A INTERFACE BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA: UM OLHAR COMPLEXO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Informática na Educação
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Letramento: um tema em três gêneros
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008
Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores em serviço do ensino médio MARISTELA MIDLEJ.
Material didático para EaD
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Pedagogia da pesquisa-ação
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Integrando diferentes áreas de conhecimento
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Plano de Trabalho Docente
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Metodologia Científica Aula 6
Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior –PIBIC
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Afinal, o que é Planejamento?
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Docência Universitária
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
11 º Congresso Internacional ABED
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Projeto de Intervenção
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Gestão do Conhecimento em Saúde no Brasil – Avanços e Perspectivas
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Profa. Reane Franco Goulart
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
ESCOLA MUNICIPAL ISAURO BENTO NOGUEIRA Diretora:Neide de Souza Coelho
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Transcrição da apresentação:

A INTERFACE BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA: UM OLHAR COMPLEXO CBLA 2011 UFRJ- RIO DE JANEIRO Sérgio Gartner 1] LAEL-PUCSP/CAPES, GPeAHF

INTRODUÇÃO Indivíduos letrados digitalmente práticas de escrita e leitura que o meio virtual A vivência com os instrumentos tecnológicos, pode trazer um diferencial no processo de formação dos aprendizes, (Ribeiro, 2005) Acreditamos que as novas tecnologias de informação poderão ser úteis nos contextos educacionais, Analisadas, planejadas, executadas e avaliadas a cada um dos objetivos que se propõe. Desenvolver um desenho de curso online.

Web 2.0 As ferramentas da Web 2.0 adolescentes caráter social ferramenta de auto-expressão e compartilhamento. Solomon & Schrum (2007) blogs, wikis, Orkut, Facebook, Youtube, MSN, etc . “com a introdução da Web 2.0 as pessoas passaram a produzir os seus próprios documentos e a publicá-los automaticamente na rede (Coutinho & Bottentuit, 2007)

O papel do aluno nova abordagem mudança paradigmática do modo de pensar e de um novo olhar sobre os fenômenos e realidades do mundo. “o paradigma da complexidade evidencia a necessidade de profundas transformações sociais, o que implica dizer que todas as instituições, inclusive as educacionais, precisam reestruturar-se tendo em vista as mudanças que vêm ocorrendo no mundo...”. (Morin, 2000)

O gênero blog No meio digital, vários gêneros foram criados ou “expandidos” a partir de gêneros já existentes. O e-mail, o bate-papo virtual, as homepages, as listas de discussão, as aulas virtuais, dentre outros, são exemplos de textos escritos e orais dos quais fazemos uso no ciberespaço. Nosso foco nesse trabalho é no gênero blog que é um tipo de página da internet que permite aos seus usuários publicarem diversos tipos de textos de forma rápida, podendo também ser atualizada constantemente por pessoas sem conhecimentos técnicos. As publicações dos textos são organizadas cronologicamente, sempre com o mais recente exibido no topo da página. Esses artigos, chamados de posts, tratam de assuntos e temas variados de acordo com o tipo de blog e os objetivos de cada usuário.

Abordagem teórica complexidade Pode ser entendida como um sistema de pensamento aberto, abrangente e flexível que configura em um novo olhar sobre o mundo, procurando entender as mudanças constantes do mundo real, Morin (1990, 2009, 2010), Mariotti (2007) e Martinazzo (2004). O novo paradigma dialoga com os opostos, com a multiplicidade, a aleatoriedade e as incertezas das coisas. Assim, a complexidade é a reforma do pensamento que não isola, não separa, não reduz ou seja, “a complexidade é efectivamente, o tecido de acontecimentos, acções, interacções, retroacções, determinações, acasos, que constituem o nosso mundo fenomenal” (MORIN,1990,p.20).

A visão de complexidade segundo Morin se baseia em novos conceitos e instrumentos teóricos que substituem o paradigma da disjunção/redução/ unidimensionalização por uma paradigma de privilegie a distinção/conjunção/multidimensionalização que permite “distinguir sem separar, associar sem identificar ou reduzir” (Morin, 1999, p. 22). Segundo o mesmo, a complexidade pode ser entendida através de três princípios ou macro-conceitos que estão interligados, são complementares e interdependentes: o princípio dialógico, a recursão organizacional e o princípio hologramático.

O princípio dialógico - entende-se que devemos pensar e refletir em duas lógicas concorrentes e contraditórias, associando dois termos ao mesmo tempo complementares e antagônicos. “O desafio consiste em captar a lógica complexa que une noções antagônicas como sapiens/demens, ordem/desordem, organização/desorganização e que constituem os processos organizadores da realidade da vida e da própria historia” (Martinazzo, 2004, p. 55).

