Arquitetura de Computadores 2011/2012 LEIC, LERC, LEE IST – Taguspark José Delgado, DEI (LEIC) Rui Neves, DEEC (LERC+LEE) José Delgado © 2012.

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Transcrição da apresentação:

Arquitetura de Computadores 2011/2012 LEIC, LERC, LEE IST – Taguspark José Delgado, DEI (LEIC) Rui Neves, DEEC (LERC+LEE) José Delgado © 2012

Tema da cadeira Descobrir os mistérios da arquitetura (mas de um computador!) Arquitetura = interoperação dos diversos módulos de um computador Objetivo: mais depressa! (software mais complexo exige hardware mais rápido!) Meios: Electrónica mais rápida Melhor arquitetura José Delgado © 2012

Objectivos gerais Noção concreta: de como funciona um computador do papel e impacte da arquitetura no desempenho dos sistemas computacionais de como se programa um computador em baixo nível (drivers, linguagem assembly) dos compromissos entre hardware e software Bases arquiteturais para cadeiras subsequentes, nomeadamente Sistemas Operativos José Delgado © 2012

Competências a adquirir Teóricas Funcionamento básico de um computador (circuitos digitais, representação de números, arquitetura básica de um computador, execução das instruções) O computador como um sistema (programação em assembly, instruções, rotinas, periféricos, interrupções) Evolução da arquitetura básica (estrutura interna do processador, microprogramação, pipelining, caches e memória virtual) Práticas Montagem e implementação de circuitos digitais (em simulador) Desenvolvimento e execução de programas em linguagem assembly José Delgado © 2012

Livro da cadeira “Arquitetura de Computadores”, José Delgado e Carlos Ribeiro, FCA, 4ª edição, 2010, ISBN 978-972-722-666-5, 758 páginas. Disponível na livraria do IST-Taguspark (e em qualquer livraria) Devem tentar ler a matéria antes das aulas! José Delgado © 2012

Aulas teóricas 3 horas/semana (2 x 1,5 horas) Aulas teórico-práticas: organizadas em módulos de competências (ênfase na aprendizagem e não no ensino) exposição convencional da matéria resolução de exercícios avaliação (testes) nas próprias aulas Devem estudar o livro antes das aulas! Espera-se que façam perguntas! É nas aulas que se aprende (e se mostra o que se sabe)! O truque para o sucesso é nunca perder o contacto com a matéria. A avaliação desta cadeira é contínua! José Delgado © 2012

Aulas de laboratório 1,5 horas/semana/aluno Começam já a 27 de fevereiro Inscrições no Fenix dos grupos nos vários turnos Grupos de 3 alunos (2 só se houver espaço) Têm de preencher a ficha de grupo (com fotografias)! Guiões: devem ser preparados antes das aulas feitos numa semana, avaliados nessa aula ou na próxima Aula de laboratório: Apresentação/discussão dos trabalhos Execução do guião da aula Apoio ao projeto (com metas específicas por cada aula) José Delgado © 2012

Método de avaliação 5 competências: 3 teóricas (50%), 2 práticas (50%). Ni - nota da competência i Pi - Peso da competência i NF (nota final) = somatório pesado das Ni Nota mínima para média das teóricas = 8,5 valores Nota mínima para média das práticas = 9,5 valores Na data da repescagem (12 junho), podem melhorar os testes que quiserem (horas específicas a definir) Cada competência teórica pode ser avaliada em dois testes (Ni = max (Nia; Nib)) José Delgado © 2012

Avaliação Regime: avaliação contínua. Modo: avaliação por competências Notas do ano anterior: aproveitam-se por blocos de competências (teóricas ou práticas) José Delgado © 2012

Provas de avaliação Testes (individuais): Feitos nas aulas teóricas (45 min, 28 março, 27 abril, 23 maio) Testes de repescagem (12 junho) Laboratório (em grupo mas notas individuais): Guiões (avaliação do grau de desenvoltura na execução) Apresentação/discussão na semana seguinte Aulas servem para demonstrar conhecimento, praticar e obter apoio Projeto (em grupo mas notas individuais): Enunciado disponível a 19 de março Metas específicas em algumas aulas de laboratório Semana de apoio (7 a 11 maio) Entrega final a 15 maio, 24h00 (por mail para o docente) Discussões nas semanas seguintes (em datas a combinar com o docente do vosso turno do laboratório) José Delgado © 2012

Ambiente de aprendizagem Simulador para tornar o ensino mais prático, mais fácil e mais atractivo: Microcessador pedagógico (PEPE – Processador Especial Para Ensino) em vez de um comercial Simulador, quer do microprocessador, quer do sistema controlado Trabalhos práticos (guiões do laboratório ou projeto) podem ser feitos em casa ou no IST fora das aulas José Delgado © 2012

Não esquecer… Site da cadeira: http://ac.tagus.ist.utl.pt Site do livro: http://grupos.ist.utl.pt/livro-ac/ Aulas de laboratório começam na semana de 27 de fevereiro. Inscrevam-se nos agrupamentos dos laboratórios e entreguem a ficha do grupo. Esta cadeira é de avaliação CONTÍNUA!! As aulas teóricas são também práticas e assumem que já leram as partes relevantes do livro (indicadas no planeamento) Estudar é antes de ir para as aulas! José Delgado © 2012