Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Mayalina Fis Díaz Orientadora: Fabiana Vargas Ferreira Teresina, 2016
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Paulo Ricardo O. da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NA UBS OLHO D’ÁGUA DOS BORGES DO MUNICÍPIO OLHO D’ÁGUA DOS BORGES/RN ANNA CAROLINE RODRIGUES DE SOUSA Orientadora:
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Aberta do SUS- UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
Fabrina Annoni Wolfarth
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Orientadora: Danieli B. da Silva
Orientador: Mateus Casanova dos Santos
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 4   IMPLANTAÇÃO.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIA Nº 1DE IPUPIARA-BAHIA Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques Orientadora: ELISIANE BISOGNIN

INTRODUÇÃO Estratégia de Saúde de Família (ESF) apresenta dentro de suas ações prioritárias o programa de Saúde do Idoso oferecendo à pessoa idosa e a sua rede de suporte social, uma atenção humanizada com orientação, acompanhamento, apoio domiciliar e respeito as culturas locais (BRASIL 2006).

INTRODUÇÃO Ipupiara é um município Baiano localizado no centro-sul do Estado. População de 9412 habitantes com 519 idosos A ESF Nº1 esta formada por uma equipe completa com apoio do NASF.

OBJETIVO GERAL: Melhorar a Atenção à Saúde do Idoso na ESF nº 1 de Ipupiara. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1.Ampliar a cobertura de acompanhamento dos idosos 2.Melhorar a adesão dos idosos ao Programa 3.Melhorar a qualidade da atenção à pessoa idosa 4. Melhorar registros das informações 5. Mapear os idosos de risco da área de abrangência 6. Realizar promoção da saúde 7.Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças nas famílias dos idosos

METODOLOGIA A intervenção foi realiza no período de quatro meses. Foram atendidos 200 idosos de um total de 519 representando 38% Adotado como protocolo de atendimento o Caderno de Atenção Básica Nº 19 Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”

LOGISTICA Qualificação da Prática Clinica -Capacitação da equipe Engajamento Público -Apresentação do programa a comunidade -Participação da comunidade nas atividades Monitoramento e Avaliação Monitoramento dos instrumentos utilizados Organização e Gestão do Serviço -Atribuições da Equipe -Estrutura do atendimento

1º Ampliar a cobertura de acompanhamento Incrementar a cobertura do programa em 38%

2º Melhorar a adesão dos idosos ao Programa Realizar a busca de 100% dos idosos faltosos

3º Melhorar a qualidade da atenção à pessoa idosa Realizar a Avaliação Multidimensional Rápida em 38%

4º Melhorar registros das informações Realizar a entrega da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa em 80% da população total

5º Mapear os idosos de risco da área de abrangência Realizara a identificação em 38% dos idosos de: -Risco de morbimortalidade -Indicadores de fragilização na velhice

6º Realizar promoção da saúde Realizar promoção da saúde em 38% dos idosos

6ºRealizar promoção da saúde Realizar promoção da saúde em 38% dos idosos

7ºAÇÕES DE PROMOÇÃO À SAUDE E PREVENÇÃO DE DOENÇÃS NAS FAMILIAS DO IDOSO Realizar promoção da saúde nas famílias dos idosos Monitoramento de: -cobertura vacinal, -prevenção de câncer de colo de útero e mama, -puericultura, -adultos com HAS e DM Investigação de: -hábitos alimentares -atividade física -risco de vulnerabilidade

DISCUSSÃO A equipe se organizou, capacitou e assumiu suas atribuições. A unidade começou a funcionar com fluxos de direcionamento, agendamento de consultas, utilização dos instrumentos de avaliação e monitoramento do programa. A comunidade aprendeu a exercer controle social interagindo com as atividades oferecidas pela unidade, se torno participativa e fiscalizadora A intervenção foi incorporada a rotina da unidade e do município.

REFLEXÃO CRÍTICA O curso me surpreendeu pela proposta acadêmica prática e pela interatividade. Amplio meus conhecimentos e permitiu que atualmente desenvolva eficientemente minhas atribuições. Aprendi a trabalhar nos quatro eixos pedagógicos -Engajamento Público -Organização e Gestão do Serviço -Monitoramento e Avaliação -Qualificação da Prática Clínica

BIBLIOGRAFIA BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Coordenação de Saúde do Idoso. Atenção á Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento. Brasília, 2010. Serie B. Textos Básicos de Saúde. 12p.   BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília, 2006. Caderno de Atenção Básica n. 19. 12,13p. IBGE Cidades@. Ipupiara - BA. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=291410>. Acesso em: 03 ago 2012. PROTTI, Simone. A saúde do idoso na ótica da equipe do PSF. 2000. 138f Tese (Mestre em Saúde Pública) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.  FERREIRA, Aleksando et al. Programa de atenção particularizada ao idoso em unidades básicas de saúde. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104- 12902009000400020&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 13 mai 2013.

AGRADECIMENTOS

NOVA UNIDADE INAGURAÇÃO JUNHO 2013