Automação de Processos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Ciclo de vida e organização do projeto
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Rational Unified Process(RUP)
BPM(Gerenciamento de processos de negócios)
Alexandre Paiva Guylerme Velasco
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Control Objectives for Information and related Technology
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Automação de Processos
Metodologia Versão 2 FSRS.
Classes e objetos Modelagem
Trabalho de Engenharia de Software II
RUPinho Qualidade de Software
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Desafios do desenvolvimento de software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Cap 2 – Processo de Software
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Aluno: Lucas Bucci da Silveira Orientador: Carlos Roberto Lopes
Segurança e auditoria de sistemas
Qualidade de Produto de Software
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Nova solução CRM da Riosoft
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
Análise e Projeto de Sistemas
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Especificação em Projeto de Sistemas
Levantamento de Requisitos
Teste de Software Conceitos iniciais.
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Aluna: Renata Medeiros de Carvalho
Vira Tema: Quando Processo Vira Dinheiro Processo Produção & Resultados Quando Metas & Prazos.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Técnicas e Projeto de Sistemas
Gestão de projetos de Software GTI-16
Instrutor: Objetivos:.
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
METHONTOLOGY Sandro Rautenberg
Objetivos deste módulo
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
Disciplina: Inteligência Artificial
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
PROJETO DE GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Correspondência entre as normas ISO9001:2000 e ISO – Realização do Produto Disciplina: Qualidade de Software Professor: Alexandre Vasconcelos Grupo:
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Engenharia de Produtos
A Aplicação da Metodologia Confiabilidade
Transcrição da apresentação:

Automação de Processos Workflow Sisworkpro Automação de Processos LEANDRO MATOS DOS REIS LEANDRO MEDEIROS DA SILVA DE LIMA RENAN LELIS RUFINO DOS SANTOS THOMAZ MOREIRA AQUINO

Agradecimentos Ao professor Alexandre Mori deixamos nossos sinceros agradecimentos pela orientação dada para a elaboração do trabalho. Ao professor Alisson Cardoso agradecemos por ter acreditado em nosso trabalho e por aceitar o nosso convite como avaliador.

Agenda de Apresentação Introdução Processos Software Processo de Software Metodologia de Processo de Desenvolvimento de Software Produto x Processo Workflow Metodologia Protótipo

Introdução

Descrição do Problema

Justificativa

Hipótese

1 - Processo O que é Processo? Estrutura de processo: Definição e Estrutura O que é Processo? Estrutura de processo:

1 - Processo Características dos Processos: Podem ser auditados e aperfeiçoados; Impõem disciplina organizacional; Tornam visíveis as fronteiras, domínios e as funções; Armazenam o conhecimento organizacional; São estruturados; Conectam indivíduos com as suas funções.

1 - Processo O que é Subprocesso? Processo Subprocesso Atividade Tarefa Atividade Subprocesso Processo 1 1.1 1.1.1 1.1.1.1 1.1.1.2 1.1.2 1.1.2.1 1.1.2.2 1.n O que é Subprocesso? [Processo, divisões e elementos]

1 - Processo O que é Atividade? Atividades Primárias Atividades Críticas Atividades Não Críticas Atividades Secundárias (logística, vendas, serviços, infra-estrutura, recursos humanos, tecnologia, compras e qualidade) Atividades Transversais

1 - Processo Procedimentos Formais Procedimentos Informais Procedimento e Tarefa O que é Procedimento? Procedimentos Formais Procedimentos Informais O que é Tarefa?

2 - Software Definição O que é Software?

3 - Processo de Software Bases para um processo de software: Definição Bases para um processo de software: Comunicação; Planejamento; Modelagem: Análise; Projeto; Construção; Implantação.

3 - Processo de Software Definem um conjunto de: Atividades; Ações; Padrões de Processo Definem um conjunto de: Atividades; Ações; Tarefas de trabalho; Produtos de trabalho; Comportamentos de trabalho necessários ao desenvolvimento de software.

3 - Processo de Software Descrição de Padrão de Processo Nome do Padrão Problema Intenção Solução Tipo: Contexto Resultante Padrão de Tarefa Padrões Relacionados Padrão de Estágio Usos Conhecidos/Exemplos Padrão de Fase Contexto Inicial

3 – Avaliação de Processo ISO/IEC 15504

3 - Processo de Software Avaliação de Processo Os atributos do processo são classificados em: Execução Administração do Processo Administração do Produto Definição Implementação Medição Controle Inovação Otimização

3 - Processo de Software Avaliação de Processo [Avaliação dos atributos de processo]

3 - Processo de Software Avaliação de Processo Nível de Capacidade Executado Gerenciado Estabelecido Previsível Otimizado Execução L ou T T Adm. Processo Adm. Produto Definição Medição Controle Implementação Inovação Otimização

4 - Metodologia de processo de desenvolvimento de softwares Definição e Metodologias O que é Desenvolvimento de Software? RUP PSP XP

5 - Produto x Processo [Produto x processo]

6 - Workflow O que é Workflow? Workflow Management Coalition (WfMC) Definição O que é Workflow? Workflow Management Coalition (WfMC) Sistemas de Gerenciamento de Workflow (WfMS) Benefícios e Limitações

6 - Workflow Tipos Tipos de Workflow Ad hoc Produção Administrativo

6 - Workflow Os 3 R’s do Workflow: Papel (Role) Regra (Rule) Componentes Os 3 R’s do Workflow: Papel (Role) Regra (Rule) Rota (Route) Classificações de Papel: Papel Usuário Papel Função

6 - Workflow Atributos de Regra: Início Tempo Máximo Componentes Atributos de Regra: Início Tempo Máximo Atividade Anterior Execução Notificação Atividade Posterior Segurança Auditoria Término

6 - Workflow Tipos de Rota: Componentes [Rota Seqüencial] [Rota Paralela]

6 - Workflow Tipos de Rota: Componente Rota [Rota condicional] [Rota de repetição]

6 - Workflow Implantação O ciclo do Workflow [Ciclo do Workflow]

6 - Workflow Etapas do ciclo de implantação de Workflow: Análise do fluxo de trabalho atual. Projetar o modelo de informação do fluxo de trabalho que se quer automatizar. Programar o modelo de informação, definindo e detalhando cada um dos elementos contidos nele. Implantar o Workflow. Gerenciar o processo por intermédio do Workflow. Atualizar o modelo de informação implantado.

6 - Workflow Vantagens da utilização do Workflow: Redução dos custos de operação Melhor controle sobre as suas operações Monitoramento do trabalho realizado Melhoria do atendimento ao cliente Menor circulação de documentos em papel Garantia de Integridade do Processo

6 - Workflow Desvantagens da utilização do Workflow: Poucas empresas utilizam. Escassez de profissionais. Softwares complexos. Modelagem requer muito tempo.

7 - Metodologia

Protótipo

Conclusão Lembre ao ouvinte as partes essenciais do que foi apresentado...

Referencias Bibliográficas