Gestão do conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 2 Aprendizagem e Cultura nas Organizações Fabiana Macri.
Rational Unified Process
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Engenharia de Software
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
E_ Estratégia Empresarial 2003/2004 ACETATOS 3. Empreendedorismo A Estruturação do Negócio Tema 3.2.
A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações
Gestão do Conhecimento
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Metodologia de diagnóstico do sistema de controlo de gestão
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 4/1 Memória Objectivos Integrar o conceito de memória e relacioná-lo.
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Para Casa – Montar o cariograma
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Agente Explorador do Mundo Wumpus By Ana Cristina, Ioram e Leonardo.
Administração para Engenharia
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Auditoria de Segurança da Informação
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA NOITE 19/02/2010.
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Questões sobre quatro quadrados
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Classes e objetos Modelagem
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
As Etapas para Conseguir Aprovação de um Projeto de Software
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Motivação ISEP - DEI Hélder Ferreira
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Gestão do conhecimento
ORGANIZAÇÃO Conceitos
BENCHMARKING.
Salas de Matemática.
RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
Tema Gestão do Conhecimento:.
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.
Tema Gestão do Conhecimento:.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Conhecimento hoje é a engrenagem da Inovação, Produtividade e Qualidade Os executivos das grandes empresas do mundo preocupam-se hoje com 3 fatores: pessoas,
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx
O Profissional de GC: Casos AVIBRAS
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
“Cultura Organizacional e Comunicação Interna“
POT I Outubro Instrumento EAT Desenvolvida com base nos estudos de:  Warr e Allan (1998)  Holman, Epitropaki e Fernie (2001)  Validado por Pantoja.
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Gestão do conhecimento SUMA Entreprises uma.com UFCD Sistemas de informação da empresa Luis Morales Trabalho elaborado por: Holandina1.
“Gestão do Conhecimento” “Suma entreprises” Técnicas de Digitação 1Trabalho elaborado por: Teresa.
Gestão do Conhecimento SUMA Entreprises secretariado e trabalho administrativo Trabalho elaborado por: Fátima 1.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO Profª Drª Maria Tereza Leme Fleury.
Transcrição da apresentação:

Gestão do conhecimento Aprendizagem e reaprendizagem nas empresas

índice Tipos de conhecimento; Memória organizacional; Conhecimento explicito; Conhecimento inerte; Conhecimento tácito; Memória organizacional; Quadros de referencia individuais Cultura organizacional Conclusões Bibliografia Questões & Sugestões

Definição de conhecimento Mistura fluída da experiência condensada, valores, informação contextual; Estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações.

Tipos de conhecimento Conhecimento explícito Facilmente reconhecido; Fácil de expressar ou de ser articulado; Documentação (manuais, relatórios, paginas web);

Tipos de conhecimento Conhecimento explícito Nível individual; base para qualquer decisão; “O principal factor que impede a aprendizagem e a tranferencia de conhecimento é a existencia de conhecimento prévio” Lyndon , 1989.

Tipos de conhecimento Conhecimento tácito Informação não facilmente explicavel ou documentavel; Adquirido e acumulado ao longo do tempo através da experiencia pessoal de cada individuo

Tipos de conhecimento Conhecimento tácito Experiências profissionais Motivações pessoais / grupos de trabalho “Conhecimento com ricas dimensoes tacitas é transferido informalmente atraves de processos de socialização e internacionalização”, Swap, Leonard, Shields e Abram (2001)

Tipos de conhecimento

Tipos de conhecimento Conhecimento inerte Semelhante ao conhecimento explícito; Nível organizacional.

Memória organizacional “terem os meios para reter e transmitir informação dos antigos para os futuros membros”, Stein (1995) tem implicações relacionadas directamente com aprendizagem e desaprendizagem Levitt and March (1988) definem memoria organizacional como a forma que as organizações codificam, guardam e transmitem as lições da historia

Memória organizacional compreende tanto os esquemas (elementos intangiveis) como os procedimentos operacionais padrao (elementos tangiveis). Repositório de conhecimento organizacional Uma memória organizacional tem por objectivo recolher, preservar e disseminar de uma forma sistemática os recursos de conhecimento da organização

Memória organizacional Motivações para a construção de Memórias Organizacionais Evitar a perda de capital intelectual quando um especialista deixa a empresa Explorar e reutilizar a experiência adquirida nos projectos passados para evitar a repetição de erros Melhorar a circulação e comunicação da informação na organização Integrar o saber fazer de diferentes partes da organização Melhorar o processo de aprendizagem individual e organizacional

Quadros de referencia individuais valores que guiam e ditam as atitudes e comportamento do individuo aquilo que nós percebemos ou não percebemos é produndamente influenciado pelos quadros de referencia Reconhecer a existencia destes quadros de referencia ajuda na implementação de uma alteração pessoal, aprendizagem ou desaprendizagem

Quadros de referencia individuais potencial de inflenciar a desaprendizagem individual A desaprendizagem abre caminho a novas respostas e quadros mentais (Hedberg 1981).

Cultura organizacional

Cultura organizacional

Cultura organizacional

Cultura organizacional

Cultura organizacional

Conclusões Embora a aquisição de conhecimento seja fundamental para a organização, é tão ou mais importante conseguir manter o conhecimento adquirido e evoluir no sentido de saber quando se deve discartar conhecimento antigo.

bibliografia Bulgarelli, W. (1993). Sociedades comerciais (5 ed.). São Paulo: Atlas. Denny, A. E. (2001). Ética e Sociedade. Capivari: Opinião. Lamy Filho, A., & Pedreira, J. L. (1992). A Lei das S. A. Rio de Janeiro: Renovar. Martins, I. G. (1999). Ética no Direito e na Economia. São Paulo: Pioneira. Moreira, J. M. (1999). A Ética Empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira. Ourives, O. (s.d.). Ética Empresarial. INPG .

Questões & Sugestões Apresentãção elaborada por: Fábio Dias 100283014 fabioluisdias87@hotmail.com; Marco Pereira 100283008 marco.andre.brito.pereira@gmail.com; Tiago Curado 100283011 tiagocurado@hotmail.com;