O princípio da recursão organizacional ou círculo recursivo ou recursividade – entende-se que um processo recursivo “é um processo em que os produtos e os efeitos são ao mesmo tempo causas e produtores daquilo que os produziu” (Morin, 1990. p. 108). Esse princípio quebra com a idéia linear de causa e efeito, uma vez que o efeito retorna sobre a causa em um ciclo auto-organizador e produtor. Não há fenômenos de causa única no mundo natural nem no cultural, social ou educacional. Onde houver indivíduos, as relações serão sempre circulares, pois os efeitos sempre retroagem sobre as causas e as retroalimentam.

O princípio holográfico ou hologramático - Entende-se que em um holograma, o menor ponto da imagem contém a informação da totalidade do objeto representado, sendo que “Não apenas a parte está no todo, mas o todo está na parte” (Morin, 1990. p. 108). A parte pode ser entendida como parte, mas não pode ser desligada do todo. O pensamento binário nos leva a ver tudo sempre separadamente e a achar natural a divisão e a separação. para Morin, “o indivíduo é o ponto do holograma que contém a totalidade da sociedade e da espécie, mesmo assim continua singular e não pode ser reduzido a essa totalidade.” (Mariotti, 2007.p.155)

Design instrucional do projeto de escrita colaborativa termo design em inglês será traduzido aqui por projeto ou desenho instrucional. Filatro (2008, p. 3) define design instrucional como: “a ação intencional e sistemática de ensino que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas especificas, a fim de promover, a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos, a aprendizagem humana. Em outras palavras, definimos design instrucional como o processo (conjunto de atividades) de identificar um problema (uma necessidade) de aprendizagem e desenhar, implementar e avaliar uma solução para esse problema”.

Segundo Filatro (2008), podemos dividir o design instrucional em três modelos: design instrucional fixo, design instrucional aberto e design instrucional contextualizado (DIC). O DIC se aproxima bastante do pensamento complexo, pois é aberto e flexível à mudanças, ou seja, traduz a capacidade de um sistema para manter-se em equilíbrio ou estável diante das variações do meio. Não exclui a possibilidade de utilização de unidades fixas e pré programadas, mas pressupõe a integração e o caráter multidimensional conforme os objetivos, situações, domínio de conhecimento e contextos específicos de aprendizagem.

O DIC dialoga com a complexidade por ter um movimento recursivo, sujeito as mudanças e variações de seus agentes. Figura Os alunos e professores são os seres vivos envolvidos no centro desse sistema, pois são estes agentes que manterão o sistema vivo através do feedback ou retroalimentação. Mariotti (2007, p. 141) afirma que o feedback ou circularidade “traduz a capacidade de um sistema para manter-se em equilíbrio diante das variações do meio. Permite comparar constantemente os resultados de uma ação com um modelo preestabelecido.”

Professores Desenvolvimento Design Implementação Aprendizes Análise Avaliação Implementação Desenvolvimento Aprendizes Professores (seres vivos) Figura 1. Proposta de design instrucional contextualizado (DIC) na óptica complexa

No DIC, nas fases de design e desenvolvimento, o designer instrucional ou professor tem o papel de estruturar um conjunto de atividades independentes, distintas umas das outras por objetivos de aprendizagem explícitos. Também se leva em conta as relações inter-pessoais, conteúdos, ferramentas e o tempo de execução e término. Na fase de design e desenvolvimento poderão surgir possibilidades e/ ou necessidades de adaptação durante a execução da situação didática.

Henri Atlan, citado por Mariotti (2007) assinala que a auto-organização é um processo contínuo e circular de desorganização e organização. Quando um sistema funciona, há troca de informações dele com o ambiente e também dentro do próprio sistema. As setas da Figura 1, por exemplo, mostram esse movimento de inter-relação das partes. A quantidade de setas em várias direções tem como objetivo mostrar o fluxo das interações, e portanto, melhor será a sua capacidade de se adaptar às mudanças desse ambiente.

As fases do DIC Análise O projeto de escrita colaborativa será adotado como uma necessidade de se desenvolver a escrita em LE com o objetivo de trabalhar os diversos gêneros discursivos. Através dos blogs são desenvolvidas atividades escritas que privilegiem diversos gêneros discursivos tais como; artigos de revista, artigo de opinião, ensaios, textos narrativos e descritivos, manual de instruções etc

Design Nesta etapa, Filatro (2003) determina o contexto no qual acontecerá a aprendizagem, “incluindo elementos como título, autor ou instituição responsável pela oferta, abordagem pedagógica, objetivos de aprendizagem, papéis, conteúdos, mídias e ferramentas utilizadas, fluxo das atividades e outros requisitos específicos do contexto” (p. 29).

