TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
Advertisements

Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
The development of green logistics for implementation sustainable development strategy in companies O desenvolvimento da logística verde para a implementação.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
Princípios de Finanças Internacionais Prof:AILTON.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
Características da agricultura no Brasil
Teoria de população em Malthus
População Prof. Sandro Rogério.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO - SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ERA DA INFORMAÇÃO
Planejamento.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRISE AMBIENTAL
Desenvolvimento sustentável
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Embalagem.
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Os sectores de actividade
Aprendizagem do Século XXI
A evolução tecnológica do controle de plantas daninhas
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
Alternativas para a superação de obstáculos
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
Bromatologia UNIDADE I
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Empreendedorismo.
A evolução do campo até a mesa do consumidor
Professor: Vagno Barbosa
FACULDADE SANTO AGOSTINHO CURSO DE NUTRIÇÃO DISCIPLINA: TÉCNICA DIETÉTICA II PROFESSORA: ODARA SÁ ALIMENTOS TRANSGÊNICOS.
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO
Fluxo de Caixa e Capital de Giro
Logística e Gerenciamento da
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS  Objetivo geral dos processos de conservação : evitar as alterações nos alimentos, oferecendo ao indivíduo, alimentos.
nelson
Espaço Agrário Mundial
Evolução Seleção Natural.
ESPAÇO GEOGRÁFICO INDUSTRIAL
AMAURI R. DA SILVA, MAURICIO M. GONÇALVES, JOSE O. SIMÕES
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
Indústria 4.0  Indústria 4.0 é um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação,
Thiago Delattre.  Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de ‘Logistikas’ eram os responsáveis por garantir recursos.
Aula 03 Prof.: Thiago Delattre
Desenvolvimento sustentável
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
A palavra técnica vem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um.
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
Risco em Epidemiologia. Profº Adriano Brum. INTRODUÇÃO  Contemporaneamente, o conceito de risco foi tomado por diversas disciplinas, em diferentes áreas.
Segurança em Unidades de Processo
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. Fatores que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de alimentos.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo

O que é tecnologia de alimentos?

O QUE É TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? Qualquer método ou técnica de processamento de alimentos envolve uma combinação de procedimentos ou operações unitárias que modificam as características da matéria- prima.

O QUE É TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? Atualmente, os consumidores não desejam apenas um alimento com uma ampla vida de prateleira e sem necessidade de refrigeração: também demandam produtos fáceis de preparar, prontos para o consumo, gostosos e atrativos. Além disso, observa-se uma demanda crescente por alimentos mais saudáveis e naturais.

Para que serve a tecnologia de alimentos?

PARA QUE SERVE A TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? No século XIX, o demógrafo e economista inglês Thomas Robert Malthus afirmou que o setor agrícola se mostrava incapaz de gerar alimentos em abundância.

Segundo aquele pesquisador, a população mundial crescia de forma semelhante a uma progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos crescia de forma semelhante a uma progressão aritmética, ou seja, a população do mundo crescia, na época, mais rapidamente do que o fornecimento dos alimentos.

PARA QUE SERVE A TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? Percebe-se, dessa forma, que a preocupação com a conservação e transformação de alimentos é muito antiga – surgiu muito antes que o processo de conservação e transformação de alimentos fosse reconhecido como uma ciência, o que aconteceu nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha no ano de 1931.

PARA QUE SERVE A TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? Hoje, a indústria de alimentos se preocupa em atender a alguns objetivos básicos como: Aumentar a vida de prateleira dos produtos por meio de técnicas de conservação. Incrementar a quantidade de alimentos produzidos. Ampliar a variedade da dieta. Fornecer os nutrientes necessários para a saúde. Gerar lucros.

PARA QUE SERVE A TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? Na atualidade, a indústria de alimentos vem enfrentando novos desafios para que o processamento de alimentos contemple as exigências dos consumidores e da legislação vigente.

Distinção entre tecnologia de alimentos e Ciências dos Alimentos

DISTINÇÃO ENTRE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2.1 Ciência dos alimentos A ciência dos alimentos pode ser entendida como a disciplina que utiliza as ciências biológicas, físicas, químicas e a engenharia para o estudo da natureza dos alimentos, das causas de sua alteração e dos princípios em que se assenta o processamento dos alimentos.

2.2 Tecnologia de alimentos A tecnologia de alimentos pode ser vista como a aplicação da ciência dos alimentos para seleção, conservação, transformação, acondicionamento, distribuição e uso de alimentos nutritivos e seguros.

DISTINÇÃO ENTRE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2.2 Tecnologia de alimentos Em outras palavras, é a aplicação de técnicas e métodos para elaboração, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos.

Objetivos da tecnologia de alimentos?

OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Pode-se afirmar que a principal função da tecnologia de alimentos é fazer todos se alimentarem diariamente de forma nutritiva e saudável. Para que isso aconteça, devem ser superados diversos obstáculos relacionados à perecibilidade dos alimentos e à sua distribuição para que cheguem a todos os lugares habitados, além de serem produzidos em quantidade suficiente para atender à crescente demanda.

OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Garantir o abastecimento de alimentos nutritivos e saudáveis. Aumentar a vida de prateleira dos alimentos.

OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Garantir a inocuidade dos alimentos. Diversificar os alimentos para que o consumidor possa dispor de ampla variedade.

OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Obter o máximo de aproveitamento dos recursos nutricionais do planeta e de forma sustentável. Buscar novas fontes de matérias-primas ou novas formas de obtê-las.

OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Preparar alimentos para indivíduos com necessidades nutricionais especiais. Apresentar ao consumidor produtos apetitosos e atrativos.

Fatores que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de alimentos

Diversos fatores contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de alimentos. Alguns tiveram grande influência, como a necessidade de aumentar a produção, e outros fatores tiveram menor influência, mas todos foram responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia de alimentos, que continua evoluindo.

AUMENTO DA DEMANDA DE ALIMENTOS O aumento na demanda alimentos é consequência do maior consumo devido ao crescimento demográfico. Há também um incremento na utilização de alimentos industrializados ocasionado pela urbanização e por mudanças nas condições sociais e de trabalho. Assim, a necessidade de aumentar a produção e o aproveitamento de matérias-primas diversas contribuiu para o surgimento de novas técnicas, que possibilitaram a maior produção de alimentos.

NOVOS CONHECIMENTOS E NOVAS TECNOLOGIAS A evolução da ciência gerou novos conhecimentos nas diversas áreas relacionadas a alimentos e proporcionou o uso de novas tecnologias. Podem ser citados como exemplos: Uso de novos materiais em embalagens. Conhecimentos relacionados às causas de deterioração dos alimentos.

NOVOS CONHECIMENTOS E NOVAS TECNOLOGIAS Aprimoramento de métodos antigos de conservação, como a desidratação. Desenvolvimento de novas tecnologias, como o aquecimento ôhmico.