cursos de pós-graduação existentes em áreas de maior interesse da sociedade (desenvolvimento regional, social e econômico), através do aumento das condições laboratoriais, didáticas e de infra-estrutura física.

METAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRJ EM CONSONÂNCIA COM O PRE Aumentar o número de cursos de MSc e DSc, presenciais e à distância, com foco nas atividades de ensino (química, biologia, matemática, português, línguas, geografia, história, filosofia, música, educação física e informática) para o fortalecimento e melhoria da qualidade da educação básica. (Ex.: mestrado em ensino de física, recentemente aprovado pela CAPES). Organizar cursos especiais de pós-graduação de interesse geral ministrados pelas áreas sociais, filosóficas, jurídicas e econômicas para as áreas tecnológicas, da natureza e da saúde (Ex: ética, gestão, empreendedorismo, propriedade intelectual, etc.). Criar núcleos de pesquisa inter-unidades em áreas temáticas apoiados por projetos estruturantes, captados junto a órgãos governamentais, agências de fomento, organizações internacionais e empresas.

METAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRJ EM CONSONÂNCIA COM O PRE Propor um “Colégio Pós-doutoral” na UFRJ para jovens doutores brasileiros e latino-americanos à CAPES, à OEA e outros organismos financiadores com o objetivo de aumentar a capacidade de ensino, pesquisa e de publicações dos cursos de pós-graduação. Organizar Câmaras Temáticas de Integração voltadas para atividades de pesquisa de forma a institucionalizar as competências da UFRJ em áreas de grande demanda da Sociedade. Oferecer suporte às áreas de pesquisa em sua relação com os agentes do desenvolvimento econômico e social aumentando o uso do conhecimento gerado nas várias unidades da UFRJ.

METAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRJ EM CONSONÂNCIA COM O PRE Fortalecer e ampliar a cooperação internacional estimulando a pesquisa e a mobilidade de alunos de pós-graduação, pesquisadores e docentes. Integrar as atividades de pós-graduação e graduação estabelecendo estágios de iniciação científica intra e inter unidades nos grupos e laboratórios de pesquisa. Consolidar a liderança da UFRJ em suas várias áreas de pesquisa através da divulgação do conhecimento gerado através das mídias internas e externas, debates setoriais e de políticas governamentais, participação em congressos e feiras, exposições para segmentos específicos da sociedade, publicações institucionais e estudos de conjuntura.