Implementação   Nesta etapa, segundo Filatro (2003, p.30), “constitui a situação didática propriamente dita, quando ocorre a aplicação da proposta de design instrucional. No aprendizado eletrônico, ela é dividida em duas fases: a publicação e a da execução” . A fase de publicação consiste em disponibilizar as unidades de aprendizagem aos alunos. Envolve fazer a carga (upload) de conteúdos, configurar ferramentas, determinar horários de inicio e fim para as atividades e definir papeis e privilégios para usuários.

Avaliação A fase de avaliação inclui considerações sobre a efetividade da solução proposta, bem como a revisão das estratégias implementadas. Nela, avalia-se tanto a solução educacional quanto os resultados de aprendizagem dos alunos, que, em última instância, refletirão a adequação do design instrucional. A avaliação da solução educacional deve permear todo o processo de DI, desde a fase inicial de análise.

Segundo Filatro (2003, p. 31) O DIC pressupõe a participação dos alunos na (redefiniçao de objetivos, bem como na seleção de estratégias de aprendizagem e mecanismos de avaliação. Por essa razão, envolve uma carga maior de metacognição (pensar sobre os próprios processos de aprendizagem) para tomada de decisões individuais ou colaborativas relacionadas ao design.

CONCLUSÃO ► Blog como um sistema aberto e adaptativo. Através da lente da complexidade podemos refletir: ► Blog como um sistema aberto e adaptativo. ► Blog privilegia trabalhos interdisciplinares e/ou transdisciplinares (Moraes, 2008, Morin, 2003, 2007) ► Blog privilegia trabalhos colaborativos que estão sujeitos a não linearidade e a não uniformidade.

Obrigado! sergiogartner01@gmail.com

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BEHRENS, M. A. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contatos didáticos e portfólios. Ed. Vozes, Petrópolis, RJ. 2006. BENSON, P. Teaching and researching autonomy in language learning. London: Logman, 2001. p. 47-58   COUTINHO, C. P. & BOTTENTUIT Júnior, J. B. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. Actas do IX Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2007), pp. 199-204. Porto: ESE-IPP. 2007. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/dspace/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2008. FIGUEIREDO, F. J. Q. A aprendizagem colaborativa de línguas: algumas considerações conceituais e terminológicas. In: FIGUEIREDO, F.J. Q (Org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. Goiana: Ed. da UFG, 2006. FILATRO, Andrea. Design Instrucional contextualizado: educação e tecnologia. Editora Senac. São Paulo, 2003. FILATRO, Andrea. Design Instrucional na prática. Pearson Education do Brasil, 2008. São Paulo, 2008.

LIMA, S. C.; LIMA-NETO, V. Panorama das pesquisas sobre letramento digital no Brasil: principais tendências. In: ARAÚJO, J. C.; DIEB, M. (Org.). Letramentos na Web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p. 47-57. MARIOTTI. H. Pensamento complexo: suas aplicações à liderança, à aprendizagem e ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2007. MARTINAZZO, C. J. A Utopia de Edgar Morin - Da Complexidade À Concidadania Planetária – 2.ed.Col. Educação ed.Unijuí, 2004. MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. 2000. Disponível em: http://www.infoeduc.maisbr.com/arquivos/ensino%20e%20aprendizagem.pdf>. Acesso em: maio 2003. MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa, Instituto Piaget,1990. ____________. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 16ªed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2009. ____________. Ciência com consciência. 13ªed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. PAIVA, V. L. M. O. Autonomia e complexidade: uma análise de narrativas de aprendizagem . In: FREIRE, M.M; ABRAHÃO, M.H.V; BARCELOS, A.M.F (Orgs.). Lingüística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas e São Paulo: Pontes e ALAB, 2005. p.135-153 PARREIRAS, V.A. A sala de aula digital sob perspectiva dos sistemas complexos: uma abordagem qualitativa. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.

PARREIRAS, V.A. A sala de aula digital sob perspectiva dos sistemas complexos: uma abordagem qualitativa. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. RIBEIRO, O. J. Educação e novas tecnologias: um olhar para além da técnica. IN: COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.) Letramento Digital: Aspectos Sociais e Práticas Pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005. SHETZER, H.; WARSCHAUER, M. An electronic literacy approach to network-based language teaching. In: WARSCHAUER, M; KERN, R. (org.). Network-based Language Teaching: Concepts and Practice. Nova York: Cambridge University Press, 2000. p. 171-185. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 SOLOMON, G. & SCHRUM, L. Web 2.0 new tools, new schools. International Society for Technology in Education (ISTE).Washington,1° Ed., 2007. VALENTE, C.; MATTAR, J. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.